Benefícios da gelatina de ágar-ágar

A gelatina de ágar-ágar é também conhecida também como agar, ágar ou agarose, sendo usado na culinária asiática há centenas de anos. No Japão, o agar-agar é referido como kanten. É uma boa fonte de cálcio e ferro, além de ser rico em fibras. Não contém açúcar, além de ser isento de gordura e carboidratos.

O que é o agar-agar?

o ágar-ágar é um hidrocoloide retirado de vários gêneros e espécies algas marinhas vermelhas, sendo que essas algas são uma mistura heterogênea formada por dois polissacarídeos, a agarose e a agaropectina. O ágar-ágar é um bom substituto para a gelatina tradicional, vez que é de origem vegetal, tornando-o adequado para dietas vegetarianas ou com restrições dietéticas. O ágar-ágar não possui sabor, odor e cor e se define com mais firmeza do que gelatina de origem animal e permanece firme mesmo quando ocorre elevação de temperatura.

Benefícios da gelatina de ágar-ágar

O agar-agar é conhecido por sua capacidade de ajudar na digestão e perda de peso. Atua como um supressor do apetite, tornando-se gelatinoso quando molhado. Quando consumido, causa sensação de saciedade, reduzindo o apetite e auxiliando no emagrecimento.

O ágar-agar é uma rica fonte de minerais. É um produto com alto teor de fibras, com um efeito laxante que ajuda a regular e limpar o intestino. Em algumas partes do mundo, é também utilizado para o tratamento de hemorroidas. Outros benefícios associados com agar-agar incluem sua capacidade para reduzir a inflamação, acalmar o fígado, e proporcionar alívio para os pulmões.

O agar agar absorve glicose no estômago, que passa rapidamente através do sistema digestivo e inibe que o corpo retenha e armazene gordura em excesso. Suas propriedades de absorção de água também ajudam na eliminação de resíduos tóxicos do corpo.

Benefícios da gelatina de ágar-ágar para combater o diabetes

Um estudo realizado por Hiromichi Maeda avaliou a eficácia da combinação de uma alimentação de agar agar com uma dieta japonesa convencional para pacientes obesos com intolerância à glicose e diabetes mellitus tipo 2. Os resultados foram publicados em 2005 no Diabetes, Obesity and Metabolism Journal. Setenta e seis pacientes foram aleatoriamente colocados em uma dieta convencional ou uma dieta convencional com agar agar durante 12 semanas.

O peso corporal de ambos os grupos, gordura corporal, distribuição de gordura, índice de massa corporal, controle glicêmico, pressão arterial, resistência à insulina e gordura e lipídios foram medidos antes e após o período experimental. Os resultados revelaram que a dieta do agar agar produziu perda de peso significativa devido à manutenção da redução da ingestão de calorias e melhora o metabolismo¹.

Contraindicações e efeitos colaterais do ágar-ágar

A gelatina de ágar-ágar é considerada um laxante suave e não é recomendada para pessoas com má digestão ou fezes amolecidas.

¹ Maeda, H., Yamamoto, R., Hirao, K. and Tochikubo, O. (2005), Effects of agar (kanten) diet on obese patients with impaired glucose tolerance and type 2 diabetes. Diabetes, Obesity and Metabolism, 7: 40–46. doi: 10.1111/j.1463-1326.2004.00370.x
Everything You Need To Know About Agar. Not Enought Cinnamon.
Quite Healthy: Seaweed, Agar, Dried
Ayurvedic Medicine: Agar Information – Side Effects, Uses and Benefits

Comentários

Comentar