Chicória: benefícios e propriedades medicinais

A chicória (Cichorium intybus) é também conhecida como barba-de-monge (barbe de capucin). Pertence à família Asteraceae. Já o almeirão é uma espécie de chicória que se diferencia por possuir folhas mais alongadas e estreitas, recobertas por pelos e com sabor amargo mais pronunciado.

Benefícios da chicória

A chicória é um alimento altamente nutritivo e com várias propriedades digestivas. É considerada é útil para diabéticos, vez que contém inulina, substância natural que possui propriedades similares às do açúcar e de xaropes de glicose, apresentando cerca de 30 a 50% do poder adoçante. Também promove secreções de bílis e ajuda na eliminação de muco e cálculos biliares, além de ser um laxante moderado. A verdura é composta de inulina, lactonas sesquiterpênicas, vitamina B, vitamina C, vitamina K, flavonoides e cumarinas.

Em 2008, a revista Food and Chemical Toxicology publicou um estudo para investigar os efeitos antiproliferativos contra o câncer. As células cancerígenas humanas utilizadas incluíam câncer de mama, próstata, rim e pele. A conclusão é de que a chicória de fato apresentou atividade proliferativa seletiva sobre o melanoma ao mesmo tempo que apresentou toxicidade irrelevante para a saúde humana.¹

Uso na culinária

Na culinária, folhas jovens da chicória são acrescentadas a saladas e cozidos. Os brotos podem ser conservados. As flores são comestíveis, podendo ser colocadas em saladas e outros preparos. As flores também podem ser adoçadas. A raiz pode ser assada ou ser refogada como um legume.

Contraindicações e efeitos colaterais da chicória

O uso excessivo da erva pode causar perturbações tônico digestivas. Em alguns casos, a raiz de chicória pode causar irritação da pele. Algumas pessoas podem desenvolver reação alérgica sobretudo ao extrato da raiz, que pode resultar em urticária, coceira intensa, falta de ar, dificuldade em engolir, inchaço facial, respiração ofegante, tonturas e outros sintomas.

História e curiosidades

O nome da espécie, intybus é derivado da palavra tybi, que significa janeiro, mês onde as folhas de chicória são frequentemente colhidas em algumas partes do mundo. Na mitologia alemã, acredita-se que a flor traz sorte. Também é uma das ervas amargas tradicionais da Páscoa. O botânico sueco Lineu usou a chicória em seu relógio floral, vez que suas flores abrem e fecham com muita regularidade.

Vacas adoram pastar a erva, no entanto, elas são controladas em pastos, vez que o consumo em excesso pelo gado deixa o leite com gosto amargo. Pássaros pintassilgos comem as sementes selvagens da erva.

¹ “Food and Chemical Toxicology”; Antiproliferative Activity Against Human Tumor Cell Lines and Toxicity Test on Mediterranean Dietary Plants; F. Conforti et al.; October 2008.

Comentários

Comentar