Açafrão-da-terra: benefícios da curcumina para emagrecer

O açafrão-da-terra (Curcuma longa), também conhecido como cúrcuma, turmérico, açafrão-da-Índia, açafroa e gengibre-amarelo, é uma planta herbácea originária da Ásia, pertencente a mesma da família do gengibre (Zingiberaceae). Os rizomas são colhidos uma vez por ano e, apos fervidos e secados, são utilizados para produção de tingimentos para roupas, coloração de alimentos, especiarias (sobretudo na culinária indiana) e também para remédios naturais e suplementos.

Benefícios do açafrão-da-terra

O açafrão-da-terra apresenta um polifenol com o nome de curcumina, uma substância que ajuda a controlar o peso. A curcumina é útil para ajudar a quebrar gorduras no corpo e, ao fazer isso, pode ajudar a regular o metabolismo do organismo e contribuir para a gestão de peso bem-sucedida. A curcumina dá ao açafrão sua cor amarela, além de possuir propriedades antioxidantes, antivirais, anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica e anticancerígenas.

Estudos com ratos têm atraído interesse e levaram a mais discussões sobre como a curcumina pode diminuir o ganho de peso em humanos. Em um estudo da Universidade de Columbia, pesquisadores descobriram que os ratos que foram alimentados com quantidades de açafrão tiveram uma menor incidência de diabetes e não ficaram suscetíveis ao ganho de peso. Da mesma forma, os mesmos ratos apresentavam menos problemas de fígado. A curcumina também pode ajudar a prevenir a que haja a pessoa acumule gordura novamente logo após perder peso.

Além desses benefícios, a cúrcuma estimula a vesícula biliar de produzir bile, que ajuda a melhorar a digestão, diminui os níveis de açúcar no sangue, reduz a produção de tecido gordo (por inibição da formação de novos vasos sanguíneos no interior da gordura), diminui o nível de resistência à insulina e a resistência à leptina (ambos estão diretamente relacionadas com o armazenamento de gordura), reduz os níveis de colesterol e aumenta a termogênese (o processo em que a queima de gordura corporal para manter uma temperatura ideal).

Como usufruir dos benefícios do açafrão-da-terra para emagrecer

Pesquisadores indicaram que consumir Curcuma longa como um suplemento dietético, ingerindo cerca de 1 ½ (uma e meia) colheres de chá por dia parece ser a dose ideal. O consumo de Curcuma longa também pode ser feito por meio de suplementos em cápsulas. Vale ressaltar que toda dieta para perda de peso deve ser equilibrada e acompanhada de exercícios físicos e períodos de descanso.

Referências:
Weisberg, Stuart P., Rudolph Leibel, and Drew V. Tortoriello. “Dietary curcumin significantly improves obesity-associated inflammation and diabetes in mouse models of diabesity.” Endocrinology 149.7 (2008): 3549-3558.
Reddy, A. Ch Pulla, and B. R. Lokesh. “Effect of dietary turmeric (Curcuma longa) on iron-induced lipid peroxidation in the rat liver.” Food and chemical toxicology 32.3 (1994): 279-283.

Comentários

Comentar