Chia: benefícios e propriedades medicinais

A chia (Salvia hispanica) é uma planta medicinal rica em ácidos graxos ômega 3. Pertence a família Lamiaceae.

Benefícios da chia

As sementes da chia são ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras alimentares dietéticas e principalmente ômega 3, ácido graxo rico em propriedades medicinais importantes para a saúde. As qualidades demulcentes e refrescantes tornam as sementes excelentes para aliviar febres e feridas (cataplasma). Devido a sua composição, possui efeitos positivos em alguns de tratamentos para depressão e transtornos do humor. Também pode aliviar distúrbios cerebrais, como o Mal de Alzheimer e o transtorno de déficit de atenção (TDAH).

As sementes também podem ser úteis para os diabéticos, auxiliando na estabilização do açúcar no sangue e prevenção da hipertensão. Em um estudo de 2007 publicado no Diabetes Care, pesquisadores descobriram que pacientes com diabetes mellitus tipo 2 que consumiram 37g de chia (cerca de 6 colheres de sopa) por dia, tiveram sua taxa de proteína C-reativa (um marcador de inflamação) diminuída em 32%, além da redução da pressão arterial sistólica e diastólica, e uma melhoria na taxa de açúcar no sangue.

Composição

A semente da chia é composta de aproximadamente um terço de proteínas, um terço de óleo e um terço de fibra solúvel dietética. O óleo da semente contém concentração de dois terços de ácido graxo ômega 3. A semente também possui em sua composição, antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten e conter pouca quantidade de sódio. É uma das fontes vegetais com maiores concentrações de ômega 3, ferro e cálcio.

Variações da semente de chia

Existem variações da semente de chia, que podem ser pretas, brancas ou misturadas. No entanto, todas pertencem à mesma variedade botânica e essas diferenças ocorrem dependendo da área cultivada, o que não chega a alterar as propriedades da planta. A espécie Salvia columbariae é conhecida como chia-dourada ou golden chia (inglês).

Uso na culinária

Toda a planta pode ser consumida em saladas, sopas ou cereais. As sementes podem ser comidas cruas ou adicionais a farinhas para bolos. Fresca, é uma bebida saudável quando feita por imersão das sementes em água ou suco de frutas. Pode ser também utilizada como especiaria na cozinha para ser borrifada em pães, bolos e biscoitos.

Contraindicações e efeitos colaterais da chia

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

A planta é nativa do sudoeste dos Estados Unidos e América Central, sendo encontrada principalmente no México. Foi muito valorizada como fonte de alimento e moeda de pagamento pelos Astecas. Dizia-se que uma colher de chá de semente de chia era suficiente para sustentar um índio durante um longo dia de marcha.

Há controvérsias sobre a origem do nome, sendo que uma das versões diz que a palavra é derivada de chiabaan, que significa “fortalecimento”. Outra pesquisa apontou que o nome da semente é oriundo da palavra asteca chian, que significa “oleosa”.

Toscano, Luciana Tavares. “Efeitos da suplementação de chia (salvia hispanica L.) Sobre a pressão arterial, estresse oxidativo, inflamação e modulação autonômica cardíaca em indivíduos hipertensos: um estudo de intervenção.” (2014).
Ayerza, Ricard, Wayne Coates, and M. Lauria. “Chia seed (Salvia hispanica L.) as an omega-3 fatty acid source for broilers: influence on fatty acid composition, cholesterol and fat content of white and dark meats, growth performance, and sensory characteristics.” Poultry Science 81.6 (2002): 826-837.

Comentários

9 Comentários

  1. jose tiago

    ok, sendo bom para saúde já que tens muito ai Paraguai , agradeço que mi envies um pouco para que eu possa cultivar aqui em Angola .

  2. maria aparecida sawaki

    Gente!! a chia é d++++++++++++++++,eu estava com menopausa sentia mtos calores, sem libido, sem energia e animo,comecei a usar e senti mto bem ate meu libido aumentou…adoro o sabor dela use e tire sua conclusoes..

  3. Ivonete

    Achei excelente o seu texto, muiiiiiito bom mesmo!
    Pretendo consumir a chia muito em breve, não para emagrecer, mas pelos beneficios que ela oferece.
    Gostaria de saber qual a medida diária a ser consumida e como? Se devo deixar descansando em água por alguns minutos? Tenho lido sobre a chia e alguns nutricionistas falam em consumir 1 colher de sopa e outros dizem em 1 colher de chá em cada refeição. Estou na dúvida, se 1 colher de sopa ou 1 colher de chá?
    Obrigada!
    Abraço

  4. luciane francisca klajn valduga

    Vou aderir ao consumo diário de cápsulas a base do óleo da semente de chia. Estou curiosa aos futuros resultados,pois estou procurando melhorar minha qualidade de vida através de perda de peso. Agradeço pelas informações obtidas desta planta medicial. Abraço, Lu.

  5. Olá, eu adorei o post! Realmente a semente de chia é muito benéfica. Quando descobri suas propriedades tratei logo de começar a consumir e sem muito tempo já comecei a perceber os resultados como a regulação do intestino e o emagrecimento!
    Vale muito a pena consumir chia!

  6. Patricia Lopes

    Por favor necesito la direccion de donde puedo comprar Chia en Petropolis R.J.
    Muy agradecida !!!!

  7. pedro harich

    Qual a quantidade que vc tem,como enviar e o preco do custo aqui no Brasil.grato

  8. Edivaldo

    Ola, eu tenho a semente de chia aqui no paraguay em grande cuantidade. Entre en contacto. Gracias

Comentar