Caralluma fimbriata: efeitos e propriedades

A Caralluma fimbriata é um cacto medicinal suculento e comestível, cultivado em várias regiões da Índia e famosa sobretudo por sua suposta capacidade de combater a obesidade e a compulsão alimentar. Ela possui algumas propriedades adicionais a perda de peso, sendo capaz de bloquear a atividade de várias enzimas, inibir a formação de gorduras e forçar o organismo a queimar suas reservas de energia. A Caralluma não só é um supressor de apetite, mas também um queimador de gordura (termogênico).

Efeitos da Caralluma fimbriata

Em geral, o gênero Caralluma está associado na medicina alternativa como tendo propriedades medicinais para várias condições de saúde, incluindo o tratamento de reumatismo, diabetes, hanseníase, paralisia e inflamação ao mesmo tempo, possuindo propriedades antimaláricas, anti-úlceras, antioxidantes, antinociceptivas e antiproliferativas. O extrato de Caralluma fimbriata parece estimular o metabolismo, reduzir o apetite, diminuir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a resistência, otimizando a oxigenação do corpo.

Um estudo realizado em indianos adultos dos sexos masculino e feminino com excesso de peso observou que o extrato de Caralluma fimbriata foi capaz de induzir a perda de peso em 2,5% em 60 dias, enquanto o grupo placebo reduziu a gordura corporal em 1,2%. A diminuição da circunferência abdominal também foi mais significativa no grupo que consumiu a Caralluma. A perda de gordura final foi de 1,2kg no grupo que consumiu o extrato e 200 gramas no grupo placebo. A Caralluma reduziu significativamente a fome e o apetite, mas não apresentou sensação de saciedade. Ambos os grupos foram sujeitos à mesma dieta durante o período de estudo.

Como acontece com qualquer inibidor de apetite, as pílulas de emagrecimento da Caralluma fimbriata são consumidas em conjunto com uma dieta bem equilibrada com adição de multivitamínicos e minerais, para garantir ao corpo que faça a ingestão regular de níveis diários recomendados de nutrientes. Ter um corpo bem nutrido é importante para perda de peso, vez que é difícil para o corpo queimar gordura de forma segura e eficiente quando há carência de certos nutrientes.

Contraindicações e efeitos colaterais da Caralluma fimbriata

O grande perigo de tomar inibidores de apetite é sempre a perda grande da vontade de comer, o que pode forçar o organismo a diminuir consideravelmente o consumo de alimentos nutritivos. Estudos com humanos não detectaram toxicidade na Caralluma fimbriata.

“A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu no dia 21.12.2010 a importação, fabricação e comércio da substância Caralluma fimbriata. A Anvisa informa que até o momento nenhum produto que contenha em sua composição a substância Caralluma fimbriata se encontra regularizado no país, tendo em vista que não há qualquer comprovação em relação à sua segurança e eficácia.”

Curiosidades

A Caralluma fimbriata é um suplemento dietético pertencente a família Apocynaceae, sendo utilizada na Índia há séculos pelos povos tribais, seja para ajudar o corpo a superar grandes períodos de fome dos povos nativos ou até mesmo para garantir uma energia extra em trabalhos árduos e longos. Os componentes da planta são saponinas, flavonoides, heterósidos pregnanos e heterósidos megastigmane.

Referências
Caralluma fimbriata. Examine.
Dutt HC, et al. Pharmacological review of Caralluma R.Br. with special reference to appetite suppression and anti-obesity. J Med Food. (2012)
Kuriyan R, et al . Efeito da Caralluma fimbriata extrato sobre o apetite, ingestão alimentar e antropometria em homens indianos e mulheres adultos . Appetite . (2007)

Comentários

1 Comentário

  1. Sibeli Navarro

    Eu simplismente, AMEI este site! Eu sempre gostei de saber sobre plantas medicinais, e aqui encontrei informações completas e atualizadas sobre várias plantas, e muitas delas eu nunca tinha ouvido falar! Tem tantas informações legais sobre a função de cada uma delas que, mesmo sobre as mais conhecidas, vocês adicionaram usos e funções delas que eu não fazia nem ideia! PARABÉNS!!!

    Réplica – Muito obrigado pelo reconhecido Sibeli, o Plantas Medicinais e Fitoterapia fica muito contente por todos os leitores que apreciam nosso trabalho. Sempre que podemos, pesquisamos em todos os locais possíveis sobre as propriedades das plantas, com o objetivo de informar o público em língua portuguesa, muitas vezes sobre plantas nativas do Brasil, mas que possuem bibliografia escassa. Volte sempre!

Comentar