Agave-azul: benefícios e propriedades medicinais

A agave (Agave tequilana) é uma planta medicinal também conhecida como agave-azul, agave-tequila, mescal, xarope de agave, néctar ou suco de agave. Inclui as variedades Agave americana, Agave pumila, Agave mapisala, dentre outras. Pertence à família das Liliáceas.

Benefícios da agave-azul

Todas as variedades de agave são comestíveis, incluindo as flores, folhas, caules e néctar. O néctar da agave é obtido a partir do sumo das espécies de agaves, principalmente da Agave tequilana (agave-azul). O xarope de agave é mais doce que o açúcar e pode ser utilizado para reduzir a ingestão calórica. A agave possui edulcorante, substância que substitui o mel e pode ser utilizada em muitos alimentos naturais e orgânicos como adoçante. O xarope de agave é utilizado como adoçante de bebidas e pode substituir o açúcar e o mel na panificação.

Apesar de ser utilizada como adoçante natural, a agave não é um alimento isento de açúcar e deve ser utilizada com cautela por pessoas que querem ou precisam restringir açúcares na dieta. Devido a presença de frutose na planta, a mesma pode não ser totalmente benéfica para diabéticos que possuem tanto o diabetes tipo 1, quanto o diabetes tipo 2. O néctar escuro da agave contém concentrações de minerais mais naturais, como o ferro, cálcio, potássio e magnésio. Já o néctar mais claro possui um sabor neutro, semelhante ao melaço.

A agave-azul pode ser usada para fins medicinais devido as suas propriedades diuréticas e indicações para o tratamento da constipação, artrite, dentre outras doenças. Possui um baixo índice glicêmico e por isso pode reduzir a absorção de gordura e colesterol no intestino, auxiliando na perda de peso em alguns casos.

Tequila

Tequila
Tequila

A Agave tequilana é nativa da cidade de Jalisco, no México, sendo o ingrediente base da tequila, uma das mais famosas bebidas destiladas. O preparo da tequila se dá por meio da extração por aquecimento da seiva, que é fermentada e destilada. O governo do México tenta manter o controle da qualidade da tequila, instituindo várias leis que permitem que a agave-azul possa ser utilizada apenas para a produção de tequila e que seu cultivo seja restringido em algumas áreas específicas do México¹.

Outras bebidas como o mezcal e o pulque também são produzidas a partir de agaves. A alta produção de açúcares, principalmente sob a forma de frutose no núcleo da planta, são os elementos mais importantes para a preparação de bebidas alcoólicas.

Contraindicações e efeitos colaterais da agave-azul

A agave-azul possui frutose e pode não ser indicada para pacientes com diabetes.

História e curiosidades

A agave-azul cresce em altitudes acima de 1.500 metros de altura em solos ricos e arenosos. As agaves, grandes e suculentas, possuem folhas carnudas e pontiagudas que podem chegar a mais de dois metros de altura. As agaves selvagens são cobertas de flores amarelas que são polinizadas por morcegos nativos (Leptonycteris nivalis) e produzem milhares de sementes. Após esse ciclo, a agave morre.

Referências:
¹ Identification and Characterization of Soft Rot Bacteria of Agave Tequilana Weber VAR.AZUL. European Journal of Plant Pathology. USDA

Comentários

2 Comentários

  1. Therezinha Vidal Baptista

    gostaria de usar o Agave,só que nao sei onde comprar, moro em Porto Alegre rs, esse produto esta a venda aqui no Sul?por favor me informem…obrigada

  2. Mariana

    Gostei muito da reportagem, porém para fins de pesquisa, necessito saber quem foi o autor da mesma. Pois necessito retirar algumas informações, mas preciso citar o nome do autor. Por favor, vocês poderiam me informar sobre isso?
    Obrigada
    Mariana

Comentar