Carqueja: benefícios e propriedades medicinais

A carqueja é uma planta medicinal da Amazônia também conhecida como bacanta, bacárida, cacaia, calia, cacália-amarga, dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Baccharis genistelloides, Baccharis triptera, Baccharis trimera, Baccharis trinervis, dentre outros. Pertence à família Asteraceae.

Benefícios da carqueja

A carqueja possui propriedades medicinais semelhantes à silimarina, principio ativo encontrado na planta medicinal cardo-mariano (Silybum marianum), o que lhe confere grandes efeitos protetivos contra intoxicações e doenças hepáticas. Contém até 20% de flavonoides, incluindo a quercetina, luteolina, nepetina, apigenina e hispidulina, sendo tais flavonoides considerados seus principais constituintes ativos. Além da indicação do consumo do popular chá de carqueja, o caule fresco e carnudo pode ser mastigado para absorção das propriedades medicinais.

As propriedades medicinais da carqueja são facilmente assimiladas pelo organismo, fortalecendo o corpo e limpando as impurezas do sangue, podendo também ser útil para o tratamento da anemia. Atua na função gastrointestinal, sendo utilizada para o tratamento de distúrbios digestivos como úlceras, gastroenterites, refluxo ácido e disfunções da válvula ileocecal; distúrbios da vesícula biliar, como pedras nos rins, dores, intoxicação e retardo na liberação da bile; desintoxicação do sangue, fígado, vesícula biliar e pâncreas; infecções virais estomacais, herpes simples e HIV, além e febres e diarreias.

Contraindicações e efeitos colaterais da carqueja

A carqueja não deve ser utilizada durante a gravidez, vez que em testes com ratos apresentou efeito estimulante uterino e abortivo. Também deve ser evitada por pessoas com pressão arterial baixa devido aos seus efeitos hipotensores. Pacientes com hipoglicemia e diabéticos devem ter controle sobre os níveis de açúcar no sangue, vez que a erva pode baixar os níveis de glicose.

Curiosidades

A carqueja é uma planta medicinal muito popular no Brasil e na maioria da América do Sul. É encontrada em toda extensão da Floresta Amazônica, incluindo Brasil, Colômbia e Peru, sendo um ingrediente comum em várias receitas fitoterápicas. Também cresce em menor abundância em algumas regiões da Argentina, Paraguai e Uruguai.

A carqueja é um arbusto perene que atinge alturas de seis metros e ostenta flores branco-amareladas em sua coroa, entre os meses de abril e maio. A planta é suculenta, com talos altos de três lados e pelos brancos, que crescem a partir do caule. A espécie Baccharis trimera faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Comentários

5 Comentários

  1. Quero saber se existe algum problema tomar o cha de carqueja mesmo dando de mamar?

  2. Alexsandra

    Estou fazendo uso do chá de carqueja há uma semana
    e posso dizer que tenho me sentido bem, não estou retendo liquido como antes acontecia nos periodos menstruais,e como trabalho à noite meu metabolismo não está tão preguiçoso como antes, sei que parece cedo demais para tudo isso(apenas uma semana)mais os efeitos tem sido reais em mim, este chá fará parte da minha vida de agora em diante e se ele ajudar no emagrecimento,será fabuloso…bjs e obrigada pelas informações preciosas sobre a Carqueja.

Comentar