Alcachofra para aliviar azia e problemas digestivos


Provavelmente aquela terrível sensação de queimação no estômago já ocorreu com você. Geralmente, a azia é resultante de perturbações gástricas, que podem ser causadas por hiperacidez (excesso de suco gástrico no processo digestivo) ou a hipoacidez (taxa de suco gástrico abaixo do necessário para o processo digestivo). Nesses casos, a alcachofra pode ser uma ótima opção natural para aliviar esses sintomas.

Como surge a azia?

De modo geral essas perturbações surgem em consequência do uso de bebidas alcoólicas, consumo de alimentos muito quentes ou gelados, mastigação insuficiente, condimentos picantes, alimentos industrializados e gordurosos. Outras causas menos comuns são a desnutrição, convalescença e idade avançada e é muito comum também durante a gestação. Os principais sintomas da hiperacidez são fortes queimações no estômago e a produção excessiva de gases intestinais. Já a hipoacidez inclui mau-hálito, falta de apetite, debilidade geral, dores na região do estômago e falta de ar.

Como utilizar a alcachofra para reduzir a azia?

Existem fitoterápicos que não agem de forma agressiva como a maioria dos medicamentos indicados para amenizar as queimações. A alcachofra é um vegetal cultivado para consumo alimentar ou uso medicinal, vez que proporciona diversos benefícios à saúde. Ela é composta principalmente de água e fibras, imprescindíveis para estimular o bom funcionamento dos intestinos e é rica em propriedades que aliviam a acidez do estômago, eliminando também as dores, distensões e desconfortos.

É também grande fonte de minerais importantes entre os quais, sódio, potássio, fósforo e cálcio, além de ferro e cobre, elementos utilizados pelo organismo na produção das células sanguíneas. A alcachofra é útil em casos de náusea, vômitos e intoxicação alimentar, pois possui propriedades de purificação. As folhas de alcachofra são utilizadas para a produção de extratos empregados no tratamento de dispepsia e indigestão, bem como para estimular a produção da bílis.

Outros benefícios da alcachofra

Mas os benefícios da alcachofra vão muito além, considerado um forte aliado ao nosso organismo desde a Idade Média, a hortaliça pode ser encontrada de forma mais prática na versão em cápsulas. Segundo estudos, ela é excelente para tratar de doenças como o ácido úrico, o reumatismo e os problemas de cálculo na vesícula biliar, e uma verdadeira aliada no combate ao colesterol ruim. Também auxilia na diminuição da retenção de líquidos no corpo e na eliminação de toxinas que desenvolvem problemas como a gota, artrite, doenças hepáticas e problemas circulatórios.

Além disso, é muito indicada para aqueles que desejam emagrecer, visto que graças a suas fibras vegetais, que são ideais para controlar o apetite, através da absorção da água do estômago, propiciando assim, maior sensação de saciedade, além de serem excelentes na eliminação de gorduras do corpo. Alguns estudos desenvolvidos ainda apontam a alcachofra como um potente tratamento de alguns tipos de câncer devido aos ácidos cafeicos, pantotênicos e os flavonoides encontrados no vegetal.

Referências:
Kraft, K. “Artichoke leaf extract—recent findings reflecting effects on lipid metabolism, liver and gastrointestinal tracts.” Phytomedicine 4.4 (1997): 369-378.
Para Que Serve a Alcachofra. Plantas que Curam.

Comentários

Comentar