Cártamo: benefícios e propriedades medicinais

O cártamo (Carthamus tinctorius) é uma planta medicinal também conhecida como açafrão-dos-tintureiros. Pertence à família Asteraceae.

Benefícios do óleo de cártamo

O Carthamus tinctorius é uma planta medicinal nativa do Irã e da Índia e a forma mais eficaz de usufruir dos seus benefícios se dá por meio do óleo de cártamo, rico em vitamina E e ácidos graxos saudáveis ômega-3, 6 e 9. As gorduras monoinsaturadas são boas para o corpo quando consumidas regularmente e, segundo pesquisadores, podem reduzir o risco de aparecimento de doenças cardíacas em até 45%. Cientistas japoneses também descobriram que o ácido oleico ômega-9 reduz a probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC).

O óleo de cártamo, extraído das sementes da planta, possui várias propriedades e benefícios, dentre eles se destacam a aceleração na perda de gordura (principalmente na região abdominal), regularização do nível de colesterol LDL e triglicerídeos, aumento da energia e imunidade, normalização do perfil metabólico entre lipídeos e insulina, aumento da definição muscular, proteção antioxidante, auxílio ao organismo na produção de substâncias anti-inflamatórias, além de prevenir o aparecimento de celulites e ser benéfico para a pele.

Vitamina E

O cártamo possui proteínas, minerais e vitaminas, sobretudo a vitamina E, um importante antioxidante que age no combate aos radicais livres que atacam diretamente às células do corpo. A vitamina E ajuda a defender as membranas do corpo contra o estresse oxidativo, além de manter uma boa saúde e beneficiar o sistema imunológico. Também proporciona benefícios para todos os tipos da pele, vez que possui propriedades hidratantes e calmantes.

Além de vitamina E, o cártamo é composto de pigmento (cartamona), lignanas, polissacarídeo, óleo essencial (ácido araquidônico, ácido oleico, ácido linolênico, ácido palmítico, ácido esteárico, dentre outras substâncias). O óleo de cártamo é uma das mais ricas fontes de ácido linoleico, sendo que é extremamente difícil obter um nível otimizado de CLA (ácido linoleico conjugado) sem que haja suplementação.

Contraindicações e efeitos colaterais do cártamo

As flores e sementes devem ser evitadas durante a gravidez, contudo, o óleo puro não possui contraindicações durante a gestação.

História e curiosidades

O cártamo possui dois corantes (amarelo e vermelho), sendo que o corante vermelho é mais valorizado, sobretudo pelo fato de ser utilizado principalmente para o tingimento da seda, proporcionando diversas tonalidades de cores rosa e vermelha. Misturado com pó de talco, forma uma substância conhecida chamada rouge.

As pétalas são comestíveis. As flores são usadas para colorir os alimentos, incluindo pães e bebidas, e são usadas como um substituto mais barato para o açafrão. Os brotos jovens são comestíveis quando cozidos como um legume. É muito utilizado para adulterar o açafrão. A produção de sementes de cártamo para produzir óleo é muito comum na Índia.

Comentários

28 Comentários

  1. Cíntia Cristna

    Não tenho problemas com peso,mas resolvi tomar o óleo de Cártamo para ajudar na queima de gordura durante á prática de exercícios. Estou tomando há dois meses e o resultado foi ótimo!

  2. Vou tomar o óleo decártamo quero ve se vai fazer efeito depois eu conto ok, mais quero saber se a pessoa que tem diabetes n II PODE TOMAR SIM OU NÃO.

  3. Vou tomar o óleo decártamo quero ve se vai fazer efeito depois eu conto ok.

  4. Vanessa

    Quem escreveu essa matéria? Foi um médico?
    O óleo de cártamo funciona mesmo?
    Aguardo uma resposta

  5. Mariana

    Pra mim o óleo de cártamo foi excelente! Fiz uma dieta controlada com a inclusão de exercícios e 2 cápsulas por dia e consegui perder 6 Kilos em 1 semana…realmente é a melhor coisa que tem pra emagrecer, além dos benefícios que acrescenta na saúde.
    Acho importante ficar atenta às marcas pois existem alguns óleos de cártamos de certas marcas que não fazem efeito. O melhor a fazer é procurar um médico ou farmacêutico para se informar melhor.
    Espero ter ajudado.

  6. ja tomei oleo de cartamo antes..percebi q minha cintura estava afinando..parei..pois fiquei pensando se tinha alguma contra-indicação…mas voltei a tomas de novo ..não faz nen uma semana desse vez estou mais otimista..enfim existe alguma contra-indicação?????

  7. Olá pessoal, comprei o óleo de cártamo hoje, procurando por informações achei este endereço, fiquei mais tranquila ao saber que vcs utilizaram e deu resultado. Vou começar amanhã. Depois cotarei o resultado.

  8. Angelica

    nossa oleo de cartamo foi muito bom pra mim. pois perdi peso e me senti muito bem no dia dia, enfim eu recomendo ………..

  9. Olá gostaria de saber como posso salvar ou receber os assuntos listados nesta página?
    Grata
    Izilda

  10. dorcilene

    comecei a usar o oleo de cartamo em capsulas a partir de ontem,é ainda nao da pra ver os resultados mas estou ansiosa…minha filha tbm esta usando..vamos ver se tudo q nos foi dito e q li vai se realizar..na verdade comecei a entrar neste mundo dos naturais..agora…gostei muto da informaçao ai descrita sobre o óleo eu nao tinha noçao deste beneficio todo…e vou ter q tomar menos remedios agora…rs mas vou ver com meu médico..obrigado!

  11. carlos lindberg

    Rapeizes, boys… nem conto a voces.. tenho 63 anos e há cerca de 8 meses contratei um personal trainer e fiz uma consulta com uma nutricionista que me receitou o cártamo. Bem, acredito que o belo corpaço que consegui com muito esforço deve ser creditado à academia. Mas tenho certeza de que o que esticou a pele do meu rosto de uma forma que nem cirurgia plástica conseguiria foi esse tal de óleo de cártamo. Gostaria de mandar minha foto pra voces verem como estou aos 63.

  12. Ivany Liliane

    REALMENTE FUNCIONA, EM DUAS SEMANAS OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS.

  13. Elaine Borges

    Tenho feito uso do óleo de cártamo associado à vitamina E e cromo, tenho percebido que mesmo não fazendo uma dieta restritiva tenho mantido o peso sem engordar.
    Só tenho uma dúvida: O cártamo interfere nos hormônios em geral? Se alguém tiver essa informação, favor enviar resposta para o meu e-mail. Grata!

  14. CLAUDIO ANDRADE

    Estou tomando óleo de cártamo ha 2 semanas ja sequei 4 kilos simplismente fantastico, ja na primeira semana senti meu abdomen mais baixo, o organismo funciona bem melhor em todos os aspectos sinto mais disposiçao e minha pele esta mais limpa e sedosa, quero emagreçer mais 16 kilos vou continuar tomando.Nota 10

  15. Noêmia Borges

    Uso o oleo de Cartamo à uns 20 dias, e podem acreditar, meu abdomem está bem reduzido, a gordura está sendo eliminada, minha barriga já está ficando flacida pela perda da gordura. Uso duas vezes ao dia antes das refeições,evacou melhor e tbem urino um pouco mais. Não faço ginastica, pois tenho artrose e estou em tratamento.

  16. Susana Melo

    Há uns 6 meses tenho acumulado gordura na barriga e engordei 5 quilos. Comprei o óleo de cartamo em capsulas. Me indicaram para perder a barriga. É verídico que perde peso mesmo?

Comentar