Chá gelado de hibisco com hortelã-pimenta e lavanda

O hibisco e a hortelã-pimenta são ervas muito populares no Brasil e no mundo e são ricas em propriedades medicinais benéficas para a saúde. Nos dias mais quentes, uma receita de chá gelado de hibisco com hortelã pode ser uma ótima opção.

Benefícios do chá gelado de hibisco com hortelã-pimenta

O chá de hibisco é uma bebida muito refrescante e ainda pode ser útil para emagrecer, vez que é livre de açúcar e calorias. Além disso, o hibisco reduz os níveis de colesterol ruim ao mesmo tempo que aumenta a quantidade de colesterol bom (HDL). As flores do hibisco possuem fitoquímicos ricos em antioxidantes, que além de combaterem os radicais livres e prevenirem o aparecimento de vários tipos de câncer, proporcionam outros benefícios para a saúde. A Hibiscus sabdariffa contém vitamina C, ácido hibiscico, ácido tartárico e ácido málico.

O chá de hortelã-pimenta, além de conter propriedades emagrecedoras, é útil principalmente para o sistema digestivo, vez que a Mentha piperita possui vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que auxiliam na digestão quando consumida após as refeições, além de ser indicado para pessoas com diarreia, cólicas, dores de barriga ou problemas estomacais.

Como preparar o chá de gelado de hibisco com hortelã-pimenta

A combinação destas duas ervas e suas propriedades pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, além da harmonia entre ambas proporcionar um delicioso e refrescante chá gelado de hibisco com hortelã-pimenta.

Ingredientes

  • 20 gramas de hortelã picada ou ¼ de xícara de hortelã-pimenta seca (aproximadamente 9 gramas);
  • 1 colher de sopa de hibisco seco (5 gramas);
  • 1 ramo pequeno de lavanda fresca ou uma pitada de flores de lavanda secas;
  • 1 colher de sopa de mel à gosto.

Rendimento: 8 xícaras.

Modo de preparo

  1. Ferva 1,5 (um litro e meio) de água;
  2. Coloque a hortelã-pimenta, o hibisco e a lavanda de preferência em uma jarra grande (com capacidade maior para poder mexer as ervas);
  3. Despeje a água fervente sobre as ervas e, em seguida, mexa para que os gostos combinem entre si. Deixe a jarra coberta por um período de 10 a 15 minutos.
  4. Após esse período, despeja o líquido em uma jarra de vidro grande. Utilize um coador ou filtro para que apenas o chá caia na jarra. Com a bebida ainda quente, adicione mel à gosto e misture até que o mel esteja totalmente diluído com o chá. Deixe esfriar em temperatura ambiente ou coloque na geladeira;
  5. Entre de 10 a 20 minutos antes de servir, adicione gelo na jarra. Consuma o chá gelado de hibisco com hortelã e lavanda preferencialmente no período de 24 horas.

Preparou o chá? Gostou? Compartilhe nos comentários.

*Imagem meramente ilustrativa
Receita de Rosalee Foret. Alchemy of Herbs.

Comentários

Comentar