Cenoura: benefícios e propriedades medicinais

A cenoura (Daucus carota) é um legume também conhecido como cenoira e carrot (inglês). Pertencente à família Apiceae.

Vitaminas da cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo. Quanto mais vitamina A estiver disponível no organismo, mais o corpo produzirá rodopsina, uma proteína que se encontra na retina dos olhos e que é considera muito útil para pessoas que sofrem de cegueira noturna. Outros benefícios da vitamina A incluem o aumento da imunidade do corpo e prevenção de câncer, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. A raiz fresca possui boa quantidade de nutrientes importantes para a saúde.

As cenouras possuem grande quantidade de antioxidantes, vitaminas e fibras dietéticas, além de possuírem quantidade insignificante de gorduras e serem isentas de colesterol. Cerca de 100 gramas de cenouras fornecem apenas 41 calorias. Dentre as vitaminas, a cenoura possui o tipo C e algumas das vitaminas do complexo B.

Benefícios da cenoura

A cenoura estimula o útero e ajuda o corpo a eliminar excesso de fluidos. As sementes concentram propriedades abortivas, carminativas, diuréticas e emenagogas da planta. A raiz é um antibacteriano, tônico e anti-séptico urinário. As sementes são usadas no tratamento de edema, flatulência, ressacas e menstruações atrasadas.

O suco contém fibras que ajudam a manter o corpo livre de resíduos e protegem o cólon. O magnésio neste vegetal é boa para a saúde mental e melhora a capacidade do corpo para digerir gorduras e ajuda o metabolismo de sais minerais, tais como cálcio, fósforo, sódio e potássio. Na verdade, o cálcio está na forma de pectato de cálcio, uma fibra pectina que ajuda a baixar os níveis de colesterol do sangue e pressão sanguínea. O extrato melhora as funções cognitivas e pode reduzir os níveis de colesterol ruim do corpo.

Uso na culinária

As cenouras podem ser comidas inteiras e cruas, como parte de saladas, ou cozidas em sopas e refogados. O suco é considerado um remédio excelente para limpar o fígado, mas por ser muito doce, é levemente diluído em água. O bolo de cenoura é muito popular em várias partes do mundo. Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Para consumir, basta lavar e raspar o legume.

Contraindicações e efeitos colaterais da cenoura

Não se deve consumir as sementes durante a gravidez, vez que as mesmas possuem propriedades abortivas e anticoncepcionais.

Referências:
Basic Report: 11124, Carrots, raw. USDA National Nutrient Data Base

Comentários

1 Comentário

  1. Jaianne

    Quem toma o cha das folhas da cenoura da diarréia ou tem algum efeito colateral?
    Como tomar para emagrecer????

Comentar