Andiroba: benefícios e propriedades medicinais

A andiroba (Carapa guianensis) é uma planta medicinal também conhecida como andirova, angirova, carapa, andiroba-branca, carapinha, camaçari, castanha-mineira, dentre outros nomes populares. Pertence a família das Meliáceas.

Benefícios da andiroba

Tribos indígenas da Amazônia utilizam a casca e as folhas da andiroba em forma de chá para aliviar febres e vermes intestinais, além de aplicar o chá topicamente em úlceras, picadas de insetos, parasitas de pele e couro cabeludo e outros problemas na epiderme. Para ajudar na digestão, a casca é embebida em água por um dia e um cálice é tomado antes das refeições. No Brasil, o óleo da fruta é usada internamente para tratar a tosse e aplicado topicamente para remover carrapatos.

A andiroba é comumente adicionada a sabonetes, cremes e shampoos na indústria cosmética, além de ser utilizado para ajudar a preservar e proteger móveis de cupins e outros insetos. Caboclos e populações ribeirinhas produzem sabões com andiroba para repelir insetos e tratar diversas condições da pele. Os povos da Amazônia também usam o óleo de andiroba como combustível em lamparinas para iluminação. Velas feitas com óleo de andiroba repelem mosquitos. A andiroba também é utilizada topicamente para picadas de insetos e infecções de ouvido.

Propriedades anticancerígenas

Em estudos in vitro, a casca da andiroba demonstrou atividade contra o câncer, sendo que algumas das pesquisas mais recentes têm se concentrado em possíveis atividades anticancerígenas da árvore. Em 2002, pesquisadores relataram que o óleo de semente de andiroba pode prevenir e até reverter à displasia cervical. A displasia cervical é uma condição pré-cancerosa, que pode muitas vezes se transformar em câncer cervical. Além disso, a folha, casca, sementes e flores têm mostrado alguma atividade in vitro contra células de câncer sarcoma.

Contraindicações e efeitos colaterais da andiroba

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

Os índios brasileiros da tribo Mundurucu, povo de tradição guerreira do Vale do Tapajós (localizado no Pará), tradicionalmente utilizava o óleo de Andiroba para mumificar cabeças humanas tomadas como troféus de guerra. O óleo de andiroba é um bom combustível natural, pouco poluente, utilizado em lampiões na floresta tropical.

No início do século 1800, as lâmpadas públicas de Belém eram abastecidas com óleo de andiroba. A madeira da árvore é considerado de excelente qualidade para a carpintaria, sendo a mesma conhecida como mogno-brasileiro. A espécie Carapa guianensis faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Referências:
¹Natural Products Reported as Potential Inhibitors of Uterine Cervical Neoplasia. Marcelo Dantas de MOURA, Juberlândia de Sousa e SILVA, Rinalda Araújo Guerra de OLIVEIRA; Margareth de Fátima Formiga Melo DINIZ; José Maria BARBOSA-FILHO

Comentários

7 Comentários

  1. cleo borba

    tmo 1 capsula de copaiba ao dia;sou diabetica a andiroba seria muito util junto com a copaiba?

  2. Mario Neto

    Boa tarde! Comecei a tomar 1 comprimido ao dia de Leite da Andiroba. Espero melhorar as dores nas costas e minha diabetes, que é contralada. A minha dúvida é a dose de 1 comprimido ao dia: por quanto tempo devo ou posso tomar? Grato! Mario.

  3. walterci gonçalves ferreira

    maria pinheiro eu curei a gordura no figado com a fruta do noni usei 90 dias e tive resultado pesquize

  4. maria pinheiro

    Eu ja enviei comentario voçes nem me responderam que re medio devo tomar para andar melhor se possivel remedio para curar isso era bom

    Réplica – Maria, sentimos muito por não termos respondido você anteriormente. Nós temos publicados centenas de textos e são muitos comentários e perguntas enviadas diariamente, sendo impossível de responder a maioria. No seu caso, a recomendação é procurar um produto fitoterápico e levar a bula (com as devidas informações químicas) para o seu médico avaliar os possíveis riscos à sua saúde. Isso porque você já foi operada e pode haver alguma restrição quanto ao uso de determinadas substâncias químicas, mesmo quando o produto é aplicado topicamente (externamente). É muito complicado indicar uma receita caseira para um pessoa sem estar ciente das reais condições de saúde de cada paciente. Esperamos sua compreensão. Att.

  5. maria pinheiro

    eu ja fui operada para tirar a gordura do abdomen, mas continuo gorda ou inchada tambem tenho ma digestão e os intestinos não funcionam bem fiz agora uma indoscopia e acusou uma hernia no hiato encontro-me com muita queimação do estomago pelo eso fago acima ate a boca pedia que me informassem se a remedio natural caseiro e como o devo fazer eu alem de me sintir mal com abdomen inchado tambem me da falta de ar digam-me por favor obrigado e beiji

  6. Essa Andiroba é reamente fantástica, pois consegui sarar um ferimento bem rápido e estou diminuindo as machas causadas pelo tempo.>

Comentar