Abacate: benefícios e propriedades medicinais

O abacate (Persea spp.) é o fruto do abacateiro, sendo também conhecido como abacado, loiro-abacate, louro-abacate, pera-abacate, aguacate (espanhol), avocado e ashue (inglês), avocat (francês) e avvocato (italiano). Inclui os sinônimos botânicos Persea americana, Laurus persea, Persea drymifolia, Persea floccosa, P. gigantea, P. gratissima, dentre outros. Pertence à família Lauraceae.

Benefícios do abacate

A casca, frutas, folhas e sementes do abacate possuem propriedades medicinais. O abacateiro possui propriedades digestivas, emenagogas, antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, peitorais, estomacais, anti-helmínticas, anti-periódicas e antidiarreicas. A sua celulose é afrodisíaca e emenagoga. Em diferentes partes do mundo, é indicado para a tratar anemia, cansaço, colesterol alto, hipertensão, gastrite e úlceras duodenais. A polpa do abacate é utilizada para promover a menstruação e acelerar a supuração de feridas.

As folhas do abacateiro foram relatadas como antitussígenas, antidiabéticas e anti-inflamatórias. A decocção de sementes pulverizadas é usada como gargarejos para dor de dente, também, uma parte da semente colocada na cavidade do dente para aliviar a dor. O seu fruto (abacate) possui um óleo rico em proteínas. As suas folhas tem um óleo volátil com metil-chavicol, dd-pineno e parafina, além de serem ricas em isoramnetina, luteolina, rutina, quercetina e apigenina. A sua semente tem saponinas, flavonoides, taninos e alcaloides. Estudos apontam que o extrato da folha tem propriedades anticonvulsivas, além de ser redutor da glicose.

Vitaminas e minerais do abacate

O fruto do abacateiro é uma boa fonte de vitamina A, algumas vitaminas do complexo B, C E, potássio (mais do que as bananas) e fibra, além de ser uma discreta fonte de ferro, contudo, é pobre em cálcio. A sua fruta tem alto valor energético e o seu conteúdo mineral é considerado maior do que em qualquer outra fruta fresca. Por ser um fruto altamente calórico e gorduroso, o abacate não é indicado para pessoas que fazem regime para emagrecer ou manter o peso.

Contraindicações e efeitos colaterais do abacate

O consumo em excesso pode aumentar níveis de colesterol em alguns casos.

História e curiosidades

O abacateiro é uma árvore de tamanho médio que pode atingir de 10 a 25 metros de altura. Suas folhas são alternadas, coriáceas, oblongas a ovais ou obovadas (formato semelhante a um ovo), com cerca de 20 centímetros de comprimento. As flores são pequenas e amarelas. Possui 12 estamos, em grupos de três em quatro voltas. O abacate é uma fruta é grande, carnuda, alongada, de vários tamanhos e formas, que muitas vezes se assemelha a uma pera, de 8 a 18 centímetros de comprimento, alguns pesando até dois quilos. São macios e comestíveis, com sabor, cor de noz, variando de verde-amarelo ao roxo.

O abacateiro é nativo da America Central e México. Foi introduzido na America Tropical antes do século XVI. Atualmente é uma árvore extensivamente cultivada nas Filipinas por seu fruto comestível. É cultivado a partir de sementes, mas podem ser propagadas por brotamento ou enxertia. A Persea spp faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Referências:
Abukado / Persea americana/ Avocado : Philippine Herbal Therapy / Philippine Alternative Medicine.
Leite, João Jaime Giffoni, et al. “Chemical composition, toxicity and larvicidal and antifungal activities of Persea americana (avocado) seed extracts.” Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 42.2 (2009): 110-113. (Composição química, toxicidade, atividade larvicida e antifúngica deextratos de semente de Persea americana – abacate).

Comentários

1 Comentário

  1. Jacqueline

    Caros amigos!
    Parabéns pela página, bastante interessante.
    No entando, especificamente sobre as propriedades do abacate, alguns conceitos já foram revistos ultimamente e sabe-se que esse fruto é auxiliar do tratamento de emagrecimento por ser um alimento termogênico.
    Também já se sabe que possui um óleo “bom” como o azeite de oliva que ajuda no combate ao colesterol alto.
    Obrigada, bom trabalho!

Comentar