Benefícios da alcachofra para emagrecer

A alcachofra (Cynara scolymus) possui diversas atividades farmacológicas, incluindo a perda de peso e redução do colesterol. Muitas pessoas utilizam a alcachofra para emagrecer com muita frequência.

Propriedades da alcachofra para emagrecer

Considerada muita segura, a alcachofra é largamente utilizada como um remédio natural para perder peso de forma saudável e reduzir o colesterol, seja em sua forma natural na alimentação (cozida, por exemplo), ou em forma de cápsulas, comprimidos ou até mesmo chás e infusões simples de serem preparadas. As fibras presentes nas folhas comestíveis aumentam a sensação de saciedade, além de estimular os movimentos peristálticos e a eliminação das fezes. Ademais de ser um suplemento para emagrecer, possui outros efeitos benéficos.

Um exemplo de forma de preparo da alcachofra para emagrecer em formas de chá trata-se de misturar 3 colheres de folhas secas de alcachofra à 1 litro de água e ferver por 5 minutos. Caso haja necessidade de adoçar, pode-se recorrer ao mel, e evitar o açúcar (mais calórico). Os chás devem ser consumidos preferencialmente próximos às refeições, mas também ao longo do dia. Não é indicado seu consumo durante a noite por ser diurético, atrapalhando o sono. É importante lembrar que o efeito que estimula o peristaltismo não ocorre no chá de alcachofra por este ser isento de fibras.

Aumento da quebra de gorduras (lipólise)

Certas substâncias presentes na planta, como cinaropicrina, cinarina e ácido clorogênico, estimulam a produção de bile pelo fígado e sua secreção ao duodeno, auxiliando assim, a digestão de alimentos gordurosos. Há conseqüente redução do colesterol e melhora dos sintomas relacionados a má digestão, como o inchaço abdominal. A alcachofra também contém coenzimas como NADP-NADPH2 que estão relacionadas com o controle da lipólise, também reduzindo o colesterol e diminuindo o acúmulo de gordura no corpo.

Detox natural

O potássio é um íon responsável pelo equilíbrio eletrolítico do organismo, e este está em alta concentração na alcachofra, tornando seu consumo um auxiliar na eliminação do excesso de água do organismo, ajudando também na eliminação de substâncias tóxicas.

Diminuição da glicemia sanguínea

A cinarina e o ácido clorogênico são substâncias ativas da alcachofra que reduzem os níveis de açúcar no sangue, auxiliando no emagrecimento.

Melhora da estética da pele e do corpo em geral

Há diminuição da celulite em razão da diminuição do acúmulo de gordura já mencionado, e aumento da elasticidade e saúde da pele devido à ação das vitaminas presentes na planta, principalmente pró-vitamina A. Os componentes flavônicos glicosídeos (cinarosídeo) conferem à planta atividade antioxidante, prevenindo rugas, flacidez e linhas de expressão.

Contraindicações e efeitos colaterais da alcachofra

A alcachofra é contraindicada em caso de obstrução do ducto biliar, gravidez e lactação, devido aos princípios amargos que podem passar para o bebê pelo leite materno, no entanto, gestantes podem consumir as folhas da alcachofra cozidas, sem riscos à sua saúde e à do bebê. Em algumas pessoas, alcachofra podem causar alguns efeitos secundários, tais como gases intestinais e reações alérgicas. As pessoas com maior risco de reações alérgicas são aquelas que são alérgicos a plantas, como margaridas e outras ervas semelhantes.

Comentários

2 Comentários

  1. joão medeiros lima

    eu joã estou a escrever para saber o efeito deste cha de alcachofra como o seu uso e o seu presso joão lima

  2. DENILSON BRUNO DA SILVA

    EU GOSTARIA DE SABER SOBRE RAÇÃO HUMANA ELA FAZ MAL PARA SAUDE ,CONSUMINDO NO LUGAR DAS REFEIÇÕES ?

Comentar