Catequinas do chá verde

Composição química das catequinas do chá verde

O chá verde possui quatro polifenois principais, que são referidos coletivamente como catequinas. Vários estudos comprovaram que as catequinas, além de potentes antioxidantes, combatem vírus, destroem radicais livres, retardam o envelhecimento e proporcionam outros efeitos benéficos para a saúde.

Benefícios das catequinas EGCG

As quatro catequinas encontradas no chá verde são a EC, ECG, EGC e EGCG. A epigalocatequina galato (EGCG) é a mais abundante das catequinas, responsável por cerca de 10% de toda a composição do chá-verde. Além disso, a EGCG é cerca de 25 até 100 vezes mais eficaz que a vitamina C e 25 vezes mais eficaz que a vitamina E. Uma xícara de chá verde fornece entre 10 e 40mg de polifenois e possui efeito antioxidante maior do que uma porção de brócolis, espinafre, cenoura ou morangos.

O chá verde fabricado a partir de folhas de chá frescas e não fermentadas possui oxidação de catequinas mínimas, o que potencializa o efeito antioxidante do chá. Pesquisadores acreditam que a catequina é eficaz porque facilmente se adere às proteínas, impedindo a aderência de bactérias e vírus na parede celular, o que anula em grande parte a capacidade de destruição destes microrganismos. As catequinas também reagem com toxinas criadas por bactérias nocivas (muitas das quais pertencem à família de proteínas) e metais prejudiciais, tais como chumbo, mercúrio, crómio, e cádmio, ajudando no processo de purificação.

EGCG

O EGCG é o antioxidante mais potente do grupo das catequinas do chá verde e possui diversas aplicações terapêuticas, incluindo o controle de açúcar no sangue, aterosclerose, tratamento de vários tipos de canceres (servindo como um suplemento nutricional durante o tratamento), infecção por vírus do HPV e HIV, endometriose, neurodegeneração e outras doenças. O EGCG não é encontrado no chá preto, vez que durante a produção do chá preto, as catequinas são convertidas em teaflavinas e tearugibinas.

O ECGC protege as células dos danos causados ao DNA, fator que é acreditado estar ligado a incidência de cânceres, doenças cardíacas e outros problemas de saúde graves. Segundo alguns estudos preliminares, este antioxidante pode ter até duas vezes os benefícios do resveratrol, um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto.

Os antioxidantes também são eficazes em destruir os radicais livres, moléculas altamente reativas e fragmentos de moléculas que podem danificar o corpo no nível celular, deixando o organismo suscetível ao cancro, doenças cardíacas e várias outras doenças degenerativas, além disso, os antioxidantes do chá verde servem para diminuir os níveis colesterol ruim.

Referências:
Comparison between vitamin C, green tea extracts and olive leaf extracts : Dr Stevenson, L,. et al. Oxygen Radical Absorbance Capacity (ORAC) Report on Olive Leaf Australia’s Olive Leaf Extracts, Southern Cross University, 2005.
uo Q et al. Studies on protective mechanisms of four components of green tea polyphenols against lipid peroxidation in synaptosomes. Biochim Biophys Acta 1996; 1304:210-22.
All About Green Tea. Bodybuilding.com
USDA Database for the Flavonoid Content of Selected Foods. U.S. Department of Agriculture Agricultural Research Service Beltsville Human Nutrition Research Center Nutrient Data Laboratory.



  • Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Benefícios e propriedades das catequinas do chá verde para a saúde, incluindo a ECGC, a catequina mais abundante e o antioxidante mais potente do chá verde.

    Revisado e atualizado em 21.10.2016.