Vários alimentos naturais podem ajudar a dormir melhor

Vários alimentos naturais podem ajudar a dormir melhor

Acordar cansado, indisposto e com dores no corpo são algumas das consequências de uma noite mal dormida. Contudo, esses efeitos colaterais são considerados leves comparadas aos malefícios que a insônia crônica pode causar para a saúde.

Malefícios de uma noite de sono ruim

Estudos mostraram que um sono ruim está envolvido em quatro das sete maiores causas de morte no mundo, incluindo infarto, diabetes, obesidade e derrame cerebral. Recomenda-se de 7 a 9 horas de sono por noite, porém, cerca de 40% das pessoas dormem pouco menos de cinco horas. Especialistas apontam que cerca de 58% das pessoas sofrem de insônia pelo menos uma vez por semana, no mínimo.

Qual a principal causa da insônia e como podemos dormir melhor?

As principais causadas da insônia são apontadas como ansiedade, depressão e estresse, porém, profissionais da saúde identificaram que má alimentação atua como um agente que afeta diretamente a qualidade do sono. Uma alimentação muito calórica e sem muita variedade pode refletir durante a noite, momento em que o nosso corpo se prepara para descansar.

Se durante o dia ocorreu o consumo excessivo de gorduras, cafeína, chocolates, refrigerantes a base de coca e guaraná, possivelmente o seu organismo não estará preparado devidamente para um boa noite de sono. O consumo desses tipos de alimentos e bebidas deve ser evitado principalmente nas 4 horas que antecedem a hora de dormir.

O indicado é que o consumo de qualquer que seja o alimento, seja realizado pelo menos 2 horas antes de dormir. Com essas recomendações e tomando os devidos cuidados, noites tranquilas de sono serão facilmente recorrentes e lhe trará maior disposição, bem-estar e rendimento para o seu dia.

Vitamina B6 e magnésio

Para um sono adequado, algumas medidas simples são importantes e incluem o consumo de alimentos ricos em vitamina B6 e magnésio. Tais nutrientes são encontrados sobretudo no frango, atum, tomate, banana, aveia, arroz integral, dentre outros.

Triptofano

O triptofano também é indispensável quando o assunto é dormir bem. Ele é um aminoácido essencial, que aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, temperatura corporal e funções intelectuais. O triptofano é abundantemente encontrado na clara do ovo ou no suplemento de albumina.

Licopeno

Outro nutriente importante é o licopeno, que no corpo se transforma em retinol, um ativador da melatonina, hormônio indutor do sono. É encontrado em maior quantidade no tomate, mamão e goiaba.

Selênio

O selênio, responsável por equilibrar a tireoide, que também esta associada ao sono pode ser encontrada na castanha-do-pará, vegetais, sementes de girassol, atum entre outros.

Referências:
Kripke, Daniel F., et al. “Mortality associated with sleep duration and insomnia.” Archives of general psychiatry 59.2 (2002): 131-136.
Best and Worst Foods for Sleep – Health.com



    1. Gustavo Woltmann says:

      Tenho evitado me alimentar com comidas mais pesadas à noite para aliviar a insônia. Vou seguir as dicas do post e ver se melhora.

    Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Melhorar a qualidade do sono e dormir melhor com ajuda de alimentos saudáveis é essencial. Um sono ruim pode gerar inúmeros efeitos colaterais.