Chá de hortelã

Chá medicinal de Mentha piperita

O chá de hortelã (Mentha piperita), através de suas folhas, funciona como um remédio herbal que dentre inúmeros benefícios, também auxilia a promover a perda de peso.

Benefícios do chá de hortelã

Um estudo da Wheeling Jesuit University acompanhou 27 adultos durante cinco dias e descobriu que aqueles que inalavam o óleo de menta a cada duas horas consumiam cerca de 350 calorias a menos por dia do que aqueles que não inalavam. O resultado também foi semelhante em pessoas que mascaram folhas ou até mesmo chicletes com aroma de menta. O estudo apontou que a hortelã-pimenta reduziu o apetite na maioria das pessoas. Desta forma, ficou apontado que o chá de hortelã pode ajudar as pessoas a perderem alguns quilos não desejados.

O aroma e o vapor emanado do chá da hortelã por si só já ajuda a aliviar tosse e constipações. A Mentha piperita possui uma substância conhecida como mentol, um componente que ajuda a combater vírus e bactérias. Em algumas pessoas, o chá pode inclusive aliviar dores musculares decorrentes de exercício físico intenso.

Folhas de hortelã-pimenta

Folhas de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta contém várias outras propriedades, principalmente para o sistema digestivo, vez que a hortelã possui vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que auxiliam na digestão quando o mesmo é tomado após as refeições, além de serem úteis para pacientes que sofrem com ataques de diarreia, cólicas, dores de barriga ou problemas estomacais. Fazer gargarejos melhora o hálito e pode ajuda a combater dores de garganta.

Ao ser preparado em processo de infusão, o chá não perde as propriedades medicinais presentes na folha e, além de ser extremamente saudável e seguro, possui aroma e sabor muito agradáveis, além de ser totalmente isento de cafeína e poder ser consumido quente ou frio. Adicionar menta na composição de chocolates pode ser útil para chocólatras que desejam reduzir o apetite.

Como fazer o chá de hortelã?

Para preparar o tradicional chá de hortelã, separe as folhas da erva medicinal em uma xícara de chá (você também pode aproveitar os talos da planta). Adicione meio litro de água as folhas e espere por cerca de 5 a 10 minutos (isso irá variar a consistência do chá). Por fim, adoce o chá com açúcar ou mel a gosto, caso queira. O chá é servido a temperatura ambiente.

Caso queira tomá-lo quente, leve as folhas juntamente com a água até que a água ferva e após isso adoce a gosto. Caso queira tomar gelado, prepare o chá e guarde na geladeira até a hora de servir.




  • Compartilhe
    1. Renata says:

      Gostaria de saber ,quantas folhas colocar para fazer 1 litro ou um copo de chá? ?e como tomar ,se posso tomar o dia inteiro,aos poucos ou na manhã ,a tarde ou a noite???desde ja agradeço! !!!

    2. divani ferrera de proença says:

      eu tomo todas as noites o cha de hortela nao posso fica sem pois durmo bem melhor com o cha

    3. SANDRAREGINA SOARES says:

      EU TOMO CHA DE ORTELÂ TODOS OS DIAS E HOJE FIQUEI FELIZ POR DESCOBRI QUE ELE EMAGRECE

    4. layza says:

      é muitooooo booom

    5. vanda alice duarte says:

      adorei fazer uso do cha de hortelã,se soubeçe o quanto era bom pra digestão ja teria feito uso a muito tempo,gente e muito bom,acaba com aquela sensaçaõ de barriga estufada depois das refeições,e otimo!

    6. Arlete P Nascimento Marques says:

      gostaria de saber se ha restricao deste cha para grávidas? pode tomar com leite?

      é verdade, tomei cha de hortelã e percebi que estoi bem mais calma e mais sonolenta, mas, melhorei de um tosse que nao deixava eu trabalhar e dormir

    7. luciano alves torres says:

      boa matéria,poucas pessoas sabem os beneficios de se tomar um bom chá

    8. Quais os chás que não tem cafeina?

    9. geni says:

      senpre gostei chá de hortelã mas não sabia dos beneficios

    10. muito boa a receita bem explicada. gostei

    11. maria silva says:

      dieta do hortelã

    12. maria silva says:

      dor de barriga e garganta

    13. karla says:

      adorei a ceçao da hortela mais queria saber para mais ela serve ?

    14. rose domingos says:

      Ouvi dizer que chá de hortelã é bom pra queda de cabelo e dar brilho, será verdade?

    15. gorete pacheco says:

      as minhas filhas teem 6 e 7 anos , as vezes elas teem dores de barriga , barriga enchada , enfim . seram que elas podem beber o cha de hortelam? as vezes eu dou o cha de funcho , mas parece que nao ajuda muito.obrigada

    16. ALEXANDRE BARRETO says:

      MUITO BOM O CHÁ DE HORTELÂ, ELE MORNO SINTO UM ALIVIO NO ESTOMAGO, AGORA SEMPRE VOU TOMAR…

    17. vanderleia aparecida ireno says:

      ue tomo dodos os dia o cha de otela

    18. vanderleia aparecida ireno says:

      eu adorei as dicas do cha de hortela eu tomo dodos os dia pela manha e bom para mim

      eu adoro o cha de hotela eu tomo dodo dia pela manha

    19. sandra mara says:

      Ótima essa matéria sobre o hortelã,nossa é tão bom ter conhecimento das propriedades das ervas,amei mesmo essa matéria……..

    20. Thereza says:

      Valeu o texto. Muito esclarecedor!

    21. Thereza says:

      Valeu saber sobre o chá de hortelã. Parabéns! a explicação foi ótima.

    22. Karine Isabel says:

      Adorei!!!!!!!!!Fiquei sabendo de muitascoisas!!!!!!!!!

    23. marcia says:

      eu queria saber quantas folhas eu devo colocar para o preparo de somente uma xicará desde já agradeço bjs obrigado 🙂

    24. sâmara says:

      passei atomar chá de hortelã mas sem saber dos beneficios ,pois tenho no quintal de casa ,e comecei a fazer chá de manhã e a noite as vezez no lanche também ,então notei que estava perdendo a barriguinha tão indesejada,foi ai que tive a curiosidade de pesquisar os beneficios, e me surpreendi pq estava tomando chá branco e não tive um bom resultado. e por um acaso o hortelã veio á tona. tomo todos os dias agora, já tomei a té banho de piscina de biquini, estou adorando.aproveitem a dica é boa e sai barato é só ter no quintal de casa. e ele inibe o apetite, acreditem ninguém me ensinou foi por acaso.

    25. vilma santos da silva ramos says:

      Boa noite,gostaria de saber se o chà de de sachê faz o mesmo efeito das folhas verdes.E e se posso tomar com frequência.

    26. TITA T says:

      Minha mae sempre nos dava, qdo eramos crianças, chá de hortelã, pq dizia que era o melhor para as lombrigas e de facto resultava. Hoje, como tb sou mãe, costumo dar ao meu filho o chá adoçado com mel, sobretudo qdo ele regressa de férias na casa dos vóvós, uma quinta onde há muitos animais e onde costuma brincar com a terra, assim e tal como eu sempre fazemos o mesmo por causa das lombrigas. È correcto?

    27. adrielly says:

      adorei as coisas que agenti pode farzer com ela

    28. adrielly says:

      adrore pesquesar aqui tem muita coissa legais

    29. angela curti says:

      estou construindo casa p vender, pretendo deixar uma bela horta de ervas produtos naturais para a nova dona ( mania de povoar o mundod e coisas boas), deixarei um pequeno livreto, inpresso e plastificado com as ervas da horta, seus beneficios e o modo de cuidar , quem sabe mais pessoas possam ter acesso ás hervas q curam e ter a continuiedade de uso pretendida.
      parabens a todos, é daqui q tiro minhas informaçoes.
      abraços, obrigada!

    30. maria thereza alves da silva says:

      Gostei da materia, gosto muito da hortelã vou faser uso mais frequente gosto de tomar o cha gelado,ou a noite eu tomo o cha quente,e durmo melhor.

    31. Andreia says:

      Muito boa essa matéria. Eu e meu marido tomamos chá de hortelã gelado como se fosse água . Sempre tenho na geladeira. Sempre intercalo outros chás, mas o preferido nosso e o de hortelã.

    32. katia says:

      minha prima de 4 anos foi indicada por uma medica a tomar xarope de hortelã pimenta com beterraba para curar tosse. Estaria de acordo com os beneficios da hortelã-pimenta?

      Réplica – O Hortela-Pimenta é uma planta segura e que também beneficia o corpo em condições de tosse, mas deve ser consumido em menores quantidades por crianças. A Beterraba também pode ser consumida em pequenas quantidades e proporciona benefícios à saúde, mas vez que possuí acido oxálico, não deve ser consumido por quem possui artrite, pedras nos rins ou condições parecidas.

    33. Eliana says:

      Boa tarde,
      Seria importantíssimo completar esta tão imporatante informação referente às qualidades e propriedades dessa erva e a sua utilização em nosso dia-a-dia, retirando a dica de “adoçar com açucar”. É comprovado que o açucar é um inimigo declarado do homem. Tomo este chá, e acho delicioso, sem adoçá-lo, mas se o fizer, que seja com mel de abelhas, preferencialmente o de flores de laranjeiras, que é um mel muito suave, ou açucar mascavo.

      Réplica – Eliana, a preferência para adoçar chás é com mel, sempre ressaltamos isso ao leitor e inclusive já publicamos artigos com os benefícios medicinais do mel, no entanto, existem pessoas que simplesmente não conseguem consumir bebidas adoçadas como o mel e, neste caso, o açúcar em pequenas quantidades é a opção restante. Agradecemos sempre a colaboração e sempre que quiser dar qualquer opinião à respeito será muito bem-vinda. Abraços.

    34. alexandra sueli de sousa says:

      gostaria de saber de posso tomar o chá de hortelã por que eu tomo remédio de pressao todos os dias de manha.[clorana e losartan]muito obrigada. alexandra 33anos

    35. Ylana says:

      Gostaria de saber qual a relação de amenorreía c/ as ervas: boldo, hortelã e chá verde, pq meu corpo q sempre foi um “relógio”, tenho ciclo menstrual de 24 dias, desde sempre, hj, completo 40 dias sem menstruar, busco quelquer tipo de alteração q justifique tal mudança, e só encontro a ingesta há 4 meses, com regularidade destas ervas. Acabo de fazer 44 anos. Há 2 dias percebí alterações características, como seios doloridos, bx ventre elevado e acne na face. Haverá a possibilidade de ser o efeito de alguma destas ervas?

    36. Ivana says:

      O chá em sachê tem o mesmo efeito do natural em folhas? Qual a diferença?

    37. paulo says:

      Dieta de hortelã

    38. Kaylaine says:

      Nossa tirei a nota maximo pesquisando aquii para fazer meu trabalho de ciências sobre plantas medicinais

    Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Saiba para que serve o conhecido chá de hortelã. Conheça os benefícios e propriedades do chá da hortelã-pimenta e do óleo essencial de menta.

    Revisado e atualizado em 13.10.2016.