Capim-limão: benefícios e propriedades medicinais

O capim-limão (Cymbopogon citratus) é uma planta medicinal também conhecida como capim-santo, santocapim, capim-cidreira, capim-cidrilho, grama-cidreira, cidreira, falsa-erva-cidreira, capim-de-cheiro, capim-cheiroso, capim-marinho, citronela-de-java, erva-príncipe, chá-de-príncipe, chá-de-estrada, lemongrass (inglês), dentre inúmeros outros nomes populares. Pertence a família Poaceae.

Benefícios do capim-limão

O principal componente químico encontrado no capim-limão é o citral, um aromático usado em perfumes devido ao seu forte odor de limão. É também um agente antimicrobiano e antifúngico eficaz na inibição e destruição de microrganismos nocivos, além de ser um repelente de insetos. O citral também aumenta a capacidade do corpo em aproveitar a vitamina A. O óleo de capim-limão, que possui cheiro doce, é muito utilizado na aromaterapia e medicina aiurvédica, vez que ajuda a aliviar a depressão, estresse e tensão do corpo.

Usado popularmente em forma de cataplasma para dores de artrite e como erva de banho para músculos doloridos. O capim-limão ajuda a aliviar espasmos musculares, reduzindo todos os sintomas relacionados à dor. É utilizado para todos os tipos de dor, incluindo dor abdominal, dores de cabeça, dores nas articulações, dores musculares, espasmos do trato digestivo, câimbras musculares, dor de estômago, dentre outros. Também tem sido associada ao aumento da capacidade do corpo para reparar o tecido conjuntivo danificado, incluindo a cartilagem, ligamentos e tendões. É acrescentado a óleos de massagens para ajudar a aliviar dores nas costas, deslocamentos, reumatismo e tendinites. A erva é usada na desintoxicação dos órgãos digestivos do corpo, como o pâncreas, fígado, rim e bexiga.

Benefícios para a pele

O óleo essencial diluído do capim-limão pode ser usado como um antifúngico para condições de pele, incluindo micose e pé-de-atleta. O extrato do capim-santo também pode ser aplicado a feridas recentes e abertas, vez que a erva atua como um antisséptico que previne infecções. Ainda pode ainda ser utilizado como um desodorizante natural para prevenir odores corporais causadas por bactérias. A propriedade antibacteriana da erva também faz com que seja ela seja útil para o tratamento natural da acne.

As propriedades anti-sépticas e adstringentes da planta são úteis para pessoas com cabelo e pele oleosa. O óleo essencial do capim-limão é usado em perfumes, sabões, desodorizantes, detergentes e loções.

Uso na culinária

O capim-limão é muito usado em pratos tailandeses e vietnamitas. As folhas exteriores são muito fibrosas para serem consumidas e normalmente são retiradas na hora de servir as refeições. A preparação mais comum do chá é feita fervendo as folhas secas em água quente por alguns minutos.

Contraindicações e efeitos colaterais do capim-limão

O óleo de capim-limão pode irritar a pele sensível, por isso deve ser usado com precaução. Deve ser evitado durante a gravidez, vez que pode causar irritações de pele. Pessoas com doenças renais ou hepáticas não devem utilizar a erva.

Comentários

5 Comentários

  1. Marilia Teixeira Lopes

    Imporantes as informações dos benefícios e alguns efeitos colaterais !
    Temos tudo na natureza, importante conhecer essas informações para utilizarmos.

  2. ROGERIO COSTA

    Bom dia . Preciso saber se colocar a erva dentro de um pano e colocar sobre os olhos para relaxar aproveitando o cheiro posso ter problema de pele e a gravida não pode fazer uso assim tambem?
    Só o cheiro vai dar problema para quem tem problema renal?

Comentar