Babosa (Aloe vera): benefícios e propriedades medicinais

A babosa (Aloe vera) é uma planta medicinal extremamente conhecida e utilizada no mundo inteiro. Pertence a família das Liliáceas.

Benefícios da babosa

A babosa é uma agave em formato de cacto, conhecida mundialmente pelo seu poder de cura e diversas propriedades medicinais, principalmente quando age sobre a pele. Muitas queimaduras de grau elevado (profundas) tratadas com Aloe vera conseguem evoluir para uma queimadura de menor grau em poucos dias. A babosa pode ser utilizada de várias formas, incluindo suco, gel, creme, pomadas, cápsulas, tônico e até mesmo em sua forma natural (in natura).

A efetividade da Aloe quanto ao uso externo (aplicação tópica) é unânime. Sobre a pele, as substâncias contidas na babosa agem formando uma camada protetora e refrescante, com amplo uso cosmético e medicinal. A babosa também é muito útil para o tratamento de cortes e feridas, acne, coceiras, manchas na pele, picadas de insetos, dores musculares, problemas digestivos, artrite, sinusite e asma, além do já citado combate eficiente à queimaduras, seja por fogo ou raios solares.

Os principais componentes da babosa (aloína, aloeferon, aloetina e barbalodina) são responsáveis pelas propriedades cicatrizantes, além de características tônico-digestivas e laxantes. A Aloe vera spp. (Aloe vera ou Aloe barbadensis) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Fitocosmético

A indústria cosmética vê a Aloe vera como base e fitocosmético para vários produtos de beleza, tais como cremes faciais e capilares, limpadores de pele, fortalecedor do couro cabeludo e desodorantes. Ajuda também a combater a caspa, previne contra as rugas hidratando peles ressecadas e flácidas e, aplicada como loção pós-barba, age como um ótimo suavizante para a pele.

Propriedades da babosa no tratamento de cânceres

Quanto a utilidade da babosa no tratamento do câncer, alguns estudos já concluíram que a planta fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória e antiviral (inclusive inibindo a multiplicação do vírus da AIDS). Algumas pesquisas isoladas mostraram que os oligossacarídeos presentes na composição ajudam a combater as células malignas. Algumas pesquisas sugerem que os princípios ativos encontram-se no gel mucilaginoso das folhas da babosa e não na casca da folha.

Contraindicações e efeitos colaterais da babosa

Alguns componentes da babosa têm propriedades emenagogas (aumentam o fluxo sanguíneo), por isso a planta é contraindicada na gravidez. Em doses altas, pode provocar vômitos e se transformar num purgativo drástico, sendo totalmente desaconselhável seu uso em crianças, onde os efeitos colaterais podem ser potencializados.

O uso também é contra-indicado em casos de varizes, hemorroidas, afecções renais, enterocolites, apendicites, prostatites e cistites. O uso interno prolongado provoca hipocalemia e favorece o surgimento de hemorroidas.

O consumo não deve ser indiscriminado, vez que pode provocar dores abdominais, fortes diarreias (onde muitos defensores da planta afirmam ser o “efeito limpeza”) e, em doses elevadas, pode causar até inflamação nos rins.

História e curiosidades

O nome do gênero Aloe seria originário do hebraico halal ou do arábico alloeh, que significa substância amarga, brilhante e recorre ao gel da babosa. O nome da espécie vem do latim vera (= verdadeira). Ao que tudo indica, ela é considerada uma planta poderosa há muito tempo.

A evidência mais antiga do uso da babosa mais antiga foi encontrada em um tablete de barro na Mesopotâmia, datado de 2.100 a.C, segundo um estudo da Atherton High School. Referências para seu uso como um agente curativo podem ser achadas também nas culturas dos antigos egípcios, chineses, gregos, indianos e também na literatura cristã.

Antigos muçulmanos e judeus acreditavam que a babosa representava uma proteção para todos os males e, por isso, usavam as folhas até penduradas na porta de entrada da casa. Alexandre, o Grande, teria conquistado as Ilhas de Socotorá, no Oceano Índico (século IV a.C.), porque lá vegetava abundantemente um tipo de agave que produzia uma tinta violácea. Há quem diga, entretanto, que na verdade, o conquistador conhecia os poderes cicatrizantes da planta e seu principal interesse nas ilhas era ter plantas suficientes para curar os ferimentos dos seus soldados após as batalhas. Lendas também indicam que a agave era um dos segredos da beleza de Cleópatra.

Na África, caçadores esfregam o suco de babosa em seus corpo para reduzir a transpiração e mascarar o cheiro humano. Ela é uma das plantas mais adaptáveis e fáceis de se desenvolverem. Porém, deve-se tomar cuidado, vez que as folhas, quando utilizadas em grandes quantidades, podem causar náuseas e vômitos.

Comentários

42 Comentários

  1. Ângela Maria de mello

    Minha filha da com problema de sangramento a mais de vinte dias já foi ai médico e nada resolveu e ta sentindo muita dor de cólicas, como posso usar a babosa neste caso ?Já que seu de casos na cura até de câncer.! Por favor to ficando desesperada me ajudem.

  2. josé osvaldo martins

    muito util as informações sbre a babosa leio os artigos sobre a babosa e tenho usdo a planta regularmente

  3. LUIZ CARLOS FLORENTINO

    Sou poeta e escritor. Participei da BIENAL Int. do livro em 1998. Conheci FREI ROMANO ZAGO, que escreveu o livro, O CANCER TEM CURA, com a babosa,fizemos troca de livros e de autógrafos. Em 2009 fiz exame de próstata meu PSA foi alto 6,7.fiquei preocupado. Ironia do destino, mexendo na minha prateleira encontrei om livro e fiz a receita, tomei por 7 dias, qndo fiz outro exame tinha baixado p/ 3.5 e dela pra cá estou bem GRAÇAS A DEUS, fora outros sintomas que fiquei curado.Acesse, luiz poeta.fenix.

  4. Yeda Brandão

    Tenho diverticulite,fiz cirurgia e retirei cinco divertículo e quarenta centimetro de intestino,dois anos após a doença voltou com muitas dores,o medico examinou os exames e indicou cirurgia novamente.Sem ter mais o que fazer preparei a babosa da seguinte maneira:Retirei o gel de tres folhas grandes de bagosa juntei a 700ml de mel de abelha ,300g de folhas de hortelã miúda bem verdes e 100ml de wiske misturei no liquidificador e guardei em depósito escuro para não oxidar na geladeira.Tomei duas colheres tres vezes ao dia antes de cada refeição.No final dessa receita estava totalmente curada.Fiz os exames e não foi detectado divertículo.Hoje tomo a babosa diáriamente pois seguro morreu de velho.

  5. Marinaldo Barreto

    Amigo(a)s,

    SEGUEM ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DESTE ALIMENTO FUNCIONAL, QUE É A BABOSA,
    PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE.

    Já fui Distribuidor Autorizado até 2 anos atraz, da Multinacional FLP, que planta milhares de acres de babosa nos EUA, no México e na República Dominicana (assistam ao vídeo no Youtube no link mais abaixo), e fabrica produtos a partir da legítima babosa, que é a da espécie Barbadensis Miller. Aprendi muita coisa sobre o potencial infinito de benefícios da babosa, que é uma das plantas mais pesquisadas no mundo.

    Tudo começa, com a REDESCOBERTA DA BABOSA, logo apos os bombardeios Atômicos dos EUA sobre as cidadades de Hiroshima e Nagasaki, durante a 2ª Guerra Mundial, onde morreram instantâneamente mais de 100 mil pessoas, ficando as que sobreviveram, literalmente queimadas e contaminadas com radiação atômica, num sofrimentos de proporções inimagináveis até aquela data. Diante da situação, o Governo Japonês tentou amenizar o sofrimentos daquelas pessoas, testando tudo o que se sabia de medicamentos e plantas naturais naquela época. Mas, nada deu mais resultados do que a Babosa. Isso fez com que atraisse a atenção da comunidade Científica Internacional, para o REESTUDO DA BABOSA em todo o mundo. Até hoje, as pesquisas sobre a Babosa se intensificam em Universidades e Centros de Pesquisas, inclusive, existindo um Conselho Internacional da CIÊNCIA da Aloe Vera (IASC).

    Nos Estados Unidos, eles mantem um ESTOQUE ESTRATÉGICO DE BABOSA, para tratar a saúde das pessoas, como prevenção contra vazamentos de Radiação Núclear de Usinas Atômicas ou Guerra Nuclear. E ainda tem gente que diz que não tem comprovação científica nenhuma. Pasmem!

    Recentemente, soube que a nossa querida “ANVISA”, passou um verdadeiro recibo de corrupta (o que é uma rotina nas nossas instituições), ao proíbir a comercialização dos sucos industrializados de babosa no brasil. Tudo isso , por força do Megapoderio Bilionário das Indústrias Farmacêuticas, que não querem jamais, que uma simples planta tenha o potencial que a babosa tem, concorrendo com medicamentos químicos e até nocivos a nossa saúde. Lembrando que, mais de 90% dos princípios ativos contidos nos medicamentos vendidos em farmácia, vem de plantas, os quais são isolados e Sintetizados. Com toda certeza, este Orgão só irá liberar novamente a comercialização dos sucos, após haver uma química e destilação das folhas “verdes”… para se descobrir o que já é de conhecimento público.

    ( Obs.: Recebi um e-mail da FLP Brasil, em 31/05/12, onde ela divulga que acaba de obter a liberação da comercialização dos sucos Aloe Vera por ela fabricados. A liberação foi concedida através do julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ocorrido na data de 30.05.2012. )

    Existem muitas empresas no mundo comercializando produtos a base de Babosa. No exemplo da FLP, ela distribui seus sucos e demais produtos em mais de 140 PAÍSES, autorizada pelos Ministérios da Saúde de cada um deles.

    Só para se ter uma idéia do consumo do suco de babosa no mundo, somente a FLP, produz mais de 400.000 LITROS/garrafas de suco de babosa POR DIA. Isso dá mais de 300 Litros/Garrafas fabricados por minuto, 7 dias por semana, ano-a-ano, para suprir a necessidade do consumo mundial.

    A PERGUNTA É:

    Milhares de pessoas no mundo todo, ainda estariam tomando o SUCO ou usando produtos a base de Babosa, se ela não produzisse benefícios para a saúde? Claro que não!

    Como é que só no brasil, de uma hora para outra, tentam proibir, com o argumento de que não tem comprovação científica nenhuma???C?O?R?R?U?P?Ç?Ã?O????!!!!!!!!

    Nos EUA, existe um Conselho Internacional da CIÊNCIA da Aloe Vera/Babosa (iasc), onde um corpo de Cientistas e Pesquisadores estudam cada vez mais os benefícios da babosa para a saúde humana. No brasil e no mundo, diversas Universidades e Instituições de renome internacional também pesquisam cientificamente a babosa. Como é que em nosso país, querem insistir em nos tratar como idiotas?

    E as pesquisas feitas em nossas Universidades, não tem nenhum mérito ou valor???!!!

    Há alguma dúvida que existe pressão de Laboratórios Farmacêuticos por tráz disso???C?O?R?R?U?P?Ç?Â?O????!!!

    Site do Conselho Internacional da Ciência da Aloe Vera, com opção em Português: http://www.iasc.org/complete.html É só selecionar o Idioma.

    Link do vídeo Institucional da FLP que está no Youtube, mostrando todo o processo de produção, desde o plantio até a fabricação dos produtos, onde eles mostram que a casca não tem benefícios para a saúde. Ou seja, toda concentração dos benefícios, encontra-se verdadeiramente no GEL, e não na casca, como já vi citado absurdamente em determinado Blog.

    Clic no link para ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=N43xezhzI2I (nome do vídeo é “Aloe Vera: Da Planta Ao Produto Até Você”). Adianto que o vídeo não foi postado por mim, e que existem diversos no Youtube.

    No site da FLP, eles descrevem o suco de babosa / Aloe Vera Gel da seguinte forma:
    “Suco feito do puro gel de Aloe. Rico em fibras, contém vitaminas, aminoácidos, minerais e enzimas importantes em nosso metabolismo diário. Vitaminas: C e E, e betacaroteno – precursor da vitamina A e vitamina B12. Minerais: Magnésio, manganês, zinco, cobre, cromo, cálcio, sódio e potássio. Aminoácidos: oferece 7 dos 8 aminoácidos essenciais que não podem ser fabricados pelo corpo e têm de ser adquiridos através da alimentação”. Em um dos vídeos sobre os sucos
    http://www.youtube.com/watch?v=iWZgYHoS3yQ&feature=related, eles mostram que estão contidos no gel da babosa 20 minerais, 18 aminoácidos e 12 vitaminas,
    incluindo a vitamina B12. Ou seja, pura nutrição. Como um suco natural como o da babosa, pode fazer mal, se é um Alimento Funcional?

    Em todas estas considerações, não se pode deixar de atentar para o fato de que a Babosa oferece essas mais de 300 substâncias ativas em estado natural, puro, vivo, e de crescimento orgânico. Nas Farmácias encontramos , sob o ponto de vista químico , as mesmas substâncias ativas, mas de produção sintética, ou que significa “mortas”.

    POR QUE A BABOSA FUNCIONA E TRAZ RESULTADOS NA SAÚDE DAS PESSOAS?

    Funciona porque fornece um rico coquetel de elementos nutricionais, que combinando sua ação e equilíbrio, produz um efeito muito mais poderoso do que aquele que seria esperado, se os elementos estivessem separados individualmente. Isso ocorre, porque eles trabalham como um time, intensificando os efeitos de cada um, conhecido como SINERGIA.

    Dentre os muitos livros já escrito sobre a babosa, cito “Os Capilares Determinam Nosso Destino”, cujo autor conheci pessoalmente, o Alemão Michael Peuser, numa magnífica palestra que houve em Natal-RN. Ele é considerado o PAPA DA BABOSA, e anda pelo mundo fazendo palestras sobre a babosa, como uma missão. E olha que ele é empresário no ramo Químico-farmacêutico!

    A partir de extensos estudos, o Sr. Peuser, autor do livro “Os Capilares Determinam Nosso Destino”, elaborou a chamada “Doutrina dos Capilares”, que explica a origem de mais de 100 doenças, ao mesmo tempo em que revela a ação benéfica que a Aloe Vera pode exercer em seu tratamento.

    Para entender melhor a Doutrina dos Capilares, analisemos a partir do nosso Sistema Circulatório, onde temos as ARTÉRIAS e as VEIAS, com um diâmetro considerável.

    A partir das veias, ramificam-se os CAPILARES, que vão ficando mais finos e até micróscopicos, levando nutrientes e oxigênio atraves do sangue, para todos os orgãos e células.

    De algumas décadas para cá, vem ficando cada vez mais comum, pessoas sofrerem Infartes, que é o entupimento/obstrução de um determinado trecho de uma artéria ou veia, por sedimentação de placas de gordura, impedindo a circulação sanguínea, deixando de levar nutrientes e oxigênio, e, consequentemente, causando necrose/morte dos tecidos não irrigados.

    A pergunta é, Se num Infarte, uma Artéria ou Veia, que tem um diâmetro considerável, ENTUPIU, como estão os CAPILARES, que são finíssimos e até micróscopicos vazos sanguíneos? Sem dúvida nenhuma, já estão a muito tempo obstruídos e todos os tecidos dessa região, comprometidos. É por isso, que começam a aparecer doenças diversas e até o câncer, devido a desnutrição, sufocamento e morte das células e dos tecidos de determinado orgão ou região.

    É aí que entra a Babosa, levando em seu coquetel de nutrientes, substãncias que DILATAM OS CAPILARES, fazendo uma verdadeira faxina, drenando todo o lixo existente dentro dos capilares e entre as células, desintóxicando o organismo, e ao mesmo tempo, levando nutrientes e revitalização para a região. Esse é um dos motivos pelo qual a Babosa também é conhecida como FAXINEIRA ou VASSOURÃO, iniciando esta limpeza, pelos intestinos. Acredito que eu tenha conseguido esclarecer um pouco, a teoria dos Capilares. No livro, tem um universo de informações a mais.

    Site do Autor do Livro “Os Capilares Determinam o Nosso Destino”, Michael Peuser, no brasil: http://www.aloevital.com.br/default.htm , onde você poderá adquirir o livro.

    ====================================

    SOBRE O PREPARO DA BABOSA:

    Existe uma forma de preparo indicado pelo Frei Romano Zago, e que, inclusive, está citado no referido livro acima. Só que, para quem é diabético, tem o impecílio da preparação com o mel, e para outras pessoas, tem a impossibilidade de consumir com bebida alcoólica. Desse modo, pra muita gente, fica difícil consumí-la.

    Nessa forma de preparo, erroneamente é utilizada toda a folha, que inclui a ALOÍNA que fica no limite do gel com a casca, e que é TÓXICA. Esse processo de conservação, é de uma época que não se tinha outra forma de conservar o preparado de babosa. Ao se triturar a folha da babosa junto com o mel e bebida alcoólica, com o objetivo de conservar, logo em seguida e a cada dia, vai ficando mais ESCURA, o que siginifica oxidação com perdas das propriedades nutricionais, diminuindo o seu potencial, além do risco da Aloína lhe causar DIARRÉIA, porque é LAXANTE.

    Venho trazer-lhes uma forma bem simples de preparar a babosa, que é o processo de CONGELAMENTO, onde você deixa de sentir o gosto amargo e o cheiro forte da babosa, mantendo todas as suas propriedades nutricionais.

    * O ideal é ter a planta em casa, já com as folhas bem crescidas, de um tamanho acima de 30 centímetros, no ponto para serem colhidas. Quanto maior a folha, maior a concentração do coquetel de nutrientes naturais. Em muitos hortos onde vendem plantas, eles tem mudas de Babosa bem crescidas e ROBUSTAS para serem vendidas.

    * A vantagem de ter a planta em casa, é que você só precisa usar uma ou duas folhas de cada vez, pois irá fazer todo o processo de congelamento, e, só depois de CONGELADA, é que irá usar apenas um pedaço/gomo congelado para cada suco. Outra vantagem do congelamento, é que mantem todos os nutrientes e propriedades contidas no gel, SEM PRECISAR DE ESTABILIZAÇÃO, e, para quem tem hemorroida, é só pegar um dos pedaços e fazer um supositório do gel congelado para uso imediato. É um santo remédio;

    O QUE É O PROCESSO DE ESTABILIZAÇÃO DA BABOSA?

    No vídeo institucional da FLP “Da Planta ao Produto”, eles deixam bem claro que o processo de estabilização da babosa, que é PATENTEADO, tem o objetivo de evitar a oxidação e deteorização do gel, que em contato com o ar, escurece, ficando da cor de café, causando a perda das propriedades nutricionais. Por isso, aonde a FLP tem as vastas plantações de babosa, tem que ter a fábrica de estabilização no mesmo local, para fazer todo esse processo, e, só depois do gel estar estabilizado, é que eles enviam para a fabricação do suco e de toda linha de produtos. Com isso, eles garantem a pureza e a qualidade dos produtos, desde quando é tirado o gel da folha, até chegar ao consumidor.

    Para você, O QUE É MAIS SAUDÁVEL E NATURAL, o suco feito do GEL CRISTALINO retirado diretamente da folha da babosa ou o suco industrializado e estabilizado artificialmente, que 1 Litro custa mais ou menos R$ 70,00? Você é quem DECIDE.

    * A babosa é uma planta de regiões desérticas (no vídeo mostra que a babosa é plantada num terreno bem pedregoso). Portanto, não pode ser plantada em locais encharcados, nem tem a necessidade de irrigar todos os dias, podendo ser plantada num jarro bem adubado com humus de minhoca misturado com terra, por exemplo; e

    Estou ensinando a muita gente esta forma simples de preparação do suco da babosa, para que os benefícios sejam mais abrangentes e multiplicados.

    PREPARO PARA O CONGELAMENTO:

    * Retire as folhas destacando-as da planta pela base/aba, sem cortar, como é mostrado no vídeo (vide também foto abaixo);

    * Após retirar as folhas da planta, NÃO GUARDE-AS NA GELADEIRA, porque irão gradativamente murchar e oxidar, perdendo assim, suas propriedades nutricionais.

    A melhor forma de você conservar a Babosa, é CONGELANDO, não havendo necessidade de nenhum processo de Estabilização.

    * Corte apenas as pontinhas dos espinhos, sem cortar as laterais das folhas, para quando for lavá-las, não se furar e também MANTER A INTEGRIDADE DO GEL.

    * Lave as folhas bem lavadas em água corrente e com um pouco de sabão, para higienizá-las, retirando todos os resíduos existente na base da folha (no vídeo, eles mostram que as folhas passam por diversos processos de lavagem, mergulhadas em água, antes da retirada só do miolo do gel para processamento);

    * Já tenha em mãos, sacos plásticos novos, daqueles simples de 2 ou 3 Kg, próprios para colocar alimentos na geladeira.

    Dependendo do tamanho das folhas, use um saco para cada folha, que sera(ão) cortada(s) em pedaços/gomos para o congelamento;

    * Quando você corta uma folha de babosa, O GEL É CRISTALINO, mas, a partir daí, em pouco tempo o gel começa a oxidar e ficar da cor de café. Isto é o processo de deteriorização dos nutrientes lá contidos. Portanto, pegue um prato ou tigela de VIDRO (não use recipiente ou panelas de alumínio), e vá cortando a folha da babosa em pedaços/gomos, na medida de uns dois dedos ( +- de 4 a 6 cm, dependendo se é na base ou final da folha), SEM DESCASCAR; e

    Jogue fora a ponta de cada folha, por ser muito fina. Em seguida, SEM DEMORA, coloque os pedaços num saco plástico, feche-o e coloque rapidamente para CONGELAR. Só depois de CONGELADA, é que se faz o suco com os pedaços/gomos da Babosa congelados.

    PREPARAÇÃO DO SUCO COM A BABOSA JÁ CONGELADA

    * Antes de fazer o suco da babosa, primeiramente, já tenha um suco pronto e adoçado com açucar ou adoçante (ou sem doce nenhum), seja de manga, uva, caju, graviola, ou a seu gosto. Para quem tem problemas de gastrite, úlceras, Síndrome do Intestino Irritado ou gases, deve evitar utilizar sucos de frutas cítricas, como limão, laranja ou abacaxi;

    * O suco da babosa tem que ser feito só na quantidade de um copo para uso imediato, por não poder ser guardado, pois oxida e perde a maior partes das suas propriedades nutricionais;

    * Pegue no congelador um pedaço/gomo de babosa congelado, para cada copo/pessoa que irá tomar;

    * Se for para uma pessoa, pegue apenas um pedaço, descasque, retirando a casca ainda com uma lâmina do gel congelado, fim ELIMINAR uma substância chamada Aloína, de cor amarelo esverdeada, QUE FICA NO LIMITE DO GEL COM A CASCA. Esta substância é tóxica, e serve como proteção natural da própria planta contra agressões de vírus, bactérias, fungos e insetos nocivos ao Gel. A NATUREZA É SÁBIA!

    Esse é o principal cuidado que você tem que ter ao usar a babosa para ingerir em forma de suco, porque a ALOÍNA além de tóxica é LAXANTE, e costuma dar DIARRÉIA;

    * Após descascar, corte o GEL DA BABOSA CONGELADO em pequenos pedaços diretamente dentro do liquidificador, e coloque um copo do suco já pronto e adoçado.

    * Bata no liquidificador durante 1 minuto e tome imediatamente, para que não haja oxidação e perda dos nutrientes.

    Você verá que, o cheiro característico e o gosto amargo da babosa, desaparecem significativamente pelo processo de congelamento. Com isso, trará um grande benefício para quem é diabético ou para quem não pode tomar bebidas alcoólicas.

    Obs.: Na Palestra do Papa da Babosa, o Alemão Michael Peuser, ele enfatiza que devemos TOMAR MUITO LÍQUIDO TODOS OS DIAS, preferencialmente, A ÁGUA, não somente para facilitar o trânsito intestinal, mas, para manter a transmissão dos impulsos elétricos através dos neurotransmissores do nosso organismo, em níveis ideais. Quando o corpo está desidratado, a transmissão nervosa fica comprometida e a função cerebral diminuída. Por isso que, em determinados momentos, algumas pessoas se sentem meio desorientadas, com raciocínio lento, sem força ou com movimentos lentos (especialmente os Idosos). Quando tomamos o suco da babosa, devemos tomar muita água, para agilizar o processo de limpeza e desintoxicação do nosso organismo.

    Vejam o artigo “ÁGUA, A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO”, em anexo, extraído do site: http://www.bodytalklondrina.com.br/docs/179.pdf

    ————————————-

    ALGUNS DOS MULTIPLOS BENEFÍCIOS DA BABOSA:

    * Aumenta as defesas imunológicas. E por isso, auxilia no tratamento de diversas doenças, inclusive, o câncer;
    * É excelente para quem tem gastrite, úlceras, prisão de ventre, Sindrome do Intestino Irritado, equilibrando a acidêz do estomago e intestinos, favorecendo uma boa digestão;
    * Solta e desgruda todas as fezes que estão ressecadas e endurecidas nos intestinos (veja o vídeo “Sua saúde depende do intestino”), promovendo uma limpeza gradativa e total (lembrando que hemorroida normalmente é consequência de Prisão de Ventre);
    * Contribui com uma dosagem diária de vitaminas, minerais e aminoácidos;
    * É excelente para queimaduras de fogo, chapa quente, água e óleos quentes, queimaduras de sol, cortes, arranhões, e etc…;
    * É excelente para a renovação e revitalização da pele;
    * Ela é regeneradora celular, fazendo sarar mais rápido cortes e ferimentos, minimizando a possibilidade de deixar cicatrizes, dentre inumeras outras propriedades e benefícios. Vejam mais informações nos anexos.

    ————————————-

    QUANTO DEVO TOMAR DO SUCO DE BABOSA?

    Como suplementação alimentar no dia-a-dia, tomar um copo de suco ao dia, de preferência, entre as refeições, para uma máxima absorção dos nutrientes, não necessitando tomar rigorosamente todos os dias. Com isso, você manterá seu corpo saudável e cheio de enérgia, com toda gama de nutrientes contidos no gel.

    Temos que entender o seguinte: tomar suco de manga, cajú, cenoura, beterraba, comer feijão ou arroz, faz mal? Claro que não.

    Da mesma forma, é a babosa, que além de ser um Alimento, é FUNCIONAL. Veja em anexo, a definição de Alimentos Funcionais.

    Quem tem prisão de ventre, gastrite, úlceras, síndrome do intestino irritado e hemorróidas, assista primeiramente ao vídeo do Dr. Yromi Shinya no link mais abaixo, para entender bem que tem que mudar seus hábitos alimentares, pois tudo tem a ver com o que você come no dia-a-dia.

    Nesse caso, inicialmente, tome 1 a 2 vezes ao dia, entre as refeições, todos os dias, para equilibrar a acidez estomacal e iniciar uma faxina geral nos seus intestinos. Isso é mostrado no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=iWZgYHoS3yQ&feature=related.

    Para quem estiver fazendo algum tratamento de saúde:

    CONTINUE TOMANDO AS MEDICAÇÕES INDICADAS PELO SEU MÉDICO(A), sem interrompe-las.

    Nesse caso, tomar o suco da Babosa nos intervalos das medicações, no máximo umas 2 ou 3 vezes ao dia, para que o próprio Organismo REAJA através do FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO.

    Obs.: Quando se toma o suco da babosa, existe um processo inicial de desintoxicação e limpeza dos intestinos e do organismo. Se ao tomar o suco da babosa, as fezes começarem a ficar ralas com princípio de diarréia, interrompa e depois volte a tomar, ou, diminua a quantidade de vezes que está tomando. Isso varia de organismo para organismo.

    PARA USO EXTERNO:

    Pegue no congelador um pedaço/gomo da babosa CONGELADA, descasque, retirando a casca ainda com uma lâmina do gel congelado, fim ELIMINAR a substância tóxica chamada Aloína. Triture o gel congelado no liquidificador e aplique na região onde deseja o benefício. Se for o caso, dependendo do local, use uma atadura para cobrir ou enfaixar a região embebida com o puro gel da folha da babosa.

    A extensa e pormenorizada pesquisa desenvolvida pelo Sr. Michael Peuser, autor do Livro “Os Capilares Determinam o Nosso Destino”, constatou a utilidade da Babosa como agente ou auxiliar terapêutico em casos de: acne, espinhas, machucados, cortes e ferimentos em geral, artrite, afecções cutâneas, bolhas nos pés, eczemas, erisipela, escaras, furúnculo, frieiras, hematomas, herpes, herpes zoster, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), micose, picadas e mordidas de insetos e bichos, problemas com os cabelos, seborréia e couro cabeludo, psoríase, queimaduras solar, por fogo, chapa quente, por radioatividade ou raios X, Varizes, etc… etc… Vejam nos anexos.

    ————————————-

    As informações aqui coletadas, não visão jamais substituir Tratamentos Médicos.
    Seja qual for o problema de saúde que você tenha, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA!

    ————————————–

    Ter atenção que, por desconhecimento, ou mesmo por corrupção de Laboratórios Farmacêuticos, alguns médicos fazem um verdadeiro terrorismo ao uso de produtos naturais para cuidar da saúde. Basta dizer que, a maioria das Universidades de Medicina, tem algum tipo de financiamento oriundos de Laboratórios Farmacêuticos.

    Vejam em anexo “As práticas Ilícitas de Laboratórios”.

    ————————————

    CITAÇÕES DE MÉDICOS COBRANDO ÉTICA NA MEDICINA:

    “ Médicos : Não sejam CAMELÔS da Indústria Farmacêutica “ Dr. Walter Edgar Maffei

    “ Médicos tenham cuidado : os Congressos da nossa Classe são financiados pelas Indústrias Farmacêuticas” Dr. JFJ

    “Médicos: a MEDICINA se aprende em trabalhos científicos sem conflito de interesse” Dr. JFJ

    “Na arte de curar, deixar de aprender é omitir socorro, e retardar tratamentos esperando maiores evidências científicas é ser cientista e não médico” Dr. JFJ

    —————————————

    DEPOIMENTO DE MAHATMÃN GHANDI

    “Vocês me perguntam quais eram as forças secretas que me sustentavam durante minhas longas jornadas. Bem, foi minha inabalável fé em Deus, meu simples e moderado estilo de vida, e a Aloe / Babosa, cujos benefícios eu descobri quando cheguei na África no final do século XIX.”

    —————————————

    Este é o milagre da Babosa, trazendo mais Saúde e Qualidade de Vida para você e sua família. Sendo um dos mais completos suplementos alimentares que a natureza já criou, para limpar e desintoxicar o nosso organismo, promovendo uma melhor nutrição e regeneração celular, com diversas propriedades antioxidantes, analgésicas e antiinflamatórias, dentre muitas outras, FORTALECENDO O NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO, FAZENDO O PRÓPRIO ORGANISMO REAGIR, através de um ALIMENTO FUNCIONAL NATURAL , verdadeiramente nutritivo e saudável.

    Em resumo:

    O seu Organismo estando bem nutrido e fortalecido, combate e elimina todo e qualquer mal que esteja presente ou que queira se instalar.

    Então, faça do seu alimento o seu remédio (Hipócrates).

    = = = = = = = = = =

    Seguem em anexo, algumas informações importantes sobre a Babosa.
    = = = = = = = = = =

    Você sabia que o nosso intestino é considerado o nosso segundo cérebro?

    Leiam esta matéria: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html

    = = = = = = = = =

    Quer saber como estão seus intestinos?

    Assistam ao vídeo do Dr. Yromi Shinya, sobre a saúde dos intestinos, com o título “Sua Saúde Depende do Intestino” :

    http://www.youtube.com/watch?v=dJNxKs1kt2k&feature=results_video&playnext=1&list=PL7162CBE45E3C0D23

    Espero que estas informações sejam úteis para todos que precisam da Imperatriz das Plantas, como é conhecida a BABOSA.

    Façam bom proveito.

    QUEM DESEJAR RECEBER O E-MAIL COMPLETO COM OS ANEXOS, MANDE-ME UM E-MAIL PARA:
    barreto-ma@ig.com.br

    Visitem no Facebook a página: Babosa – Alimento Funcional que lhe dá mais Saúde e Qualidade de Vida .

  6. matia jose

    ola boa tarde;eu uzo o gel inatura da baboza na qeimadura ela tira o ardor rapidinho e evita a impoçao

  7. Ana Paula

    Ola gostei muito da matéria mais fiquei com uma duvida: externamente nao existem contra-indicação? Por exemplo posso passar em bebezinho que machucou o nariz?(caiu e ralou a pele)
    Desde já agradeço

  8. achei muito legau e enteresante maravilhiso otimo ate de mais espero ver econheser mais deses parabens voce e muito enteligente

  9. Joseph Taylor

    Sim ! ! ! venho pesquisando muito sobre a Aloe vera (babosa) desde que lí o livro de Romano Zago, que vem tentando dar provas ào munto leigo e também medico científico, sobre os benefício dos que se tratam por fitoterapia, homeopatia e demais espécies vegetais com propriedades medicinais depurativas e curativas…

  10. Luis carlos monteiro

    Esta matéria e de muita utilidade,aloe vera me fes varios benefiçios e alivio de dores e queimaduras .

  11. Vaqueiro Macho-37

    eu conheço a referida planta, hj, eu colho a seiva e congelo em porções de 100 mg, quando vou usá-la descongelo uma porção e tomo via reto (lavagem), c/30 dias repito. Faço isso de 6 em 6 meses e tenho me sentido bem, graças a Deus.

  12. A babosa também é ótima para os cabelos e para a pele, em geral. É usada em hospital de queimados, para tratar queimaduras. Meu cabelo parou de cair e minha pele está bem lisa, apesar dos 67 anos.
    Vale a pena lembrar que a babosa é o alimento mais completo existente na natureza, depois da chlorella, alga microscópica que prolifera na superfície da água doce. A babosa contém quase todos os nutrientes que necessitamos.

  13. valcir faria

    realmente,uma planta totalmente medicinal e natural para bem estar da saude.

  14. Marcos Antônio Gonçalves

    Já fiz uso da babosa.Senti bem.A anvisa proibiu a venda .,mas tenho em minha casa várias plantas medicinais e já tendo feito curso na unversidade de Viçosa sobre plantas medicinais.Tenho váRIOS PÉS DE BABOSA E A USO COMO COLIRIO,PARA PELE.CABELO ETC…

  15. Graça Carvalho

    Gostei do assunto,mas gostaria de saber sobre o uso da planta nos cabelos,o meu cai muito.
    obrigada.

  16. Graça Carvalho

    Estou feliz por saber que existe uma palnta tão eficaz,amei as informações,mas tenho interesse em saber sobre o uso da babosa no caso de queda de cabelos e seborreia.é o meu problema.obrigada.

  17. Parabéns pela divulgação da babosa.
    Tenho 66 anos, há 27 anos não tomo nenhum medicamento, e ainda jogo capoeira. Pratico o preceituado por Hipócrates “Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento”.
    Claro que isso exige algo que não é vendido em farmácias: disciplina.
    Em outubro de 2007, então com 62 anos, fui acometido por violentas dores, causadas por inflamação na próstata. As dores se agravaram com a infecção urinária, devido à retenção de urina.
    O urologista, após ouvir meus sintomas, estendeu-me um papel e disse, com a arrogância necessária a quem se dirige a um estafermo como eu “Não volte aqui sem estes exames”. Consistiam em torturantes introduções de sonda inflável no reto e uretra, além de urinar sentado em uma cadeira. Li, em sítios americanos e europeus, que os caros exames eram desnecessários e inconclusivos. Comecei a comer a gelatina da babosa (arborescens) que tenho plantada em meu quintal. Não usei a receita do Frei Romano Zago porque a casca da babosa contém muita celulose, que pode provocar, a longo prazo, problemas gástricos. Além disso não uso bebida alcoólica.
    Em menos de uma semana as dores se tornaram suportáveis. Depois de dois meses não sentia mais nada. Até hoje como todos os dias cerca de 10 cm de babosa pura, que colho à noite, na véspera e guardo na geladeira. Minha mulher e meus filhos tomam com suco.
    Tomo também kombuchá, leite de alpiste e como um dente de alho em cada refeição, além de uma dose de cloreto de magnésio após as refeições.
    Sou vegetariano.
    Quem quiser, pode escrever para pbraule@bol.comlbr. Terei prazer em ajudar.

  18. vania zamboti

    Olá! adorei as noticias sobre a babosa!
    Li que para fazer a pomada basta ferver o gel até formar uma parta espessa. Gostaria de saber ,quanto tempo ,no máximo devo ferver e se muda de cor para rosa ou roxeado?
    obrigado.
    Vânia.

  19. Rodrigo

    Oi:

    Gostei do site!
    Temas/coisas ligadas à SAÚDE são sérias/importantes mesmo…
    Confesso que fico meio receoso com tais PROIBIÇÕES RECENTES DA ALOE VERA; ouvia falar tantas qualidades/virtudes de tal planta…
    Últimamante tenho tomado o suco desta – e para quem o procura: em MERCADOS PÚBLICOS devem haver tal, pois o meu comprei um destes (na minha cidade PORTO ALEGRE há). E outra vez comprei em uma FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO (que por sinal tal produto é DIFÍCIL DE SER ENCONTRADO!)…
    O unico jeito de saber se TAL SUCO FUNCIONA/DÁ RESULTADOS seria fazer um EXAME DE SANGUE; dizem que a babosa reduz coisas tipo COLESTEROL/OUTROS MALES QUE AFETAM A CIRCULAÇÃO – até que para o CÂNCER seria bom.

    Boa sorte,
    Rodrigo

  20. Weider de Souza Ferreira

    Bom dia Pessoal voce quere mehlor esse ingredientes, que tal ja pronto pra ingerir com o suco de babosa da forever living
    Aloe Vera Gel é um suco constituído exclusivamente do puro gel de Aloe vera barbadensis Miller estabilizado e do qual derivam todas as bebidas distribuídas pela Forever Living Products. Conseqüentemente, suas propriedades e possibilidades de uso são compartilhadas por todas elas.

    Possibilidades de Uso
    Abscesso; Acne; Afta; Aids; Alergia; Anemia; Artrite; Artrose; Asma; Azia; Bronquite; Bursite; Câimbra; Câncer; Candidíase; Carência nutricional; Cirrose; Cistite; Colesterol alto; Colite; Contusão; Cortes/feridas; Dentes moles; Depressão; Dermatite; Desidratação; Diabetes; Diarréia; Disfunções articulares, hepáticas, musculares, pulmonares, renais etc.; Diverticulite; Doença de Crohn; Dor de cabeça; Dor nas juntas; Eczema; Epstein-Barr; Erisipela; Erupção cutânea; Esclerose múltipla; Fadiga; Faringite; Fezes ressecadas; Fibromialgia; Flebite; Fratura óssea; Furunculose; Gases; Gastrite; Gastrointerite; Gengivite; Gota; Gripes; Hematomas; Hemodiálise; Hemorróidas; Hepatite; Herpes; Hipertensão; Indigestão; Infecção; Infecção microbiana; (bactérias, fungos,vírus)Inflamações; Insônia; Leucemia; Lúpus; Má digestão; Mau hálito; Osteoartrite; Osteoporose; Otite; Problemas circulatórios, gastrintestinais ,hepáticos, renais, e de cicatrização; Pancreatite; Pele seca; Picada/mordidas; Periodontite; Prisão de ventre; Prostatite; Psoríase; Queratite; Queratose; Quimioterapia; Radioterapia; Resfriados; Retinopatia; Reumatismo; Seborréia; Síndrome dos intestinos inflamados; Sinusite; Tendinite; TPM; Tuberculose; Úlceras; Urticária; Vaginite; Varizes; Viroses;

  21. Gostaria de adquirir o suco de babosa, onde encontrar?? posso adquiri via internet?
    Favor nos orientar como fazer

  22. nice silva

    oi me chamo nice e gostaria de saber se vcs me indicam um remedio para quem tem problemas de rins, para quem ja fez cirurgia e q os sintomas voltaram ,e esta precisando de um remedio q pelo menos cure esse problema ,agradeço muito pela atençao de tds ai um abraço nice

  23. Sônia Cristina de Paiva Lima Oliveira

    Realmente essa planta é “MIL”. Meu pai é acamado mas de 1 ano e se não fosse a Babosa, ele estaria com escara.

  24. adilson silverio

    minha sogra tem uma ferida na perna a muito tempo ela ja usou varios remedio e não deu resultado há ela tem diabete será que a babosa pode ajudar a cicatrizar obrigado pela oportunidade

  25. veronica

    achei o maximo isso tudo parabens
    meus pais são indios eu adorei essa pagina de prantas medicional e natural
    isso sim e bello

  26. aucioneide

    maravilhosa essa materia,o leitor tem subisidios para tratar de suas infermidades parabens .

  27. Estou procurando a onde poderia saber que tipo de Babosa eu tenho.. Esiste um centro de pesquisa o laboratorio que eu possa enviar uma amostra da minha babosa e eles me informar qual e ????? alguem sabe???

  28. lali bossardi

    Sou uma beneficiaria desta planta magnífica que tem um grande teor medicamentoso e entra como um grande aliado entre as juntas medicas, aumentando a imunidade de uma tal forma que ajuda a combate muitos males do organismo. Mas creio que é importante sempre as pessoas estarem alertadas em relação as especies de aloe vera, sendo que não são todas, já que são muitas, as que são medicinais. E também ao tipo de cultivo da planta(solo, idade planta para ceifa e outros) o que influencia demasiado na composição final do gel na folha. Existem entidades q atestam esta procedencia,oq prova q a planta ñ perdeu suas propriedades.

  29. Pedro Lopes

    li numa pagina da internet sobre a babosa o cancer e uma amigo a tomou. ele tinha cancer de Prostata, conforme recomendação da pagina e sarou. Ele sofreu muito com tratamento tradicional. com a babosa está curado. é um vizinho meu.

  30. Ivanir Pires

    A Babosa com mel e um aguardente ou conhaque só para conservação para tratamento da próstata, tomando uma colher de sopa pela manhã e outra à noite, tem algum efeito colateral ou não funciona?

  31. roberto

    olá, comecei um tratameento com o suco da babosa a fim de curar uma cogestão nasal, pois em função dela, respiro com dificuldade, mesmo sem estar gripado. no entanto, coincidiu que, após seu uso, tenho sentido desejo de vomitar quando bebo alguns líquidos como café, leite com tody. Na verdade, não consigo mais tomar café, cevada. será que de fato o uso do suco da babosa (suco da polpa com vinho) é o responsável?
    obrigado

  32. Leticia Marque da Cruz

    A babosa se passada em uma queimadura pode causar mau cheiro no local.

  33. Marlene

    Estou fazendo tratamento com Babosa e estou me sentindo bem dos incomodos da doença, ainda não posso dizer do resultado, que espero a cura) mas já apresenta alguns bons resultados.

  34. carlos henrique

    A babosa pode ser tomada para quem usa remedio pra hipertensão?

    Réplica – A babosa não possui contra-indicações para uso externo ou interno por quem possua hipertensão arterial. No entanto, assim como qualquer medicamento ou produto natural, qualquer alteração na condição de saúde deve resultar na cessação imediata do uso. Att.

  35. A babosa e muito importante pra muita coisa, muito nutricional e fabulosa, muito fabulosa. A babosa e uma coisa muito legal e especial.

  36. Boa tarde,
    Gostaria de saber se posso tomar o suco de aloe vera sempre ou tem restrições. Tomo um frasco e paro por um tempo ou posso tomar sempre. Obrigada

    Réplica – É sugerida a leitura do texto O Suco de Aloe vera (O Suco de Babosa), nele, todos possíveis efeitos colaterais sobre o suco são expostos. Att.

  37. Alcimária Souza

    É incrível o poder curativo desta planta, tenho utilizado-a para melhorar diversas enfermidades… É fantástica. Obrigada pelos esclarecimentos. Que DEUS os abençõe.

  38. Eliane Gonzaga

    Adorei a reportagem sobre a babosa e todos os esclarecimentos sobre esta planta milagrosa. Obrigada. Atenciosamente, Eliane.

Comentar