Benefícios do chá verde para a pele

O chá verde, ao mesmo tempo que hidrata o corpo, pode proporcionar a pele aspecto mais jovem e saudável. Além disso, o chá recupera células envelhecidas da pele, previne várias doenças cardíacas e auxilia na prevenção do câncer.

Benefícios do chá verde para a pele

Para alguns estudiosos, o chá, rico em antioxidantes, possui poder de hidratação superior a água. Tomar três ou mais xícaras de chá ao dia pode ser muito benéfico para a saúde, segundo um estudo do King’s College, de Londres, publicada na revista Medical News Today. Constituintes dietéticos, incluindo os polifenois e os carotenoides do chá verde, contribuem para fotoproteção endógena e modulam as características da pele relacionadas com a estrutura e função do tecido. O chá verde pode ser utilizado também como desinfetante para lavar as mãos para evitar a transmissão de vírus como a gripe.

O extrato de chá verde com concentração entre 2 e 3% aplicado na pele possui agentes fotoprotetores, ou seja, ajudou a reduzir os efeitos de imunossupressão da exposição aos raios UV na pele.

Protege da exposição aos raios UVB

A irradiação ultravioleta (UVB) pode provocar a aceleração do envelhecimento da pele. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa da Saúde e Ciências, da Korea University (Seul – Coréia do Sul), propôs a desenvolver uma formulação eficaz que contém extrato de chá verde para inibir o dano oxidativo induzida por raios ultra-violeta. Camundongos tratados com a fórmula apresentaram resultados significativos em comparação à ratos expostos a raios UVB sem proteção. Os dados da pesquisa sugeriram que a formulação pode ser eficaz na proteção do fotoenvelhecimento da pele causado por UVB.

Reduz a vermelhidão da pele

O Instituto de Dermatologia Experimental da Universidade de Witten-Herdecke, na Alemanha, realizou um estudo de 12 semanas com mulheres sobre os efeitos protetivos do extrato de chá verde, que foi apontado como possível redutor da vermelhidão da pele após exposição à radiação UV, além de ter proporcionado aumento da microcirculação, elasticidade e teor de umidade da pele, além de diminuir a rugosidade.

As participantes do estudo consumiram uma bebida com polifenóis do chá verde fornecendo um total de 1402 mg ou uma bebida controle. O grupo que consumiu o chá verde teve o eritema (induzido por UV) diminuído significativamente por 16 e 25%, após 6 e 12 semanas, respectivamente. Outras características estruturais da pele foram afetadas positivamente com o consumo do chá verde para a pele, incluindo elasticidade, aspereza, descamação, densidade e homeostase de água. A ingestão de bebida de polifenóis de chá verde por 12 semanas aumentou o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio para a pele. Foi constatado que os polifenóis do chá verde de fato protegiam a pele contra a radiação ultravioleta e ajudavam a melhorar a qualidade geral da pele das mulheres.

Rico em polifenois

Além dos benefícios do chá verde para a pele, o mesmo chá ainda possui outras propriedades, vez que possui grandes quantidade de polifenol, que contribui para eliminar do corpo radicais livres que podem provocar câncer, ou seja, o chá pode eliminar células cancerígenas.

O polifenol reativa as células da pele que estão morrendo, devido ao fato de que as células que chegam a superfície da pele começam a trabalhar com um metabolismo mais lento e se preparam para morrer, em um processo que dura cerca de um mês, até que sejam substituídas por outras células. Porém, quando o polifenol atua sobre tais células epidérmicas, as mesmas se reativam, fabricando adenina e produzindo maior energia.

Referências:
Tea ‘healthier’ drink than water. BCC
Protective effect of the standardized green tea seed extract on UVB-induced skin photoaging in hairless mice.
Green Tea Polyphenols Provide Photoprotection, Increase Microcirculation, and Modulate Skin Properties of Women. The Journal of Nutrition.

Comentários

Comentar