Benefícios da canela para emagrecer e controlar o diabetes

A canela (Cinnamomum zeylanicum) é uma planta medicinal e especiaria também conhecida como pau-canela, caneleira, quinino, madeira-doce, cássia, dentre outros nomes populares. É uma árvore de pequeno porte, de aproximadamente 10 a 15 metros de altura, nativa do sul da Ásia, pertencente à família das Lauráceas.

Benefícios da canela para controlar o diabetes

A canela é uma especiaria obtida através da parte interna da casca do tronco e, além de ser utilizada como especiaria em vários pratos culinários, pode ser utilizada em dietas de perda de peso e por diabéticos. A canela diminui os níveis de açúcar no sangue, auxiliando na perda de peso, além de manter os níveis de insulina sob controle. Os níveis de insulina caminham lado a lado com os níveis de açúcar no sangue, e manter os níveis mais baixos de insulina é um elemento importante para a perda de peso e manutenção da saúde em geral.

A canela reduz os níveis de açúcar no sangue, juntamente com os níveis de colesterol ruim (LDL), sem afetar o colesterol bom (HDL). Devido a essas propriedades, é útil tanto para o coração e pacientes com diabetes mellitus tipo 2. A diminuição dos níveis de açúcar no sangue e melhoria das taxas de colesterol ajuda a reverter a resistência à insulina ou pré-diabetes.

A canela possui um efeito regulador sobre os níveis de açúcar no sangue e, simultaneamente, aumenta os níveis de insulina no organismo. Ela imita a atividade biológica da insulina e aumenta o metabolismo da glucose. Como altos níveis de açúcar no sangue podem levar ao armazenamento maior de gordura pelo corpo, ajuda a prevenir este armazenamento e auxilia na perda de peso. Além disso, influencia a maneira em que o açúcar é metabolizado pelo organismo, o que impede a transformação do açúcar metabolizado em gordura.

Benefícios da canela para emagrecer

Quando a canela é consumida, o corpo reage quimicamente para digeri-la. Esta reação acelera o metabolismo, a fim de compensar o processo de digestão da erva. Quando o metabolismo acelera, queima mais calorias e consequentemente se perde peso mais rapidamente. Também atrasa a passagem do alimento do estômago para o intestino, assim, provoca uma sensação de saciedade por mais tempo, consequentemente, reduzindo a quantidade de alimentos ingeridos. A especiaria também ajuda o organismo a processar os carboidratos de forma mais eficiente e isso ajuda na perda de peso. Estudos demonstraram que a gordura abdominal é mais sensível aos efeitos da canela do que a gordura de outras partes do corpo.

Para usufruir das propriedades, a melhor opção é a de se consumir o chá de canela fresco, uma bebida saudável e saborosa. Alternativamente, pode-se polvilhar a especiaria em pó no cereal, aveia ou fruta, como a banana, ou até mesmo acrescentar um pouco no café. Para obter melhores resultados em seu programa de perda de peso, é fundamental seguir uma dieta nutritiva, com a prática regular de exercícios físicos. Incorporando uma colher de chá de canela em sua dieta diária pode definitivamente reduzir o apetite e ajuda a perder peso.

A adição da canela em alimentos como o queijo, e em tortas e outros preparos, melhora o sabor. Também pode ser adicionado a sucos de fruta para a mesma finalidade. Também existe a opção de tomar cápsulas para obter as mesmas propriedades.

Contraindicações e efeitos colaterais da canela

Não deve ser usada por pessoas com febre, que estejam com hemorroidas ou urina sangrenta. Durante a gravidez deve ser consumida em pequenas quantidades.

Referências:
How a Scoop of Cinnamon a Day Can Help You Lose Weight. Fitday.
Grandma’s Little Black Book. Cinnamon Diet to Lose Weight & The Oatmeal For Dinner Diet. The Best Way to Successful Dieting, About Online Diet Programs

Comentários

Comentar