Benefícios do cloreto de potássio

Considerado o terceiro mineral mais abundante no corpo humano, o potássio é fundamental para a manutenção de uma boa saúde. É ele que mantém o coração, cérebro, rins, tecido muscular e outros sistemas de órgãos importantes do corpo humano em perfeita ordem.

Cloreto de potássio

Associado ao sódio forma-se o cloreto de potássio, uma variedade do mineral que age na contração muscular, na condução nervosa e no equilíbrio de fluidos no organismo. O cloreto de potássio é do tipo eletrólito, ou seja, possui a função de manter a hidratação e os processos químicos em ordem no corpo. É o suplemento mineral mais utilizado por médicos para repor quantidades necessárias em pessoas com deficiência de potássio, visto que ele eleva o nível do mineral no organismo para que haja o correto funcionamento dos músculos, coração e de outros órgãos.

Deficiência de potássio

O cloreto de potássio deve ser adicionado a dieta caso seja percebido a carência do mineral no organismo através dos sintomas, visto que a suplementação é necessária para o equilíbrio interno. Os benefícios à saúde serão facilmente notados e ocorrerá uma melhora da sua qualidade de vida. Um dos primeiros sintomas de deficiência de potássio no sangue são as cãibras frequentes. A carência no organismo causa alguns efeitos adversos, incluindo:

  • fadiga;
  • fraqueza muscular;
  • enxaqueca;
  • anemia;
  • batimentos cardíacos anormais;
  • espasmos musculares.

A deficiência do mineral ainda acarreta algumas doenças como pressão arterial elevada, diabetes e inchaços nas glândulas.

Benefícios do cloreto de potássio

O cloreto de potássio é utilizado principalmente para prevenir e tratar coágulos sanguíneos associados a doenças cardíacas, ataques cardíacos e às substituições coração e válvula. Estudos mostram que pessoas que consomem suplementos de cloreto de potássio diminuem as chances de morte por acidente vascular cerebral (AVC), visto que ocorre o controle da pressão sanguínea. Além desses benefícios, ele ainda auxilia no tratamento de diabetes, pois regula o açúcar do sangue, diminui a ansiedade e auxilia no processo metabólico de vários nutrientes.

Previne acidente vascular cerebral (AVC)

Quanto maiores os níveis de potássio, maior será a oxigenação do cérebro. O KCl estimula a boa condutividade elétrica dos neurônios, melhorando assim, a função cognitiva. Pessoas que possuem deficiência deste nutriente corre maiores riscos de ter um AVC.

Controla os níveis de açúcar no sangue

O potássio estabiliza os níveis de açúcar no sangue, evitando picos e quedas nos níveis de glicose e insulina. Por esse motivo, é especialmente importante para os diabéticos.

Mantém a contração muscular regular

O mineral é fundamental para a contração e relaxamento dos músculos. Além disso, ele deixa os reflexos rápidos, vez que estimula a conectividade neural dos músculos e do cérebro.

Fortalece a saúde óssea

O potássio neutraliza vários ácidos presentes no corpo que retêm o cálcio e impossibilitam sua utilização para fortalecer os ossos.

Regula a pressão arterial

Graças a esse mineral, é possível manter a normalidade da pressão sanguínea no corpo humano, vez que ele tem propriedades vasodilatadoras. Por isso, a suplementação com esse nutriente diminui o risco de doenças do coração.

Proporciona força muscular

Proporciona um maior crescimento dos tecidos musculares, aumentando a força muscular. Além disso, fornece maior energia aos músculos.

Controla a ansiedade e o estresse

O potássio é um dos principais reguladores de hormônios, dentre eles o cortisol e a adrenalina, que estão associados ao estresse.

Capaz de aliviar enxaquecas

Pessoas que sofrem com frequentes dores de cabeça podem ter baixas quantidades desse mineral, no qual o aumento da ingestão é indicado para aumentar aliviar as dores.

Combate problemas renais

Quando utilizado na dosagem correta, pode auxiliar no processo de remoção de resíduos do rins.

Promove o emagrecimento

A perda de peso ocorre pelo simples fato do potássio regular o metabolismo. Com os níveis de açúcar em ordem, não ocorre picos na produção de insulina, hormônio que incentiva o acúmulo de gordura.

Referências:
Hodgkin, A. L., and P. Horowicz. “The influence of potassium and chloride ions on the membrane potential of single muscle fibres.” The Journal of Physiology 148.1 (1959): 127.
MedlinePlus: Potassium in Diet
University of Maryland Medical Center: Complementary Medicine: Potassium
“Clinical Cardiology”; Nonpharmacologic Therapies That Reduce Blood Pressure: A Fresh Perspective; Lawrence J. Appel; 1999

Comentários

Comentar