Banana: benefícios e propriedades medicinais

A banana (Musa spp.) é um vegetal muito popular rico em propriedades medicinais e que possui sabor agradável. A bananeira é nativa nas florestas tropicais do Sudeste da Ásia, contudo, atualmente está distribuída em todas as regiões tropicais do mundo e é cultivada em mais de 127 países.

Benefícios da banana

A banana é rica em nutrientes, vitaminas, proteínas e minerais, sendo muito útil em casos de desnutrição e anorexia. Seu alto teor de potássio auxilia mulheres com cólicas e dores. A presença do zinco é útil para infecções de pele, perda de cabelo e problemas de fertilidade masculina. Alguns tipos de banana possuem alto nível de serotonina, tornando-as benéficas para o coração, músculo liso. A banana é muito útil para pacientes com ansiedade, depressão e Mal de Parkinson, vez que além de serotonina, melhora a produção de dopamina.

Sua casca é usada para combater o aumento da próstata induzido pela testosterona. Outros usos terapêuticos incluem a utilização no tratamento da gota, colesterol alto, úlceras, disenteria e enxaqueca. Pesquisadores mostraram propriedades antioxidantes e hipoglicemiantes (redução do açúcar no sangue) por meio do extrato da banana em pacientes com diabetes tipo 1. Verificou-se que os extratos possuem propriedades semelhantes à Glibenclamida, um antidiabético farmacêutico produzido pelo laboratório Medley. Além disso, a fruta não madura contém amidos resistentes à hidrólise, que por sua vez são adequados para diabéticos.

Benefícios da banana para a saúde do cabelo

Bananeira - Musa spp.
Bananeira – Musa spp.

Os benefícios não são apenas limitados à saúde, mas também se estendem aos tratamentos de beleza. É um tratamento de beleza eficaz tanto para a pele quanto para o cabelo. As bananas são ótimas para o cabelo e couro cabeludo. Eles melhoram a capacidade de gerenciamento e brilham enquanto hidratam a pele, ajudando a prevenir e controlar a caspa. Por ser rica em potássio, óleos naturais, carboidratos e vitaminas, ajudam a suavizar e proteger a elasticidade natural do cabelo, impedindo a separação das extremidades e a ruptura.

As bananas aumentam a força, resistência e o brilho dos cabelos. A maioria dos produtos de cabelo que possuem banana como ingrediente estão disponíveis apenas em spas e salões de beleza. Contudo, é simples fazer seu próprio condicionador de cabelo ou máscara facial. Assim como uma máscara facial que aumenta o brilho do seu rosto imediatamente, uma máscara de cabelo também melhora a qualidade dos fios drasticamente.

Uso na culinária

A banana pode ser usada como alimento, onde a fruta pode ser comida crua, mas também cozida, frita, seca, convertida em farinha ou por meio de outras formas de preparo. As folhas podem ser usadas como “envoltório” para arroz em vapor e outros alimentos e sobremesas. As flores de banana podem ser comidas como vegetais, em sopas e curry, ou mesmo fritas.

Banana e mel: receita para curar ressaca

Banana com Mel
Banana com Mel

As bananas são conhecidas por acalmar o estômago irritado e ajudar a hidratar o corpo. As bananas são ricas em eletrólitos importantes, como o magnésio e potássio, que são severamente eliminados durante o consumo excessivo de álcool. Uma das maneiras mais rápidas para curar uma ressaca é fazer um coquetel de banana com leite e mel, batendo a fruta no liquidificador com água e adicionando mel a gosto.

Contraindicações e efeitos colaterais da banana

As bananas nanicas só devem ser ingeridas por diabéticos quando autorizadas por uma profissional da saúde, vez que possuem uma grande quantidade de sacarose. Pacientes com risco de trombose também não devem consumir a planta. Pessoas com hipersensibilidade à banana, não se devem consumi-la antes de dormir, vez que é um alimento de digestão demorada, podendo gerar um efeito negativo sobre o fluxo da bílis ou mesmo fermentação no estômago. Pessoas com sobrepeso devem consumir em pequenas quantidades, vez que a fruta contém muitas calorias.

Durante a gestação, a banana é importante para a mulher pois é um alimento muito rico em proteínas, vitaminas, nutrientes e minerais, e está inserida na dieta de frutas e legumes frescos diários que uma gestante deve ingerir, contudo, o consumo não é recomendado para mulheres em fase de amamentação, vez que as substâncias podem passar para a criança através do leite materno e provocar alergias, caso haja hipersensibilidade. Crianças menores de três anos possuem um sistema digestivo ainda inadequado para digerir bananas.

História e curiosidades

Como as folhas da bananeira são resistentes à água, acabam sendo usadas como guarda-chuvas, pratos, copos e decorações ecológicas. O caule também é usado para fazer papel, e a casca de banana pode ser útil como purificador e na extração de contaminação por metais pesados da água do rio. Além disso, as folhas podem ser usadas para fazer camadas para uma lagoa de água natural.

Referências:
Musa spp. – Banana. Musa spp. Eng/Ita: Banana, Indo: Pisang; Swe: Banan. Family: Musaceae. Phytoart.
Traditional and Medicinal Uses of Banana. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry
Pari, L., and J. Umamaheswari. “Antihyperglycaemic activity of Musa sapientum flowers: effect on lipid peroxidation in alloxan diabetic rats.” Phytotherapy Research 14.2 (2000): 136-138.
Hettiaratchi, U. P. K., S. Ekanayake, and J. Welihinda. “Chemical compositions and glycemic responses to banana varieties.” International journal of food sciences and nutrition 62.4 (2011): 307-309.

Comentários

Comentar