Castanha-da-Índia: benefícios e propriedades medicinais

A castanha-da-Índia (Aesculus Hippocastanum) é também conhecida como castanheira-da-Índia, castanha-espanhola, castanha-de-cavalo, horse chestnut e buckeye (inglês). Pertence a família Hippocastanaceae.

Benefícios da castanha-da-Índia

A castanha-da-Índia possui uma saponina conhecida como aescin, que produz efeitos anti-inflamatórios, inibindo a inflamação de células sem prejudicar a fagocitose. Também melhora os movimentos, fortalece as veias e diminui a permeabilidade dos vasos capilares. As folhas e a casca da castanha-da-Índia são usadas em forma de compressas no tratamento de hemorroidas, varizes, inchaços, feridas e reumatismo. Também é acrescentada como ingrediente em cremes para rugas e já foi usada para tratar tosses de cavalo.

Uma revisão sistemática realizada em 2006 sugeriu que o extrato da semente de castanha-da-Índia pode ser útil no tratamento da insuficiência venosa crônica. Os pesquisadores analisaram sete ensaios clínicos e concluíram que o extrato da semente da castanha é “um tratamento eficaz e seguro de curto prazo” para a insuficiência venosa crônica (IVC), responsável pelo enfraquecimento das paredes das veias e lesão das válvulas, sendo uma condição relacionada com o aparecimento de varizes, cansaço e inchaços no tornozelo. Não há evidências científicas suficientes para apoiar o uso das folhas, cascas e sementes da planta para outras condições de saúde.

A castanha-da-Índia é composta quimicamente saponinas, glicosídeos (esculina e fraxina), hidroquinona, taninos e flavonas. Não deve ser confundida com as outras castanhas comestíveis, apesar de já ter sido utilizada como alimento animal. A espécie Aesculus Hippocastanum é frequentemente confundida com as espécies Aesculus glabra e Aesculus californica.

Contraindicações e efeitos colaterais da castanha-da-Índia

O uso do extrato padronizado da castanha-da-Índia é seguro para a maioria das pessoas quando utilizado em curto prazo. A castanha pode causar efeitos colaterais como tonturas, dor de cabeça, dores de estômago e coceiras. O pólen da flor da castanha-da-Índia pode causar reações alérgicas.

As flores, folhas, cascas e sementes não são seguras e pode causar até levar a morte, quando utilizadas via oral. A ingestão acidental exige atenção médica imediata. O uso é contraindicado durante a gravidez e amamentação. O uso também não é aconselhado por pessoas com doenças renais, hepáticas e distúrbios hemorrágicos. Só deve ser utilizada com acompanhamento médico.

REFERÊNCIAS:
NCCAM – National Center for Complementary and Alternative Medicine
Insuficiência venosa crônica. Dr. Marco Aurélio Cardozo.
About.com – Alternative Medicine
WebMD

Comentários

12 Comentários

  1. GIULIANA FERNANDES

    BOA TARDE… MORO EM CAMPOS DE JULIO-MT.CONHEÇO DUAS PESSOAS QUE ESTAO FAZENDO USO DA CASTANHA DA ÍNDIA E ESTÁ SENDO UM SANTO EMAGRECEDOR…SEGUNDO ELAS,CORTA CASTANHA EM 4 E FAZ-SE O CHÁ DE CADA PEDAÇO UMA VEZ AO DIA (TOMAR A NOITE),E SENTE-SE POUCO ENJOADA E COM EPISÓDIOS DE DIARRÉIA…POSSO DIZER PQ EU VI,EMAGRECERAM MESMO…O QUE DIZEM SOBRE ISSO…TO PRECISANDO ELIMINAR ALGUNS KILOS…GOSTARIA DE OBTER UMA RESPOSTA SOBRE ESSA CASTANHA NESTE SENTIDO..

  2. Boa Tarde, gostaria de saber sobre os comprimidos de castanha da India Composta seriam bons para problemas de varizes e fraqueza capilar? Tenho tendência a varizes e já tenho algumas tendo apenas 20 anos, estou preocupada. Pelo o q li parece ser bom sem oferecer riscos a saude. Se usado de forma natural como devo utilizar? Grata.

  3. Realmente, eu tomo a castanha da india e me sinto mais forte contra radicais livres. me sinto muito bem mais queria saber quanto tempo tomar para curar.

  4. eliane alves

    gostaria de saber pq logo no primeiro uso do medicamento castanha da india eu ja tive reações adversas como vomito diareia

  5. GOSTARIA MUITO DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A SEMENTE NOZ DA INDIA.ELA ESTA SENDO INDICADA COMO AJUDA PARA EMAGRECIMENTO MAS SO EXISTEM SITES DE VENDAS E NELES ESTA SEMENTE É DADA COMO MILAGROSA.EXISTE ALGUMA RESTRIÇÃO AO SEU USO?ELA AJUDA REALMENTE NA PERDA DE PESO?AGUARDO RESPOSTA E MUITO OBRIGADA!

  6. Helena Maria Martins

    Passei por uma cirurgia cardíaca ha dez meses e faço uso de Aspirina Prevent. Fiz safena nas duas pernas e vez por outra faço aplicação nas varizes mas tenho sentido dores nas pés o que aconteçe sempre no verão. Quero saber se há contra indicação para esse caso?
    Atenciosamente,
    Helena Maria

  7. Pergunta

    Gostaria de saber se quem tem pressão alta pode consumir a castanha da índia

  8. Lidiane

    Ola, gostaria de saber o porque que a castanha da india emagrece. Pois aqui onde moro existem varias pessoas que estão consumindo 1/4 da castanha por dia pela manhã e estão emagrecendo. Obrigada.

    Réplica – Existem pouquíssimos estudos sobre os efeitos da Castanha-da-Índia para emagrecer. É muito cedo para falar “cientificamente” os motivos de porque a Aesculus hippocastanum age na perda de peso. Ela é tradicionalmente utilizada para melhorar a circulação e estimula uma aceleração do metabolismo. Também já foi utilizada como broncodilatador animal, o que pode justificar tal ação. No entanto, são explicações preliminares, no âmbito mais popular do que científico. Estudos científicos futuros podem esclarecer tal ação com maior precisão. Att.

  9. Joelson Carvalho Ferreira

    Gostaria de saber se posso usar Castanha da Índia, pois já tive crise de erisipela por duas vezes. grato. Joelson

  10. GRAZZIELLA DEBBANE

    Estamos viajando pelo Leste Europeu. Achamos umas Castanhas-da-India e confundimos com a outra, comestível. Nossa boca está amarga, devo procurar um hospital? Será que podem nos ajuda?
    Grata, Grazziella Debbané
    Viajando hj em Zagreb, Croácia

    Réplica – É muito perigoso e desaconselhável o consumo no meio SELVAGEM de qualquer tipo de fruta, extrato ou planta, principalmente em locais onde não se tem conhecimento da flora típica da região. Há de se levar em conta que muitas plantas da mesma família que são bastante semelhantes aos olhos do leigo podem ser mortalmente tóxicas, como é o caso da Mandioca de consumo amplamente popular (várias espécies do Gênero Manihot) e a Mandioca-Brava (Nome científico: Manihot utilissima Pohl. – Sin. Bot. Manihot esculenta ranz.)

    No caso da Castanha-da-Índia, seu consumo é potencialmente tóxico. É muito recomendável que vocês procurem um centro de saúde na região, vez que os casos no Leste Europeu devem ser mais recorrentes e os profissionais de saúde estarão mais aptos a diagnosticarem a condição clínica de vocês e avaliarem se o amargo na boca é apenas um desconforto temporário. Mas não deixem de consultar o médico e tampouco façam automedicação. Aproveitem a viagem. Att.

  11. julio cesar

    Gostaria de saber o que contem na BULA da nozes da india e para que serve ao nosso organismo.
    Atenciosamente…

    Réplica – Este tipo de informação você deve obter diretamente do fabricante do medicamento natural com base no extrato da planta, no caso, da Castanha-da-Índia. O MedicinaisPlantas.com não comercializa nenhum tipo de erva, planta medicinal ou fitoterápico e apenas pesquisa informações através de diversas fontes nacionais e internacionais, com o objetivo de prover um conteúdo de qualidade e isento de qualquer tipo de influência. Caso você se interesse em obter qualquer tipo de produto natural, solicite diretamente a bula do remédio ao fabricante, sendo, inclusive, o mais recomendado a se fazer sempre. Att.

  12. marilene marquez paulista

    gostaria de saber se idosos podem consumir castanha da india em comprimidos?

    Réplica – No caso de comprimidos, primeiramente, deve-se checar a composição química do medicamento natural, vez que o mesmo pode conter concentrações diferentes de diversas substâncias e conter outras que são alheias à própria planta medicinal. Antes de iniciar o uso de qualquer planta ou fitoterápico, a composição química do medicamento (bula) e principalmente a condição clínica do paciente devem ser analisadas em conjunto por um médico competente, para que não haja nenhum risco à saúde da pessoa. Att.

Comentar