Benefícios do chá de oolong

O chá de oolong é obtido a partir da semi-fermentação da Camellia sinensis, mesma planta de onde se obtém o chá verde.

Benefícios do chá de oolong para emagrecer

O chá de oolong, além de ser saboroso, é aromático e isento de calorias, podendo ser um excelente substituto para bebidas de alto teor calórico. Na medicina tradicional chinesa, o consumo regular e contínuo do chá de oolong é reconhecido por acelerar o metabolismo, reduzir a gordura corporal e promover a perda de peso. Os antioxidantes presentes neste tipo de chá medicinal podem bloquear as enzimas formadoras de gorduras e ainda podem ajudar o organismo a queimar de forma mais rápida e eficaz as gorduras nocivas.

Chá de oolong para perda de peso

Um estudo realizado em 2001 por pesquisadores americanos e japoneses sobre a eficácia do chá de oolong para perda de peso (apenas em participantes do sexo masculino), apontou que após beber por três dias 300 ml do chá cinco vezes ao dia aumentou significativamente a taxa metabólica e a oxidação de gordura. Outro estudo realizado em 2003 analisou as propriedades do chá de oolong em comparação ao chá-verde para a perda de peso em 11 mulheres. Segundo os os pesquisadores da Tokushima School of Medicine, no Japão, ambos os chás promoveram a perda de peso. Os resultados também indicaram que o chá de oolong foi duas vezes mais eficaz que o chá verde para aumentar a taxa metabólica do organismo.

Chá de oolong para combater a obesidade

Em 2009, pesquisadores da Escola de Medicina Tradicional Chinesa Materia da Shenyang Pharmaceutical University, na China, estudaram a eficácia dessa variação de chá da Camellia sinensis para perda de peso com 102 participantes do sexo feminino e masculino severamente obesos, obesos e com sobrepeso. Os participantes beberam quatro porções de chá de oolong chinês por dia durante seis semanas. 70% dos participantes com obesidade grave perderam mais de um quilo de peso corporal, enquanto outros 22% perderam mais de 3 quilos. 64% dos participantes obesos e 66% com excesso de peso cada perderam mais de 1 quilo de peso corporal durante o estudo. Além disso, 12% dos participantes reduziram o teor de gordura corporal.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de oolong

O consumo de chá de oolong é contraindicado para pessoas sensíveis à cafeína, vez que pode causar reações adversas.

Referências:
Olong Tea Increases Metabolic Rate and Fat Oxidation in Men. Human Nutrition and Metabolism.
Olong tea increases energy metabolism in Japanese females. Department of Applied Nutrition, The University of Tokushima School of Medicine, Tokushima, Japan.
Beneficial effects of Olong tea consumption on diet-induced overweight and obese subjects.

Comentários

Comentar