Alcachofra: benefícios e propriedades medicinais

A alcachofra (Cynara scolymus), é também conhecida como cachofra, alcachofra-hortense, alcachofra-cultivada, alcachofra-de-comer, alcachofra-rosa, artischocke (alemão), alcachofa (espanhol), artichaut (francês), globe artichoke (inglês), carciofo (italiano), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Cynara cardunculus. Pertence à família Asteraceae.

Benefícios da alcachofra para emagrecer

O poder de emagrecimento da alcachofra se deve ao principal constituinte amargo das folhas, a cinaropicrina, que além da cinarina e do ácido clorogênico, auxilia na digestão de alimentos gordurosos, redução do colesterol e regulação da glicemia, promovendo aumento da secreção biliar e gástrica. Assim, ainda ocorre a prevenção dos cálculos biliares, alívio dos sintomas de má digestão, além da redução de náuseas, sensação de inchaço no abdômen e desconforto gástrico e abdominal. A alcachofra, além de emagrecer, é rica em vitaminas e minerais essenciais.

As folhas da alcachofra conferem propriedades terapêuticas e devem ser colhidas antes da floração. Por ter colheita sazonal, pode-se optar por consumi-la não apenas em sua forma natural, mas também em forma de extrato, que pode ser encontrado em cápsulas, xaropes e comprimidos, disponíveis em farmácias. É usualmente utilizada em forma de infusões e chás, que devem ser consumidos antes de cada refeição principal para auxiliar na digestão dos alimentos e promover saciedade. Sua ação diurética deve-se à alta concentração de potássio que suas folhas possuem íon responsável pelo equilíbrio eletrolítico do organismo, auxiliando na eliminação do excesso de água. Evita afecções urinárias também ao estimular o epitélio renal, devido à inulina e outros ácidos.

A alcachofra é rica em fibras

A alcachofra possui alto teor de fibras alimentares que favorecem movimentos peristálticos, conseqüente eliminação das fezes e a torna um redutor de riscos do desenvolvimento câncer de cólon e intestino. Assim, a planta é bastante procurada por seus efeitos emagrecedores combinados: sensação de saciedade, aumento da eliminação de fezes e metabolização da gordura.

Valor nutricional

Uma alcachofra média fornece 20 por cento da vitamina C necessária para o dia. Com apenas 60 calorias, é também uma boa fonte de potássio e magnésio, minerais importantes para um coração saudável.

Outros princípios ativos são componentes flavônicos glicosídeos (cinarosídeo) que possui atividade antioxidante, cinarina (que possui atividade hipoglicemiante, ao reduzir níveis de açúcar do sangue), pró-vitamina A (precursora da vitamina A, responsável por combater os radicais livres, e favorecer a visão noturna), e coenzimas como NADP-NADPH2 que estão relacionadas com o controle da lipólise, a “quebra de gordura” do organismo.

Alcachofra em cápsulas

Os extratos de folhas da Cynara scolymus têm sido indicados para aumentar a produção de ácido biliar e melhorar a digestão. As dosagens variam a partir de de 4 ou 5 cápsulas, cada uma contendo 325 mg de extrato normalizado de folhas, durante até 6 semanas.

Contraindicações e efeitos colaterais da alcachofra

A alcachofra é contraindicada em casos de obstrução do ducto biliar, gravidez e lactação, devido aos princípios amargos que podem passar para o bebê pelo leite materno, contudo, gestantes podem consumir as folhas cozidas, sem riscos à própria saúde e à do bebê. Em algumas pessoas, a erva pode causar alguns efeitos secundários, tais como gases intestinais e reações alérgicas. As pessoas com maior risco de reações alérgicas são aquelas que são alérgicas a plantas, tais como calêndulas e outras ervas semelhantes.

História e curiosidades

A Cynara é nativa do sul do Mediterrâneo, na porção norte da África. Curiosamente, possui várias enzimas, incluindo a cinarase, que é capaz de coalhar o leite, digerindo suas proteínas mesmo que na proporção 1:150000, sendo utilizada em países meridionais para a produção de queijos.

O nome alcachofra provém do árabe al-kharshûf, e o nome cynara vem do grego, que segundo uma lenda antiga seria uma jovem que rejeitou Zeus e por isso foi transformada no vegetal. A erva já foi usada pelos antigos romanos para tratar a má digestão. A espécie Cynara scolymus faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Comentários

3 Comentários

  1. Sara hortênsia caldas de Matos

    Peso 68kg gostaria de perder peso até aus 55 kg o k tenho mais é barriga o k me aconselham obrigados

  2. Tenho uma dúvida: o fitoterapeuta que me indicou as cápsulas de alcachofra, disse que eu podia ter taquicardia. Me explicou como deveria ser tomado e etc. Gostaria de saber se realmente eu poderia ter um aumento na minha pressão.

    Obrigada!

    Carla

Comentar