Ameixa-japonesa: benefícios e propriedades medicinais

A ameixa-japonesa (Prunus mume) é uma planta medicinal também conhecida umezeiro, como ameixa-ume, ameixa-umebosh, ameixa-chinesa, abricó-japonês, chinese plum (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence a família Rosaceae.

Benefícios da ameixa-japonesa

Da fruta do umezeiro é feito um suco concentrado conhecido como bainiku-ekisu, consumido para manter a saúde do coração e proteger as células cardíacas dos efeitos danosos, além de ajudar a restabelecer uma série de desordens digestivas, agindo como um tônico que estimula a produção de ácido clorídrico. A fruta também reduz a formação de ácido lático e alivia a constipação, vez que o ácido málico da ameixa auxilia o intestino grosso e ajuda na evacuação. Comer ameixas estimula a secreção do hormônio da glândula parótida, o que pode retardar o envelhecimento.

A Prunus mume pode ser útil para aliviar náuseas durante a gravidez e vontade frequente de vomitar, além de diminuir os sintomas da ressaca. As ameixas são ricas em fibras dietéticas solúveis em água e fibras insolúveis. A vantagem de fibra dietética solúvel em água é que ela demora muito tempo para ser digerida, causando uma sensação de saciedade prolongada. Já a fibra dietética insolúvel pode causar a sensação ilusória de um estômago cheio, além de promover a desintoxicação do organismo. Ambos os tipos de fibra auxiliam na perda de peso.

Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition em 2010 indicou que a ameixa-japonesa pode reduzir infecções e inflamações nos casos de pacientes com gastrite atrófica crônica causada pelo Helicobacter pylori, uma espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago humano e pode causar úlceras. O extrato da ameixa-ume também aumenta a resistência imunológica do organismo contra o vírus da gripe.

Uso na culinária

As umes são colhidas verdes e conservadas em sal, folhas de shiso ou fermentadas. Da Prunus mume se faz vinho e vinagre. É usada como um condimento para temperar molhos de salada, legumes, marinadas, sushi e arroz.

Contraindicações e efeitos colaterais da ameixa-japonesa

A Prunus mume é considerada uma erva muito segura. Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

Registros apontam que a ameixa-japonesa já é utilizada pelo homem há mais de 4.000 anos. Na china, a fruta é muito popular em todo o país, principalmente no sul do rio Yangtze. Cada fruto é do tamanho aproximado de uma lichia e possui uma cor ligeiramente amarela.

Referências:
Chinese Plum (Wu Mei). Chinese Herbs Healing
¹ Inhibitory effects of Japanese apricot (Prunus mume Siebold et Zucc.; Ume) on Helicobacter pylori-related chronic gastritis. European Journal of Clinical Nutrition. 2010.

Comentários

1 Comentário

Comentar