Remédios naturais para aliviar dor de dente

Algumas ervas medicinais, muitas de fácil acesso, podem aliviar a dor de dente, vez que muitas delas possuem forte ação analgésica, enquanto outras possuem propriedades anestésicas.

Causas e sintomas da dor de dente

A dor de dente é caracterizada por uma dor em torno de um ou mais dentes. Na maioria dos casos, é causada por infecções, cáries, doenças gengivais, surgimento do siso, rachaduras ou rupturas abruptas no dente, infecção da polpa dental (com a necessidade de tratamento endodôntico ou extração do dente), doenças da mandíbula ou exposição da raiz dentária. Um exame oral completo pode ajudar a descobrir a causa, inclusive, a dor intensa pode ser considerada uma emergência odontológica. Quando a dor é muito intensa, ainda pode refletir em outras áreas, causando inclusive, dores de cabeça

Irritação da pulpa

As dores de dentes causadas por irritação da polpa são conhecidas como pulpite e podem ser irreversíveis em alguns casos. A pulpite irreversível pode ser identificada pela sensibilidade e dor com duração superior a quinze segundos, embora possa ocorrer uma exceção caso o dente tenha sido recentemente operado. Dentes afetados por pulpite irreversível precisam recorrer a um canal ou uma extração.

Doenças do coração

As causas da dor de dente também podem ser um dos sintomas de doenças do coração, como angina ou infarto do miocárdio, devido à referida dor. A gravidade de uma dor pode variar de um desconforto leve até uma dor muito forte (mais comum nos segundos molares, especificamente do lado esquerdo da mandíbula), que pode ser de forma crônica ou esporádica. Esta dor pode muitas vezes ser um pouco agravada pela mastigação ou pela temperatura (tanto pelo calor, quanto pelo frio).

Diagnóstico

Uma condição especial é barodontalgia, um tipo de dor orofacial relacionada a alteração da pressão atmosférica que ocorre nos dentes. A odontalgia atípica é uma forma de dor presente em dentes aparentemente normais. A dor, geralmente opaca, muitas vezes se desloca de um dente para outro durante um período de 4 meses a muitos anos e sua causa ainda não é totalmente explicada.

Remédios naturais para aliviar dor de dente

Além do conseguir aliviar a dor de dente com o uso de fio dental, compressas frias (caso haja inchaço) e bochechos com um copo de água quente misturada com uma colher de chá de sal (vez que a água quente pode ajudar a expelir restos de comida que podem causar eventuais dores), algumas ervas medicinais podem aliviar a dor de dente devido as suas propriedades analgésicas e/ou anestésicas.

Hortelã-pimenta

Hortelã-pimenta - Mentha piperita
Hortelã-pimenta – Mentha piperita
A hortelã-pimenta (Mentha piperita), erva muito utilizada no Brasil, pode ser adicionada fresca ou cozida em um copo de água com uma pitadinha de sal. O mentol é um dos analgésicos mais eficazes da natureza e possui uma molécula em sua composição que reduz a percepção da dor.

Estragão

Estragão - Artemisia dracunculus
Estragão – Artemisia dracunculus
O estragão (Artemisia dracunculus) é efetivo como um anestésico oral que pode entorpecer a boca e aliviar dores de dente ao ser aplicado diretamente no local da dor até que o momento que a pessoa possa ir ao dentista. O estragão também contém eugenol, substância também presente no cravo-da-Índia, cujo óleo essencial é aplicado para reduzir a dor, além de ser acrescentado à cremes dentais como um condimento e agente antisséptico.

Cebola

Cebola - Allium cepa
Cebola – Allium cepa
Cebolas possuem propriedades antissépticas e antimicrobianas que podem proporcionar alívio da dor por matar os germes que causam uma infecção.

Outros remédios naturais para aliviar dor de dente

Alguns óleos essenciais são efetivos no tratamento paliativo e incluem lavanda, noz-moscada, orégano e pimenta-jamaicana. O cava-cava, erva muito utilizada em ilhas do Sul do Pacífico, possui um liquido com propriedades calmantes e sedativas que é aplicado em casos de dores de dente.

Com o suco de ervas como a salsinha, coentro e maracujá pode ser feito um líquido para limpeza bucal. O pó de mirra é um poderoso analgésico natural. As folhas frescas mastigadas do mil-folhas, psyllium, dentre outras ajudam a aliviar a dor de dente. No caso da equinácea, a raiz fresca que deve ser mastigada.

O principal é sempre procurar um dentista, vez que dor de dente pode acusar o aparecimento de outras doenças e causar várias outras complicações.

Referências:
Öktemer, Tugba, et al. “A pastille combining myrrh tincture, peppermint oil and menthol to treat the upper airway.” ENT Updates 5.3 (2015): 128.
4 Simple Remedies for Toothache Relief. Everyday roots.
Home Remedies for Toothache
Barodontalgia: dor em dente por diferença em pressão atmosférica. Por dentro da dor orofacial. Juliana dentista.

Comentários

2 Comentários

  1. Esther Martins

    Não esquecendo do ÓLEO DE COPAÍBA, que é um poderoso antiinflamatório e analgésico. Não o tiro da bolsa. Se levar um tombo e se machucar, ou se queimar é passar e a dor some em segundos. O namorado da minha tia estava vários dias com dor de dente e eu dei para ele passar e sumiu na hora.

Comentar