Ashwagandha: benefícios e propriedades medicinais

A ashwagandha (Withania somnifera) é uma planta medicinal também conhecida como cheiro-de-cavalo, cereja-de-inverno e ginseng-indiano. Pertence a família Solanaceae.

Benefícios da ashwagandha

As raízes, folhas e frutos se concentram as propriedades curativas da ashwagandha, mais utilizada para restaurar a força e vigor. Estimula o sistema imunológico e favorece o funcionamento saudável do organismo, beneficiando o corpo e mente. Protege os órgãos e combate de forma eficaz todos os tipos de estresse, além de promover um sono de qualidade e possuir propriedades afrodisíacas. Alivia dores no corpo, abaixando os níveis de serotonina, substância que contribui no aumento da sensibilidade à dor.

É considerada um bom tônico para a mente e para aliviar o estresse. No caso de feridas, é utilizada em forma de cataplasma. A ashwagandha é rica em ferro, taninos, alcaloides, antioxidantes, taninos, glicose, nitrato de potássio, ácidos graxos e inúmeras outras substâncias. Também contém alcaloides esteroidais, que desempenham um papel importante nos ingredientes ativos da planta. Na medicina popular indiana as folhas que são mais frequentemente utilizadas, juntamente com as raízes, que contêm o maior número de princípios ativos da Withania somnifera.

Contraindicações e efeitos colaterais da ashwagandha

Apesar de ser considerada de uso seguro, é a planta não é recomendada no caso de hipertireoidismo ou gravidez e, em altas doses, pode causar problemas intestinais e efeito hipnótico, embora seja raro.

História e curiosidades

A Withania somnifera é utilizada medicinalmente há mais de 3.000 anos, sendo também utilizada medicina aiurvédica. Originária da Índia, possui propriedades medicinais semelhantes ao ginseng (Panax ginseng), por isso é também conhecida como ginseng-indiano. Outro nome popular da Withania somnifera é “cheiro-de-cavalo”, em alusão à virilidade do cavalo, tal como é a energia que a planta proporciona a quem a consome.

Comentários

1 Comentário

  1. Marlene

    Tive uma crise serissima de hemorroida (nunca tive antes)apos tomar ASHWAGANDHA EXTRACT. Gostaria de saber se realmente tem alguma relacao, pois percebi mudanca no meu intestino assim que comecei a tomar. Isto procede?

    Marlene

Comentar