Benefícios, propriedades, efeitos colaterais e indicações do chá de semente de sucupira (Pterodon emarginatus) e do extrato da planta medicinal.

Sementes de Sucupira

Sementes de Sucupira

A sucupira é uma popular planta medicinal também conhecida como sucupira-branca, sucupira-lisa, faveiro, fava-de-sucupira, fava-de-Santo-Inácio, sapupira, supupira-do-campo, sebepira, sebipira, cutiúba, macanaíba e paracarana.

Benefícios do chá de semente de sucupira


O chá das sementes da sucupira é utilizado no combate ao excesso de ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes. O óleo volátil retirado da casca e das sementes, além de ser aromático, é muito utilizado no tratamento de reumatismo e outras dores nas articulações.

A sucupira possui ação anticancerígena, além de ser um ótimo tônico. Os tubérculos ou nódulos da raiz de sucupira, também conhecidos como batatas-de-sucupira, são utilizados no controle do diabetes. Um estudo publicado também concluiu que os óleos essenciais das sementes de sucupira são úteis no combate de tumores de próstata.

Estudos comprovaram que as sementes da espécie Pterodon emarginatus possuem flavonoides, cumarinas, saponinas, triterpenos, esteroides e óleo essencial. O óleo da semente de sucupira possui beta-cariofileno, substância química com atividade anti-inflamatória, antibiótica, antioxidante, anti-carcinogênica e anestésica, o que comprova as propriedades medicinais da sucupira.

Como fazer o chá de semente de sucupira

Para fazer o chá da semente de sucupira, deve-se partir as as sementes em cerca de quatro pedaços. Após ferver um litro de água por cerca de dez minutos, cinco sementes devem ser mergulhadas por um minuto na água quente. Deixar as sementes fervendo por cerca de dois minutos fortalecerá o chá, o que o tornará recomendado para casos de dores persistentes. Após ferver as sementes com a água, o chá medicinal deve ser esfriado e conservado na geladeira para consumo nos duas subsequentes. Outra forma de preparar o chá consiste em ferver por cerca de 10 minutos em cerca de um litro de água alguns pedaços da semente ou casca.

O chá deve ser tomado com intervalos de algumas horas, intercalados com o consumo de água. A recomendação é de que o chá seja tomado preferencialmente fresco. O chá pode ser utilizado no tratamento de dores, vez que possui efeito analgésico e anti-inflamatório.

A tintura e o extrato de sucupira

A tintura de sucupira é preparada através de seus frutos e usada na forma diluída, em mínimas quantidades, de 3 a 5 vezes ao dia. O extrato é normalmente vendido em cápsulas. O uso é indicado principalmente para casos de dor de garganta. O extrato também é utilizado para o tratamento de artrite, artrose, gota e reumatismo, além de aliviar dores nas costas e joelhos.

Clique aqui para comprar remédio natural para artrite
Reumatel é util no tratamento do reumatismo, incluindo artrite reumatoide, artrose e espondilose, bursites, dores intercostais, torcicolos, dores musculares, dores nas articulações, inchaço dos pés e mãos etc.

Contraindicações e efeitos colaterais da sucupira

A sucupira é considerada muito segura para o consumo e não possui contraindicações. No entanto, algumas pessoas recomendam que o chá seja consumido por até quinze dias consecutivos, retomando seu uso após descansar por outros quinze dias, para que ocorra um equilíbrio no sistema endócrino. No entanto, não há suficientes estudos publicados correlacionados aos efeitos colaterais da planta. Também não foi encontrada nenhuma contraindicação quanto ao uso contínuo do extrato ou da tintura.

Curiosidades

Sucupira - Pterodon pubescens

Sucupira – Pterodon pubescens

A sucupira (Pterodon emarginatus) é uma árvore rústica com floração azulada, ocorre no cerrado e na faixa de transição para a Mata Atlântica, nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. É uma árvore de porte médio. Sempre foi muito utilizada por tribos indígenas brasileiras, como é o caso da tribo Pataxós, incidente na região nativa da árvore. Sua madeira é nobre e usada como matéria-prima na fabricação de pisos e móveis. O fruto só possui uma semente.

A sucupira de nome popular inclui espécies de outras cinco famílias botânicas diferentes, que apesar de terem morfologias semelhantes, possuem frutos diferentes. As espécies mais conhecidas são Pterodon pubescens Benth e Pterodon emarginatus. Também inclui a Pterodon polygalaeflorus, Bowdichia nitida, Bowdichia virgilioides (sucupira-preta).

Conteúdo Relacionado




  • Compartilhe
    1. Sophia Madeira says:

      Fava de Sucupira em infusão no vinho tinto suave está sendo Excelente para mim, caso de Artrose

    2. Sophia Madeira says:

      Faço uso da sucupira infusão no vinho tinto suave. Sinto melhoras imensas… Agradecida a Deus pela Natureza….Perfeita… para Artrose

    3. EVANDIO RADIALISTA says:

      o chá da semente da sucupira branca e muito bom para dores, a minha mãe à 28 anos sofria com dores na coluna remédio de farmácia não funcionava, a 30 dias esta tomando o chá da da semente da sucupira branca e já não sente mais dores, é um santo remédio.

    4. Avanir Carvalho Pontes says:

      Estive entrevada devido à artrose em ambos os joelhos e fiz o chá de sucupira e após uma semana tomando-o, meus joelhos estavam completamente sem dores, este ano fiz o vinho de sucupira e não senti mais as dores do joelho. Uma amiga estava com dificuldades de locomoção devido à artrose no joelho e fiz pra ela o vinho de sucupira. Encontrei-a em um evento, na semana passada e ela levantou a perna e dobrou o joelho para mostrar-me como havia melhorado e contou-me que no último sábado tinha ido dançar com amigos. A receita é: 1 garrafa de vinho branco doce ou seco, conforme a preferência e colocar 7 sementes previamente esmagadas(envolver as sementes em algodão ou papel toalha e bater com martelo). Colocar o vinho embaixo da pia(ou outro local escuro) por 15 dias. Após esse tempo tomar um cálice pequeno antes do almoço e do jantar até acabar a garrafa.

    5. Ana Lucia says:

      Quando minha filha teve coqueluche ensinaram me Biotonico Fontoura e dentro poe 1 semente de sucupira quebrada.O aroma da mesma e de madeira
      So que me procuei uma pessoa desonesta e vendeu me semente de imbira ,mas por sorte um pessoa amiga que ja havia sido raizeiro no interior do Ne foi comigo e ensinou me onde comprar a verdadeira semente de Sucupira
      .Fui primeiro no ladrao que devolveu me o diheiro

    6. maria estrela loubeh beleza says:

      Estou tamando o chá de sucupira desde que O Juca de Oliveira foi no programa de Jô Soares,melhorei muito e tenho passado a receita… Um grande abraço ao Juca de Oliveira.

    7. doroti says:

      pulando corda torci o pé cinto muita dor no meio do pé em baixo, como tenho hepatite c não poço tomar anti inflatorio, será que poço tomar cha de sucupira?

    8. Diana Pimentel says:

      eu to com pedra na vesicula são varias pedras eu posso tomar não tem perigo delas se despreenderem da vesicula e ia para outro lugar não deixem de me responder minha mãe toma se puder vou tomar tambem obrigado Diana

    9. Rita de Cássia says:

      Sofri por 6 meses com uma dor no joelho em decorrencia de uma queda há alguns anos…meu
      joelho inchava muito……a noite não conseguia
      dormir……comprei a sucupira em capsulas…..
      nao obtive resultado……Quando por sugestão de um amigo me disse faça uso do estrato e tome 30 gotas uma vez ao dia com dois dedos de agua…..incrivel a resposta foi em duas semanas…n~tem mais inchaço algum e tenho conseguido dormir……penso que o chá dá muito trabalho p.fazer em casa e o extrato facilita muito…tudo que esta publicado sobre essa planta é verdadeiro! A cura vem pela natureza…vc tem que confiar e esperar a resposta do organismo……..Abrçsssss…Rita

    10. Lucianei says:

      Bom dia

      Gostoria de saber quanto ao uso de Sucupira para Crianças, a partir que idade e indado, e qual e a dosagem, tanto na Água como no Biotonico.
      Atenciosamente

    11. jhullyana says:

      sem brincadera
      <3

    12. jhullyana says:

      nossa que bom é suco pira eu presiso tomar kkkkkkkkkk:)
      !!!!!

    13. Ana says:

      Sinto dores no pescoço, fraqueza nas pernas e muita dor na coluna lombar.

    14. Ana says:

      Tenho sentido muitas dores no meu corpo , depois que eu tive inflamação do nervo ciático. O meu médico está achando que eu estou com Fibromialgia.Gostaria de saber se posso tomar este chá, tenho pressão alta.

    15. sebastião A. Peres says:

      Há alguns anos atras, eu tive repetidos problemas de garganta,foram tantos que o medico que me acompanhava recomendou cirurgia, a qual chegou a ser marcada com vite cinco dias de antecedência, comentando com um amigo, ele me recomendou fazer uso da fava a sucupira,antes de fazer a cirurgia, eu fiz, e foi um santo remédio, fiquei curado tão rápido que o médico interessou em saber do remédio e como usei.
      Da mesma forma, minha filha também teve êxito com este tratamento, além de outros amigos.
      A forma que usei foi a fava amassada no alcool de uso doméstico o qual eu diluia em água na hora dos gargarejos 3x ao dia, e 6 favas também amassadas em biotônico fontoura para beber uma colher de sopa duas x ao dia, o resultado foi ótimo.

    16. José Neri says:

      Bom dia .
      Treino musculação a dois anos e é comum o aparecimento de lesões nas articulações principalmente no pulso e ombro.
      No ano passado estava sentindo muita dor no pulso esquerdo e tomei um anti inflamatório receitado pelo medico,pouco adiantou, passei a fazer uso da sucupira e os efeitos me surpreenderam .
      Neste momento estou preparando um litro de chá com a semente de sucupira ,vou me preparar pois estou aumentando a carga de exercícios e certamente posso lesionar o pulso novamente.

    17. Iracema Paiva says:

      Se alguém souber de uma receita bem dosada, para Artrose e dores na coluna, pernas, e etc, por favor, me envie. Grata desde já.

    18. Iracema Paiva says:

      Iracema Paiva
      Gostaria de saber se fizermos o uso do óleo de Sucupira em cápsulas fará o mesmo efeito do extrato e do chá da casca? Desde já, agradeço por responder- me para o e- mail Iracema.leao.paiva@gmail.com

    19. Celia Maria says:

      estou tomando oli de cucupira para imfecao de garga ta e dor no joelho esta ceto?

    20. estou tomando sucupira em gotas , tenho dores no joelho

    21. maria estrela loubeh beleza says:

      faz 2 anos que eu comecei a tomar o chá de sucupira ,eu tinha metatarsalgia e muitas dores na coluna,hoje as dores nos pés passaram ,a coluna se carrego peso e começa a doer tomo mais vezes o chá .È maravilhoso só não sei se faz mal tomar sem parar.

    22. José Martins de Sergipe says:

      olá pesquisando algumas plantas medicinais encontrei a beleza da sucupira não sei se é a mesma que temos aqui na mata atlântica, gostaria de saber.

    23. Gostei muito de saber que a sucupira é usada para combater dores. Vou utilizar, pois tenho dores no ombro esquerdo que não me deixam em paz.

    24. Agora que estou conhecendo a sucupira meus clientes estao gostando

    25. Kauka Lima says:

      Parabéns pelas informações contidas no site, me ajudou muito os comentários , principalmente dos internautas.

    26. Rita says:

      Fiz e chá de sucupira conforme receita para tratar dor no joelho,mas quando tomei o chá não me senti bem pois tenho gordura no fígado(esteatose hepatica) então resolvi parar, mas minha irmã tomou para fratura no cocix e se sentiu bem.

    27. Carneiro says:

      Olá, gostaria de saber se o extrato da sucupira, pode ser consumido em jejum?

    28. paulo says:

      Ola, tenho 36 anos e venho sofrendo com o alto nivel de acido urico, este ano desencadeou muitas crises de gota…hoje comecei a ler sobre semente de sucupira, alguem poderia me orientar a respeito? se posso fazer uso e como? em capsulas ou chas?

    29. veronica ribeiro says:

      gostaria de saber,quem tem gastrite e pequenas eroções no estomago pode tomar o extrato de sucupira e tambem pra quem tem presão alta pote tomar

    30. Maria says:

      De acordo com Mary Ann ainda não foi realizado nenhum estudo relacionado à toxidade do produto. Por se reproduzir em várias regiões do país, são diversas as espécies existentes da semente. Logo, é possível encontrar distintas composições. Ao serem consumidas, cada uma delas pode gerar então comportamentos diferentes, inclusive sérios danos à saúde, como a intoxicação.

    31. Maria says:

      Há anos, a sucupira é usada popularmente em forma de chá como suposta aliada no combate de artrite, inflamações, diabetes e câncer de próstata. Entretanto, ainda não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia de suas sementes em seres humanos. “Uma coisa é importante ressaltar. Já fizemos testes do extrato e composto da semente de sucupira para identificar a sua atuação. Foi comprovado que ela funciona para inflamações e câncer de próstata, mas somente em animais. Ela não é segura para uso em seres humanos”, aleta Mary Ann Foglio, coordenadora da pesquisa “Produtos Naturais Bioativos” pela Unicamp

    32. Romildo Francisco da Silva says:

      Sofri um acidente de automóvel(fui atropelado)e como aqui o tratamento e rudimentar busquei ajuda nas ervas para diminuir as dores e passei a fazer o chá da semente de sucupira como indicado por pessoas idôneas e de muito conhecimento usei quatro sementes maceradas para 1 litro de água e tomei meio copo antes das refeições conforme indicado, mas percebi que junto com a melhora eu adquiri urticárias passageiras em regiões distintas, mas tb verifiquei que era época de muitas mangas onde eu consumi muitas e fiquei na dúvida se foi a sucupira ou a manga, podem me ajudar?

    33. miriam aparecida says:

      estava sofrendo por ter tres ernia de disco descobri o chá que foi uma maravilha na minha vida indico para quem estiver sofrendo deste mal

    34. Maria do carmo says:

      Eu quero usar a tintura de sucupira, mas não sei se posso porque é preparada no alcool e eu faço uso de calmante e anti depressivo!posso usar a tintura?

    35. Mª Bernadete Carvalho says:

      Boa-tarde;fiquei com seqüela,depois de sofrer uma sirurgia de coluna,tenho muitas dores,ja fiz grandes tratamentos,com os produtos da forever, monavi-e,fiquei melhor,votei ate a trabalhar.

    36. ELIETE DAMASCENO CESAR says:

      SEMPRE OUVI FALAR QUE SUCUPIRA E BOM PRA DORES ETC.ESTOU TOMANDO O CHÁ.OBRIGADA PELA MATERIA!ELIETE

    37. Roseli cunha says:

      Olá! Gostaria de saber, se semente de sucupira, ajuda no tratamento da tireoide.

    38. IRACEMA says:

      FIQUEI SABENDO A POUCO , SOBRE A SUCUPIRA TENHO ARTRITE E MUITAS OUTRAS DORES , DIZEM QUE PODE FAZER GARAFADA COM VINHO E TOMAR 2 COLHER POR DIA ..ALGUEM SABE SE É VERDADE ….

    39. lindinalva says:

      boa noite
      estou tomando sucupira a 5 dias 2 comprimidos por dia pra dor nas articulações
      gostaria de saber se meche com a pressão pois desde então a minha pressão subiu e se enconta altissima
      desde ja obrigada

    40. Maria das neves rocha says:

      qUERIA SABER ONDE EU ENCONTRO SEMENTES DA SUCUPIRA EM MACAPÁ.

    41. pr vilson says:

      a quanto tempo se utilisa este medicamento ha alguma cura comnprovada

    42. Vandete B. Yung-tay says:

      Curei uma Bursite de Quadril com o Chá da Sucupira. Depois de andar por dois anos de bengala. Tome sem medo e aprenda a lavar a panela, passe óleo de cozinha, limpe com papel e depois lave com detergente, normal.
      Deus deixou as plantas para nos curar e nós as esquecemos.
      Aproveite recupere sua cartilagem com “Sulfato de Condroitina 1,5g e Glucosamina 1,2g em sache tomando um por dia com água.Vale a pena.

    43. sueli chanes says:

      estou fazendo o uso do chá da semente de sucupira , há 15 dias apenas e minhas dores das juntas, joelhos, desapareceram. é só seguir a receita do chá, não mexe com a prsssão, ainda ajuda as pessoas que tem prisão de ventre. esse remédio, é um bençao da natureza.

    44. Val Minillo says:

      Assim como todos os outros arttigos, é também excelente este artigo sobre a Sucupira.

      Creio que talvez possa ter alguma ligação o nome desta árvore com alguma língua indígena.

      Tenho sempre divulgado este site aos amigos, conhecidos, colegas de trabalho; enfim a diversas e inúmeras pessoas que buscam auxílio na fitoterapia.

      Parabéns!! Em breve estarei indicando também este site através do meu blog pessoal; pois, este veículo de comunicação é também um agente importante de conscientizações e orientações, auxiliando também à construção do Bem Comum através da edificação da saúde humana.

      Abraço fraterno.

      Val Minillo – Jardins do Coração!!

      Réplica – Muito obrigado pelo prestígio Val Minillo =]

    45. Rozemer says:

      Tenho Artrose, estava sem poder caminhar mto, apenas o nescessário, algumas vezes meu joelho parece que saia do lugar e sempre acabava perdendo o equilibrio, ouvi falar da semente de sucupira, e resolvi levar a serio o tratamento, pra minha surpresa fui mto feliz com o resultado, com um mes do tratamento eu ja´estava começando a fazer caminhadas, estou fazendo minha segunda dose do tratamento já faz tres 3 meses do termino do tratamento e continuo mto bem, esperando que continue assim. O resultado é excelente, eu fiz o tratamento com a propria semente. Vale a pena.

    46. João Santana de Freitas Neto says:

      Amigos internautas, sou Personal Trainer e pesquiso sobre alternativas naturais que possam ajudar meus clientes na academia. Tenho experimentado em mim mesmo o chá de sucupira e percebo melhoras significativas no meu corpo. Estava sentindo dores articulares provocadas pelos treinos intensos de corrida e musculação e resolvi não recorrer a drogas anti-inflamatórias. após 15 dias de uso do referido chá, já não sentia nenhuma dor e a qualidade dos meus movimentos melhorou significativamente. Estudei a fundo esse assunto e posso afirmar que senti os benefícios, porém recomendo a todos, mesmo que não existam relatos de efeitos colaterais, que procurem primeiramente um médico para garantir a segurança. Um abraço!

    47. antonio de souza machado says:

      Bom dia:

      Sou usuário de ansiolíticos e anti-depressivos, além de medicamentos para tratamento de arritmia, acompanhada de fibrilação atrial, há vários anos, já atingindo um estágio de dependencia química de mencionados fármacos. Tenho percebido que o uso frequente da medicação ora registrada, tem me causado indesejáveis desconfortos estomacais, caracterizados por acidez, má digestão, azia e outros distúrbios do gênero. Agradeceria em ser notificado quanto à indicação do uso de sucupira em cápsulas, para combater os sintomas ora citados, que tanto compromete minha qualidade de vida.

      Com meus sinceros agradecimentos.

      Saudações,

      Antônio de Souza Machado

    48. lecio machado says:

      gostaria de saber se pessoas que sofrem de pressão alta e diabetes podem fazer uso de sucupira,

    49. Iraci Caldas says:

      Lei atentamente este e-mail

    50. altina says:

      comecei hoje a tomar o chá de sucupira pois sofro de asma gostari de saber se quem tem pressão alto pode usar que é tbm o meu caso ?

    51. Maria Aparecida Curti says:

      eu gostaeia desaber se axistem na natureza uma planta que faz com que eu possa melhorar a labirintite eu tomo o remedio que se chama Labirin de 8 gm mas mesmo asim eu tenho muita tontura eu gostaria de saber uma receita natural.

    52. Eduardo Ranpim says:

      Gostaria de saber se o cha de sucupira tem alguma contra indicação

    53. Gilson Gomes says:

      Gostaria de saber se eu posso tomar cha de sucupira, tenho pressão alta, colesteral e trigliceridio alto, e, se ataca os rins.

    54. ALTANIR JOSÉ CORREA says:

      tomei a capsula da semente de sucupira, por que estou com acido úrico, mas senti umas dores de colica renal, como ja tive problemas de calculo renal fiquei assustado, sera que foi coincidencia ou tem algo a ver.

    55. Arturino Rodrigues da Silva Junior says:

      Boa noite. Faço uso de marevam 5,0 um por dia (tive trombose na perna direita em julho/2010). Gostaria de orientação se posso tomar o chá de sucupira sem efeito colateral para o tratamento da trombose, uma vez que tenho desvio na coluna e doi bastante a perna esquerda juntamente com dormência nos dedos das duas mãos. Obrigado, JUNIOR

    56. Orlei Lainor Orlandi Manozzo says:

      Tenho hernia de disco na coluna lombar, discopatia degenerativa e sérios problemas na coluna cervical. Já fiz três infiltrações para aguentar as dores. Doem todas as juntas do corpo e formigamento na sola dos pés. Será que vou resolver ao menos em parte os meus problemas com as dores que sinto. Qual a orientação com referência à Sucupira. Onde posso comprar em Porto Alegre – RS.

    57. Maria Isabel says:

      Gostaria de saber se o óleo de sucupira é indicado para lesões de pele e se o chá pode ser ingerido por crianças.

    58. Miuel says:

      Boa noite.
      Tenho hernia de disco na coluna entre a L4 e L5 e sofro com muita dor nas costas e dormencia nas pernas, preciso saber que tipo de ERVA devo utilizar para sanar o meu problema.
      Obrigado.

    59. Solange Branco Shima says:

      Por favor me esclarecam o seguinte.
      Meu filho tem 13 anos, tem acido urico alto, moro no Japao, pelo fato de ser crianca não dão medicacao, controlo alimentacao, porem as dores sao horriveis. Poderei trata-lo com sucupira? E como usar as sementes?
      Grata
      Solange

      Réplica – A senhora já fez uso de ervas medicinais que tem uso tradicional para a dimuinação e equilíbrio da quantidade de ácido úrico do corpo? Plantas como o Chá-de-Bugre, Tribulus terrestris, Milho, Aspargos e outras podem ajudar nesta função. Os estudos sobre o Chá de Sucupira ainda não são conclusivos e os efeitos colaterais são poucos. Sugiro que caso queira tentar se beneficiar da Sucupira, consulte o fabricante do produto e um profissional da saúde para que tenha certeza que tal tratamento poderá ser útil. O uso das sementes está descrito no texto. Att.

    60. Maria Rita says:

      Gostaria de saber se o chá de sucupira pode ser tomado com anticoagulante,pois faço uso desse medicamento ha alguns dias e não posso tomar mais uma formula que eu usava para fibromialgia. Tomo marevan para fibrilação atrial. Sem mais agradeço a atenção.

      Réplica – Não existem contra-indicações específicas do Chá de Sucupira para quem faz uso de anticoagulantes. Sugiro que também peça maiores informações ao fabricante do chá. De qualquer forma, ao notar qualquer alteração negativa na condição de saúde, pare de tomar o chá imediatamente e procure um médico. Att.

    61. mari santos says:

      a sucupira é usada tradicionalmente com o biotonico fontoura para problemas nas amigdalas.

    62. Alberto de Abreu Teixeiera says:

      Estou pretendendo adquirir Capsulas de Semente de Sucupira, porém só posso pagar através de Boleto Bancário e/ou contra entrega via Sedex. Fico muito grato, caso possa atender o meu pedido? Aguardo resposta e ou encomendas.
      Atenciosamente, Alberto Teixeira.

      Réplica – Não comercializamos o Chá de Sucupira ou qualquer outro produto. Peço que se atente aos anúncios gerados no site para que possa haver alguma correspondência entre o produto oferecido no anúncio e o que você está procurando. Att.

    63. Célia says:

      Obrigada pela resposta, continuarei aguardando, mas por favor, não deixe meu e-mail exposto no site.

      Grata.

      Célia

    64. Célia says:

      Olá, gostaria de saber se existe alguma receita com produtos naturais, já que a mãe natureza é tão poderosa, para combater o vício do cigarro.
      Aguardo retorno.
      Grata.
      Célia.

      Réplica – Existem várias plantas medicinais e produtos naturais que são utilizados tradicionalmente para inibir a vontade de uso de cigarro (tabaco), alcóol e drogas em geral. No decorrer do tempo será publicado um texto sobre o combate ao vício de cigarro na medicina alternativa, sugiro que você continue acompanhando e divulgando site. Att.

    65. wilson says:

      Eu reforço a pergunta desse internauta e gostaria de receber as respostas no meu e-mail
      Obrigado

      Wilson
      Ireneu 29/08/2010 – 00:22
      Venho usando a semente de sucupira preparada no vinho branco suave, e os resultados são fabulosos, desaparecendo as dores nas articulações.
      Tenho usado mais sementes e deixado as anteriores no vinho, vou emendando…isso pode ser feito?
      Porém deseja saber como se prepara a TINTURA DE SUCUPIRA?
      Tintura, extrato, etc….não ficou claro para mim.
      Por favor aguardo sua resposta a qual desde já agradeço.
      Cordialmente.
      Ireneu

      Réplica – A forma de como se extrai a tintura das plantas medicinais é muito semelhante, mas manipular qualquer tipo de planta medicinal por conta própria, sem controle de qualidade de planta ou conhecimento técnico, é desaconselhável, por isso o MedicinaisPlantas.com evita ao máximo de indicar receitas medicinais e dosagens, focando principalmente em informar sobre propriedades medicinais e possíveis efeitos colaterais, de forma clara e imparcial.

      A infusão das sementes de Sucupira em vinho puro é um uso muito tradicional no Brasil, e apesar de não haver estudos conclusivos sobre a eficácia de tal método de preparação do chá de Sucupira, muitas pessoas relataram benefícios.

      Os múltiplos usos das plantas medicinais são explicadas neste texto resumido, publicado como Dicas de Fitoterapia e por este link publicado pela Universidade On-line de Viçosa. Att.

    66. maria aparecida says:

      boa tarde. me encontro com estenose de canal lombar, da qual não aguento as dores que eu sinto. o chá as dragéas qual é o melhor pra mim. me ajuda aguardo resposta.

    67. odete says:

      Tenho uma duvida: numa garrafa de vinho influi ser tinto ou branco e quantas sementes se deixa em infusao e se cortadas em quanta partes e q vezes ao dia no caso de dores nos ossos provenientes de leucemia. Obrigada

    68. Geneci says:

      Bom Dia,

      Eu tinha dores constantes na coluna, por indicação de um amigo, iniciei tomar o chá da semente de sucupira e hoje, após um ano de sofrimento me sinto outra pessoa. Não tenho dor alguma. Iniciei tomar o chá a mais ou menos um mês atras.

    69. Rudi Mario says:

      Sobre o chá de sucupira, como o ideal é tomar 1,5 litro por dia, pode-se preparar um concentrado forte do chá e depois dilui-lo em um garrafão com 20 litros de água e assim toma-lo durante 20 dias ? O efeito será mantido ?
      Atenciosamente:
      Rudi Mario

      Réplica – TODO chá deve ser tomado preferencialmente fresco. Não é aconselhável preparar grandes quantidades de chá para consumo posterior.

    70. maria pedrina says:

      Tomo remédio forte manipulado que é o meloxican,15mg- deflazacort 7,5mg – difosfato de cloraquina 150mg . Gostaria de saber se é perigoso tomar esse remédio e o cha de sucupira. Estou com bursite, tendinite e outros. Fico curiosa pq quero tomar pois vejo muitos depoimentos de pessoas curadas com o cha. Obrigado pela atenção.

      Réplica – Só faça uso do chá ou qualquer uso de medicamento complementar, seja natural ou não, sob recomendação e supervisão médica. Aconselho que você tente obter a bula (composição química) do produto chá de semente de Sucupira que deseja adquirir e leve até o seu médico para que o mesmo avalie as condições ideais. Não é aconselhável o uso da automedicação. Att.

    71. Ireneu says:

      Venho usando a semente de sucupira preparada no vinho branco suave, e os resultados são fabulosos, desaparecendo as dores nas articulações.

      Tenho usado mais sementes e deixado as anteriores no vinho, vou emendando…isso pode ser feito?

      Porém deseja saber como se prepara a TINTURA DE SUCUPIRA?
      Tintura, extrato, etc….não ficou claro para mim.
      Por favor aguardo sua resposta a qual desde já agradeço.
      Cordialmente.
      Ireneu

    72. alvino sousa santos says:

      gostaria de saber como tomar o chá de sucupira e quando começa os efeitos curativos, pois estou tomando há um mes e não sentir melhoras…. tenho hernia de disco, bico de papagaio, artrose, artrite dores nas costas e ombros e reumatismo. obrigado pelas informações….

    73. dra rosa says:

      adorei, gostaria de obter mudas para plantar. saudaçoes

    74. marcia maria de carvalho says:

      boa tarde, gostaria de saber se a sucupira tambem e bom para a pressao alta e colesterol alto.

    75. Jônatas Pereira da silva says:

      Bom Dia!
      Gostaria de saber mais sobre plantas que curam, ejaculação precoce, falta de ereção e cistos na bexiga feminina e ovário etc.

      Réplica – Já existem textos aqui publicados que apontam plantas medicinais indicadas para ejaculação precoce, impotência sexual e outras disfunções sexuais.

    76. Francisco says:

      Sucupira

    77. Andrea says:

      Sou portadora de artrite reumatóide e gostaria de saber se o chá da semente pode ser tomado durante a gravidez. Obrigada.

      Réplica – A sugestão é que este tipo de informação detalhada, principalmente no que se refere a contra-indicações e efeitos colaterais, seja indagado diretamente ao produtor do remédio fitoterápico/homeopático, vez que a manipulação dos mesmos podem conter diferentes concentrações de substâncias.

      No caso do chá de semente de Sucupira, a Fitomedic é a principal produtora no Brasil. Por questões éticas, entendemos que este tipo de informação excede fins educativos, de pesquisa e informação. Caso se interesse em comprar o chá de Sucupira, entre diretamente no site e peça informações detalhadas sobre o produto que eles oferecem.

    78. Denise Mara de Almeida says:

      Aprendi muito com essa matéria,
      Gosto de saber o poder de tudo que tem nas plantas.
      Obrigada!

    Comentar

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Revisado e atualizado em 22.12.2015.