Folha de pitanga

Folha de pitanga

A pitangueira é a uma arvore nativa encontrada na Mata Atlântica, nas florestas semideciduais (as árvore trocam apenas parte da folhagem) e em regiões de clima subtropical. A pitanga é o fruto da pitangueira (Eugenia uniflora), árvore famosa por sua capacidade de produzir uma das frutas mais versáteis do Brasil, conhecida por chefes de cozinha do mundo todo.

Benefícios do chá de folha de pitanga

A pitangueira é uma planta cultivada em muitos países, sendo adequada para a produção de sumo, polpa congelada e chá. A folha de pitanga é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, ferro e iodo.

Os óleos essenciais das folhas de pitanga contêm substâncias que são uteis em cosméticos, sobretudo em cremes para acne e cremes/loções para revitalização. Um simples chá de folha de pitanga pode ajudar no combate à febre e problemas gastrointestinais, bem como dores reumáticas.

Benefícios do óleo essencial de pitanga

O óleo da folha da pitanga possui fortes propriedades adstringentes (teor de tanino naturalmente elevado), sendo muito útil para normalizar a produção excessiva de sebo no couro cabeludo (cabelos oleosos) e dermatite seborreica. O óleo da folha de pitanga é rico em vitaminas que ajudam a rejuvenescer o cabelo, além de ser muito rico em ácidos alfa-hidroxi.

Os ácidos alfa-hidroxi possuem benefícios no tratamento para o rejuvenescimento da pele, sendo conhecido por sua capacidade ajudar no tratamento de acne e rugas. De acordo com pesquisas, os ácidos hidroxi-alfa possuem a capacidade de penetrar a haste do cabelo e causar um impacto na estabilidade da queratina, proteína que forma a estrutura do cabelo e contribui para a sua força. O óleo da folha de pitanga também possui propriedades repelentes.

As folhas da pitanga são usadas na medicina popular brasileira ao longo de centenas de anos. O extrato e o óleo da folha de pitanga são considerados eficazes contra muitas doenças, sendo utilizados na medicina alternativa em remédios contra a febre, reumatismo, doenças do estômago, diarreia, perda de peso, hipertensão arterial, febre amarela, gota, malária e também como estimulante menstrual. Devido às suas propriedades alcalinas, também é utilizada como expectorante e digestivo.

O óleo da folha de pitanga possui ação antidiarreica e antibacteriana, sendo composto de quantidades substanciais do antioxidante licopeno, beta-criptoxantina, gama-caroteno e rubixantina. A Eugenia uniflora é utilizada na medicina tradicional da America do Sul como um anti-hipertensivo, vez que possui propriedades vasodilatadoras e efeito diurético.

Referências:
Pitanga Mágica – A Mais Brasileira das Frutas na Culinária, Cosmética e Saúde. GROSSMAN, L. ISBN 9788599107201.
Melo, Rosineia M., et al. “Identification of impact aroma compounds in Eugenia uniflora L.(Brazilian Pitanga) leaf essential oil.” Journal of the Brazilian Chemical Society 18.1 (2007): 179-183.



    1. Gelsa Rorato says:

      Desde criança uso o chá das folhas de pitangueira para problemas gastrointestinais e realmente faz efeito. Acredito nas propriedades medicinais da pitangueira e da maioria das plantas e recomendo o seu uso. Faça uma pesquisa e você vai se surpreender!

    2. Reginaldo Brito Gonçalves says:

      Nunca se esqueça que as ervas medicinais realmente cura,enquanto os remédios de farmácia venha à remediar,e vc sempre vai depender deles, sem contar que conserta um lado e estraga o outro. Então prefira cura pela natureza , e fazer o seu alimento o seu remédio… Namastê.

    Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Benefícios, indicações, efeitos colaterais e propriedades da folha de pitanga (pitangueira), além do chá de pitanga e do óleo essencial da planta.

    Revisado e atualizado em 18.10.2016.