Capim-tiririca-do-brejo: benefícios e propriedades medicinais

O capim-tiririca-do-brejo (Cyperus rotundus) é uma planta medicinal (erva-daninha) também conhecida como tiririca, capim-tiririca, tiririca-do-brejo, capim-dandá, erva-coco, junça-aromática e nutgrass root (inglês). Pertence a família Cyperaceae.

Benefícios do capim-tiririca-do-brejo

Apesar de ser considerada uma erva-daninha em muitas regiões do mundo, a tiririca possui um rizoma muito rico medicinalmente que pode auxiliar na perda de peso, cura da diarreia, condições de pele e outras doenças. Na medicina aiurvédica, preparações de capim-tiririca são usados para tratar infecções por fungos, prurido, erupções cutâneas e herpes, contudo, tais usos ainda carecem de comprovação científica. Outros usos já relatados incluem amenorreia, depressão, diarreia, dismenorreia, dispepsia, flatulência, inchaços, e perda de peso.

Do óleo volátil da Cyperus rotundus é produzido o Extrapone, um agente natural branqueador capaz de inibir a melanina em mais de 41% quando utilizado em uma concentração de 0,5% em ensaios clínicos. Vários cremes para a pele contêm Extrapone em sua composição como uma alternativa para a hidroquinona, um clareador de pele comum em muitos produtos comerciais. O óleo essencial é composto de b-pineno, cyperene, a-cyperone, b-cyperone e a-cyperol como principais ingredientes, além de alcaloides, flavonoides e triterpenos.

Pesquisas científicas

Segundo um estudo publicado em 2010 no Jornal da Ayurveda e Medicina Integrativa, a tiririca-do-brejo pode ajudar a inibir a diarreia em algumas pessoas. Os pesquisadores deram aos ratos óleo de rícino para induzir diarreia e logo em seguido foram tratados com Cyperus rotundus, Heterophyllum aconitum (acônito) ou uma medicação antidiarreica tradicional. Foi constatado que os ratos que receberam tiririca tiveram uma inibição de 46 por cento do quadro de diarreia. Já a medicação tradicional causou uma redução de 65 por cento.

Com relação a perda de peso, um estudo de 2007 publicado na revista Phytotherapy Research examinou os efeitos do extrato de capim-tiririca-do-brejo na inibição do ganho de peso em ratos obesos durante o período de 60 dias. Foi observado que os ratos apresentaram redução significativa no peso sem que fosse necessário reduzir a quantidade de alimentos ingeridos e sem ocorrer toxicidade.

Contraindicações e efeitos colaterais do capim-tiririca-do-brejo

A erva não é tóxica ou ou carcinogênico e não tem efeitos secundários relatados nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

A Cyperus rotundus é utilizada pela medicina tradicional chinesa e indiana há séculos. A erva cresce em áreas pantanosas e beira de rios. Sua fibra é usada na fabricação de panos, papel e cestas. O papiro, o tipo de papel mais comum utilizado no Egito Antigo, era feito com o papiro (Cyperus papyrus), que pertence a mesma família do capim-tiririca.

Referências:
What Skin Lightening Products Should I Use to Lighten My Face? Wltips Skincare.
Venkatasubramanian, Padma, Subrahmanya K. Kumar, and Venugopalan SN Nair. “Cyperus rotundus, a substitute for Aconitum heterophyllum: Studies on the Ayurvedic concept of Abhava Pratinidhi Dravya (drug substitution).” Journal of Ayurveda and integrative medicine 1.1 (2010): 33.
Lemaure, Bernard, et al. “Administration of Cyperus rotundus tubers extract prevents weight gain in obese Zucker rats.” Phytotherapy Research 21.8 (2007): 724-730.

Comentários

Comentar