Benefícios da Aloe vera

[Recentemente foi lançado o Memento Fitoterápico, um documento editado pela ANVISA que reúne informações científicas de 28 plantas medicinais e possui o objetivo de expandir e valorizar as riquezas naturais cultivadas no Brasil. Dentre mais de 10 mil espécies de plantas com potencial terapêutico, um dos grandes destaques é a Aloe vera, agave chamada de babosa popularmente.

Previne e trata diversas doenças

Aloe vera (Babosa)

Conhecida como “planta da vida”, a Aloe vera é uma das espécies vegetais mais completas da natureza, sendo isenta de reações adversas. Pesquisas científicas comprovaram que as propriedades encontradas na babosa são essenciais para a prevenção e tratamento de várias doenças, que ainda é um fitocosmético com características anti-inflamatórias e cicatrizantes. Devido à ação antioxidante, nutritiva e regenerativa, a Aloe vera é uma ótima opção para aqueles que desejam hidratar, recuperar e regenerar a pele e os cabelos.

Rica em vitaminas e minerais

Segundo historiadores, a planta era o segredo de beleza utilizado por Cleópatra, no antigo Egito. Atualmente, existem muitos cosméticos produzidos a partir da mucilagem encontrada no centro das folhas da babosa. O gel de Aloe possui dezoito aminoácidos essenciais para a formação de proteínas, vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e mais de 20 minerais.

Ajuda na cicatrização de feridas

Estudos comprovaram que o gel de Aloe vera estimula células do tecido conjuntivo, como os macrófagos e fibroblastos a reduzirem os efeitos de uma contaminação, favorecendo o processo de cicatrização. O mesmo estudo ainda concluiu que o gel de babosa atua como inibidor de um mediador do dano tecidual progressivo, contribuindo para a ação anti-inflamatória.

A Aloe vera é o melhor remédio natural para queimaduras

A Aloe vera tem propriedade antibacteriana, cicatrizante, indicada ainda para queimaduras por possuir o poder de regenerar a pele. Muitas queimaduras de grau elevado (profundas) tratadas com Aloe vera conseguem evoluir para uma queimadura de menor grau em poucos dias. Feridas também são tratadas com o gel de babosa.

Combate a acne

Com o seu efeito cicatrizante comprovado, pessoas propícias a terem pele com acne se beneficiam ao usarem a Aloe vera para prevenir e tratar de forma eficaz.

Reduz a queda de cabelo (calvície)

Além de todas as maravilhas já citadas, a Aloe vera ainda é o melhor tratamento natural para aquelas pessoas que sofrem com a queda excessiva de cabelo. O uso contínuo dos shampoos e géis capilares fortalece os fios e funciona para os mais diversos motivos de queda de cabelo, desde aqueles causados por químicas em excesso, problemas hormonais e até mesmo para a calvície.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar mostrou que cerca de 25% das mulheres e 70% dos homens brasileiros sofrem com algum grau de calvície. Os princípios ativos da Aloe vera penetram de forma imediata no couro cabeludo e limpam profundamente os poros, eliminando todas as impurezas que impedem que ele cresça de forma saudável. Alguns tipos de alopecia (calvície) são tratados com a babosa, vez que ela age no exato ponto em que se inicia a queda de cabelo, reduzindo gradativamente a perda dos fios e acelerando o crescimento capilar.

Referências:
Memento Fitoterápico. Portal Anvisa.
Maia, Antonio Martins Filho. Análise da ação antiinflamatória do Gel de Aloe Vera (babosa) associado ao ultrassom em processo inflamatório crônico em modelo experimental de tendinite em ratos. Universidade do Vale do Paraíba. Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento. São José dos Campos – SP, 2008.
Dorneles, D., Wouk, A.F., Pontarolo, R., Oliveira, A.B. Efeito de Aloe vera Linné sobre a cicatrização de feridas de pele em coelhos.Visão Acadêmica, Curitiba, v. 4, n.1, p.39-46, 2003.

Comentários

Comentar