Chá de hortelã: benefícios e propriedades medicinais

Chá de hortelã

Chá de hortelã

O hortelã (Mentha piperita), através de suas folhas, aroma, óleo essencial e chá, funciona como um remédio herbal que dentre inúmeros benefícios, também auxilia a promover a perda de peso.

Benefícios do chá de hortelã

Um estudo da Wheeling Jesuit University acompanhou 27 adultos durante cinco dias e descobriu que aqueles que inalavam o óleo de menta a cada duas horas consumiam cerca de 350 calorias a menos por dia do que aqueles que não inalavam. O resultado também foi semelhante em pessoas que mascaram folhas de hortelã ou até mesmo chicletes com aroma de menta. O estudo apontou que a hortelã-pimenta reduziu o apetite na maioria das pessoas.

Desta forma, ficou apontado que o chá de hortelã pode ajudar as pessoas a perderem alguns quilos não desejados. O aroma e o vapor emanado do chá da hortelã por si só já ajuda a aliviar tosse e constipações. A Mentha piperita possui uma substância conhecida como mentol, que possui um componente antibacteriano que ajuda a combater vírus e bactérias. Em algumas pessoas, o chá de hortelã pode inclusive aliviar dores musculares decorrentes de exercício físico intenso.

O chá de hortelã-pimenta contém várias outras propriedades, principalmente para o sistema digestivo, vez que a hortelã possui vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que auxiliam na digestão quando o mesmo é tomado após as refeições, além de ser útil para pessoas que estão com ataques de diarreia, cólicas, dores de barriga ou problemas estomacais. Fazer gargarejos com o chá de hortelã melhora o hálito e pode ajuda a combater dores de garganta.

Folhas de hortelã-pimenta

Folhas de hortelã-pimenta

O chá de hortela ao ser preparado em processo de infusão não perde as propriedades medicinais que estão presentes na folha da planta. O chá de hortelã-pimenta, além de ser extremamente saudável e seguro, possui aroma e gosto muito agradáveis, sendo totalmente isento de cafeína, além de poder ser consumido quente ou frio. Um chocolate com um pouco de menta adicionado na sua composição pode ser útil para os chocólatras.

Como fazer o chá de hortelã?

Para preparar o conhecido chá de hortelã, separe as folhas da erva medicinal em uma xícara de chá (você também pode aproveitar os talos da hortelã). Adicione meio litro de água as folhas de hortelã e espere por cerca de 5 a 10 minutos (isso irá variar a consistência do chá). Por fim, adoce o chá com açúcar ou mel a gosto, caso queira. O chá é servido a temperatura ambiente.

Caso queira tomá-lo quente, leve as folhas juntamente com a água até que a água ferva e após isso adoce a gosto. Caso queira tomar gelado, prepare o chá e guarde na geladeira até a hora de servir.


 

1854
COMPARTILHAMENTOS
Categorias: Chás Medicinais, Ervas Aromáticas, Ervas Para Emagrecer, Medicina Alternativa, Perda de Peso.
Revisado e atualizado em 20.08.2014.