Bálsamo-de-Gileade: benefícios e propriedades medicinais

O bálsamo-de-Gileade (Populus candicans) é uma planta medicinal também conhecida como bálsamo-de-Álamo, bálsamo-de-Meca e balm of Gilead (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Populus gileadensis, Populus balsamifera e Populus nigra. Pertence a família Salicaceae.

Benefícios do bálsamo-de-Gileade

Os glucosídeos populina e salicina são componentes comuns a quase todas as espécies do gênero Populus. Devido a consideráveis concentrações de salicina, o bálsamo-de-Gileade é usado para muitas das aplicações da Aspirina. Usada na medicina popular em forma de cataplasma ou compressões para artrite, reumatismo, abscessos pós-operatórios, eczema e psoríase. As cascas e folhas são utilizadas para aliviar o incômodo nos pulmões e rins causados pela tosse. A casca é um popular tônico e febrífugo capaz de aliviar febres intermitentes.

A infusão da planta é utilizada como remédio natural para debilidade causadas após febres longas, distúrbios reprodutivos, vermes, má-digestão, diarreia crônica, febres intermitentes e outras doenças. Como um diurético, foi beneficamente utilizada para o tratamento da gonorreia. Os botões são utilizados em forma de chá para dores de garganta, tosse e laringite. Também é utilizada na fabricação de perfumes e sabões.

Contraindicações e efeitos colaterais do bálsamo-de-Gileade

A planta pode reduzir a quantidade de leite materno e portanto não deve ser utilizada por mulheres lactantes.

História e curiosidades

Aparentemente, a planta surgiu pela primeira vez em um jardim em Devon, no Reino Unido, e foi introduzido por um viveiro em Truro em 1920. Não possui vida longa e cresce em melhores condições em solos ricos e úmidos. É uma árvore muito popular na Irlanda, onde é plantada inclusive de forma ornamental em jardins.

A Populus candicans é um híbrido das espécies Populus balsamifera e Populus deltoides. A árvore possui um aroma doce e resinoso. A goma pegajosa nas folhas é recolhida para uso medicinal e chamada de bálsamo de Gileade.

Referências:
A poplar irish tree: Populus candicans ‘Aurora’

Comentários

1 Comentário

  1. Pe. José Ricardo Martins

    venho por este meio pedir que me informem , se possive onde posso comprar um pouco de Bálsamo de Gileade, oleo essencial. desde ja o meu muito obrigado
    pe. José Ricardo

Comentar