Catuaba: efeitos e propriedades medicinais

A catuaba é uma planta medicinal também conhecida como catuaba-selvagem, catuaba-verdadeira, catuabinha, caramuru, tatuaba, dentre outros nomes populares. A catuaba é a mais famosa das plantas afrodisíacas do Brasil, conhecida por sua capacidade de fortalecer as ereções. Pertence a família Bignoniaceae.

Benefícios da catuaba

A catuaba é um afrodisíaco útil no tratamento da impotência sexual (disfunção erétil) e prostatite, e tem sido estudada por seus possíveis benefícios de proteção contra contra infecções oportunistas em portadores do vírus HIV (AIDS). Na medicina popular brasileira, a catuaba é considerada um estimulante para o sistema nervoso central com propriedades afrodisíacas. A decocção da casca é comumente usada para a impotência sexual, agitação, nervosismo, dores, fraquezas, falta de memória ou esquecimento e fraqueza sexual.

A catuaba funciona como um estimulante do sistema nervoso, sobretudo quando se trata de impotência funcional dos órgãos genitais masculinos. É um afrodisíaco seguro, sem nenhum efeito nocivo. No Brasil é considerado um afrodisíaco com “eficácia comprovada” e, além de tratar a impotência, é empregado para vários tipos de problemas nervosos, incluindo insônia, hipocondria e dores relacionadas ao sistema nervoso central (tais como a ciática e neuralgias).

Na Europa é feito um chá da casca que é utilizado para fraqueza sexual, impotência, debilidade nervosa e exaustão. Herbalistas e profissionais de saúde usam a erva nos Estados Unidos como um tônico para a função genital, estimulante do sistema nervoso central, tônico para a impotência sexual, cansaço geral e fadiga, insônia relacionada à hipertensão arterial, agitação e falta de memória. É benéfica para homens e mulheres como afrodisíaco, mas é na área da impotência masculina que os resultados mais marcantes foram relatados e não há evidências de efeitos colaterais, mesmo após o uso a longo prazo.

Algumas variedades da planta contém ioimbina. O componente antibacteriano é cinchocaína. A erva ainda é constituída de catuabina, ácidos graxos, fitosteróis, antioxidantes, flavonoides, taninos, resinas e lipídeos. As partes medicinais utilizadas são as folhas, a raiz e a casca.

Catuaba e marapuama

A planta é mais comumente disponível em forma de bebida e tintura, mas também pode ser tomada como uma decocção. Para ter o efeito máximo, a tintura deve ser colocada em pequena quantidade de um copo com água e uma pequena color de chá de suco de limão. A tintura da libera alcaloides e taninos. Os povos nativos da Amazônia usam catuaba combinada com marapuama, permitindo que a mistura repouse em água morna durante a noite para fazer uma infusão de medicamentos.

Contraindicações e efeitos colaterais da catuaba

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas. Apesar disso, não é recomendada a utilização durante a gravidez.

História e curiosidades

A catuaba possui uma longa história de uso na medicina herbal como um afrodisíaco. Os índios Tupi do Brasil foram os primeiros a descobrirem as qualidades afrodisíacas da planta e durante os últimos séculos compuseram muitas canções elogiando suas qualidades e capacidades. Além dos Tupis, outros povos indígenas e populações locais usam o caramuru por gerações. Em Minas Gerais há um ditado que diz que “se o pai gerar um filho até os 60 anos, o filho é dele, mas depois dessa idade, o filho é da catuaba!”.

A planta de nome popular inclui as espécies Erythroxylum catuaba, Erythroxylum vacciniifolium, Trichilia catigua, Anemoegma arverse, Anemopaegma mirandum, Bignonia miranda, Anemopaegma sessilifolium e outras que possuem as mesmas propriedades medicinais. Dentre as variações da árvore da tatuaba, algumas delas são de pequeno porte, atingindo cerca de 3 metros de altura, como é o caso da Erythroxylum, nativa da Norte e Nordeste do Brasil. A espécie Trichilia catigua pode chegar a 10 metros de altura. A Anemopaegma é uma grande árvore, crescendo até mais de 40 metros de altura e chamada de catuaba-verdadeira.

Comentários

13 Comentários

  1. Cara, fiquei interessado no seu relato. Mas não entendi porque o pênis “custa a ficar ereto”. Não é esse um dos principais objetivos? Como foi o resultado depois de mais tempo de uso?

  2. Reinaldo

    Tenho pressão alta, há alguma contra indicação em tomar catuaba em pó?

  3. zé da raiz

    minha experiência com catuaba em pó

    tenho 21 anos e dei uma broxada com minha namorada. Comprei a catuaba em po no mercado livre e to tomando a uns quatro dias. Minha namorada ta viajando, mas meu amiguinho tá pegando fogo, é serio… eu sinto o sangue circular na região dos testículos. A glande ta mais sensível e o penis custa a ficar ereto mas ele fica tipo uma tabua pesada kkk eu não sei explicar, mas o tezao aumenta mesmo. Eu dei umas testadas com a mãozinha, mas sem gozar, só pra ver se ta funcionando… é muito loco, isso da um tezao que toda região do penis fica dolorida, tipo quando a gente tem uma ereção forte daquelas que chega a latejar, sabe?

    Também to mais disposto, perdi a preguiça que eu tinha. To tomando meia colherzinha daquelas de tomar café pequenininhas , de manhã , com agua morna. e mais meia colherzinha antes de dormir. Vou tomar por uns quinze a vinte dias e depois parar, mas posso dizer que funciona mesmo… acordo de manhã com o penis melado, parece que funciona sozinho de noite…. até pra ejaculação precoce ajuda, porque com a “maozinha” a gente costuma gozar rapido, e tenho que bater com força senão nao vem… mas eu paro porque não curto fazer justiça com as próprias mãos.

    Não tive nenhum efeito contrário, meus pais sabem que eu tive problemas de ereção e sabem que estou tomando catuaba em pó. Meço a pressão arterial seguido e está normal, sou hipertenso e tomo medicação. Realmente um excelente produto, só nao da pra tomar muito eu acho ,porque isso deve forçar muito o aparelho genital do cara, daí pode acontecer de gastar,sabe….

    é isso pessoal. Paguei trinta reais em 1kg de catuaba em pó. Dei um pouco pra um amigo meu, ele tem 42 anos e disse que mistura com guaraná em pó, mas ai é muito forte e pode fazer mal pro coração.

    COntras – Catuaba em pó é muito ruim, tem gosto de fel , muito amargo. Mas compensa…

  4. luis carlos de santana

    Eu quero comprar sementes de arvores nativas do Brasil .copaiba,catuaba que sao do serrado como frutas tambem.

  5. enquanto tempo depois ke se toma esse cha de catuaba se percebe os efeitos nao depois de 30 minutos nao vi nehum resultado ainda, o cha da casca tem o msm efeito do cha da raiz
    agradeço e catuaba com guarana em po pode ser misturado quais os efeitos

  6. Pedro Caldeira Gomes

    Die “Catuaba” vergüngen lockern wieviel rezept beitrag sagen tee sinnlich gefühlvolli mensch
    mädchen für der geschlecht nehmen ton liebevoll
    notwendigkeit nacht bräutigan süsse nacht mit
    geschmack massage masse männlich ja “catuaba brasileiro” wild (wachsend) brasileiro die ho-chzeit bett…

  7. Pedro Caldeira Gomes

    As plantas das matas originárias possuem relatos que não foram especificados devidos a falta de pesquisas., e que não foram descobertas dentro do contexto científico promordial. Notar-se-á que é preciso um estudo minucioso., para que não haja uma discordância causando transtorno dentro do meio consultar-médico, que não venham causar desacrédito…

  8. Jorca Jogova

    Ao ler as propriedades da catuaba, gostaria de exprimentar os seus efeitos. Por favor informem-me onde se pode comprar em Portugal -Lisboa. Muito obrigado

  9. ernesto matos

    os efeitos da catuaba são os mesmos tomada em chá,tintura ou em pó ? Qual a quantidade de pó por dia ?

  10. Antonio Xavier

    Estou interessado em experimentar a toma de catuaba. Alguém conhece loja de venda em Portugal?
    Bgo.

  11. Tenho pressão arterial muito alta. Posso utilizar a catuaba para tratamento de labirintite, tonteiras e falta de memória?

Comentar