Canelinha: benefícios e propriedades medicinais

A canelinha – Croton zehntneri, é uma planta medicinal nativa da região Nordeste do Brasil, também conhecida como canela-brava e canela-de-cunhã. Pertence à família Euphorbiaceae.

Benefícios da canelinha

A canelinha é aromática e possui um rico óleo essencial. Suas folhas e talos são dotados de um aroma agradável que lembra uma mistura de erva-doce ou anis-estrelado e cravo-da-Índia, contudo, o aroma da planta é variável entre exemplares encontrados em diferentes localidade do Nordeste, devido à variação na concentração dos constituintes químicos mais abundantes nos seus óleos essenciais: anetol, eugenol, metil-eugenol e estragol. No Brasil, os chás medicinais e bebidas feitas a partir de folhas da canelinha são usados como agentes de cura.

Dados indicam que essa planta exerce uma atividade de cicatrização de feridas, demonstrando assim um potencial terapêutico relevante. Através de recentes pesquisas, foi observado que a canelinha exerce efeitos antiespasmódicos, o que explica o seu uso no tratamento de problemas gastrointestinais. É utilizada na medicina popular também como um tipo de sedativo e como anti-anorexígeno (estimulante de apetite).

O óleo essencial da Croton zehntneri (EOCZ), devido ao anetol, seu principal constituinte, é utilizado para o tratamento de lesões gástricas. O tratamento oral provoca uma gastro-proteção. O anetol também causa o aumento da produção de muco da mucosa gástrica, além disso, é sugerido que pode auxiliar no tratamento de úlceras gástricas. A espécie Croton zehntneri faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Pesquisas científicas

Pesquisas com o óleo essencial da canelinha demonstraram atividade larvicida contra o Aedes aegypti (mosquito-da-dengue), antifúngica e potencialidade fitoterápica para dermatofitoses. Dados preliminares mostraram que o óleo essencial apresenta ação miorrelaxante e antiespasmódica de acordo com o tipo de músculo liso, sendo mais específico para músculo liso das vias aéreas.

Camadas de células de músculo liso formam as paredes de vários órgãos e tubos no corpo, incluindo vasos sanguíneos, estômago, intestinos, bexiga, vias aéreas, útero e sinos cavernosos do clitóris e pênis. Um estudo caracterizou os efeitos farmacológicos do óleo essencial de Croton zehntneri (OECz) e de seus principais constituintes (anetol e estragol) em músculo liso traqueal de ratos.¹

Contraindicações e efeitos colaterais da canelinha

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso da canelinha.

Referências:
¹ ALVES, Camille Maria de Holanda Angelim. Croton zehntneri and trans-anethole improves cutaneous wound healing.” Journal of ethnopharmacology 144.2 (2012): 240-247.
Sousa, Elisa MBD, et al. “Extraction of volatile oil from Croton zehntneri Pax et Hoff with pressurized CO 2: solubility, composition and kinetics.” Journal of food engineering 69.3 (2005): 325-333.

Comentários

Comentar