Chá-de-bugre: benefícios e propriedades medicinais

O chá-de-bugre (Cordia salicifolia) é uma planta medicinal também conhecida como porangaba, pholia magra, bugrinho, chá-de-frade, laranjeira-do-mato, cafezinho, café-do-mato, café-de-bugre, rabugem, dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Cordia ecalyculata Vell. Pertence a família Boraginaceae.

Benefícios do chá-de-bugre

Do chá-de-bugre é produzido o fitoterápico Pholia Magra, indicado para pessoas que querem emagrecer. A erva é amplamente consumido no Brasil em forma de suplemento para perda de peso, vez que reduz o apetite, age como um diurético e pode diminuir depósitos de gordura e celulite.

Além das propriedades diuréticas que auxiliam no processo de emagrecimento, a porangaba é um bom tônico para o coração, vez que pode estimular a circulação em geral. Também é utilizada para aliviar tosses, regular a função renal, diminuir a quantidade de ácido úrico no corpo e para curar feridas externas. O chá-de-bugre é composto de cafeína, potássio, alantoína e ácido alantoico. As frutas vermelhas/bagas contêm cafeína. A alantoína e o ácido alantoico podem ser as substâncias responsáveis para explicar o uso tradicional da porangaba para a cicatrização de feridas.

Na década de 1990, pesquisadores japoneses descobriram alguns novos usos para o chá-de-bugre. Foi demonstrado que o extrato das folhas de porangaba reduziu a penetração do vírus da herpes em 99% das células pré-tratadas com o extrato. Em 1994, os mesmos pesquisadores demonstraram que o extrato da porangaba e seus ramos produziam atividade tóxica contra células cancerosas (demonstrando uma inibição cerca de 40%). Já em 1997, pesquisas com coelhos validaram o uso tradicional da planta como um tônico para o coração ao perceberem atividade cardiotônica e aumento das ações cardiovasculares com o extrato das folhas de chá-de-bugre.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá-de-bugre

O chá-de-bugre é composto de cafeína e deve ser consumido com moderação por pessoas que tenham problemas de coração ou relacionados ao consumo de cafeína.

Curiosidades

O chá-de-bugre é uma pequena árvore brasileira que pode ser encontrada predominantemente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás. Também é encontrada em florestas tropicais da Argentina e do Paraguai.

No Brasil, a árvore é botanicamente classificada como Cordia salicifolia, sendo popularmente mais chamada de café-do-mato, vez que produz um fruto de cor avermelhada semelhante a um grão de café torrado, do qual se fabrica um chá que é consumido como um substituto do café. Já no Paraguai, a mesma árvore é classificada como Cordia ecalyculata.

Referências:
Hayashi, K., et al. “Antiviral activity of an extract of Cordia salicifolia on herpes simplex virus type 1.” Planta Med. 1990; 56(5): 439-43.
Arisawa, M., et al. “Cell growth inhibition of KB cells by plant extracts.” Natural Medicines 1994; 48(4): 338-347.
Cha de bugre side effects e safety. WebMD.
Chá de Bugre (Cordia salicifolia). RainTree.

Comentários

2 Comentários

  1. VERONICA M. H.

    Aos 17 anos tive câncer. Estava resignada pelos médico e pesava 71kg. Tomei chá de bugre, emagreci e fiquei com muita saúde. Agora aos 43 anos, peso 54kg, como de tudo e não engordo.

  2. caroline

    eu gostaria de saber qual a medida exata para tomar o chá-de-bugre?

    Obrigada.

Comentar