Cogumelo reishi - Ganoderma lucidum

Cogumelo reishi – Ganoderma lucidum

O cogumelo reishi (Ganoderma lucidum) é um fungo medicinal também conhecido como reishi mushroom (inglês). Inclui a espécie Ganoderma japonicum. Pertence a família Polyporaceae.

Benefícios do cogumelo reishi

O cogumelo reishi é um fungo de de cor roxo-marrom que, segundo a medicina tradicional chinesa, pode trazer benefícios para os cinco órgãos humanos fundamentais: coração, pulmão, fígado, pâncreas e rins. O reishi é usado na medicina alternativa para ajudar a normalizar a pressão sanguínea e os níveis de açúcar do sangue, reduzindo o colesterol e inibindo a liberação de histamina e a agregação de plaqueta sanguínea no corpo.

O consumo de cogumelo reishi também pode ter um efeito positivo a longo prazo sobre a artrite reumatoide. Um estudo publicado pela revista Molecular and Cellular Biochemistry em julho de 2007 investigou os efeitos do peptídeo polissacarídeo encontrado no Ganoderma lucidum sobre a multiplicação celular e produção de citocinas (proteínas inflamatórias) nos fibroblastos sinoviais (a artrite reumatoide é uma doença inflamatória sistêmica que afeta principalmente a membrana sinovial das articulações diartrodiais). Essas células contribuem para a progressão da artrite reumatoide e podem ser responsável pelo início da doença. Um estudo de 2006 publicado na revista Rheumatology observou que o peptídeo polissacarídeo do cogumelo reishi inibiu com sucesso a produção de citocinas e a proliferação de células nestes fibroblastos.

Benefícios do cogumelo reishi contra o câncer

O cogumelo reishi pode desempenhar um importante papel na prevenção e tratamento do câncer, vez que pode atuar sobre o crescimento celular, ciclo celular e morte celular em células cancerosas da próstata humana. Segundo um estudo publicado em 2004 pelo International Journal of Oncology, o cogumelo reishi impede a multiplicação de células cancerosas, não permitindo que as mesmas se expandam de forma controlada e pode também induzir a morte de células cancerosas da próstata.

Além disso, o reishi pode oferecer alívio para a fadiga relacionada ao câncer (sobretudo ao cansaço extremo relacionado ao tratamento do câncer). O pó dos esporos encontrados no fungo pode aliviar a fadiga em mulher com câncer de mama que foram submetidas à terapia endócrina (um tipo de tratamento que adiciona, bloqueia ou remove hormônios para inibir o crescimento de certos tipos de câncer), segundo um estudo publicado pela Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine em 2012.

Contraindicações e efeitos colaterais do cogumelo reishi

Os efeitos colaterais mais comuns associados ao cogumelo reish são tonturas, nariz e garganta secas, dor de cabeça e irritação da pele, que podem incluir erupções cutâneas. Uma pequena porcentagem de pacientes sentem desconforto gastrointestinal leve ao consumir o Ganoderma lucidum, de acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Os sintomas podem incluir dores de estômago, náuseas, vômitos e diarreia.

História e curiosidades

O cogumelo reishi é utilizado há mais de 4.000 anos na medicina tradicional chinesa e japonesa como um remédio natural para promover a longevidade e tratar a asma, tosse, fadiga e distúrbios do fígado É também conhecido em chinês como lingzhi (planta-de-espírito) e em japonês como mannentake (cogumelo de 10.000 anos). Na tradição taoista, é dito que o reishi aumenta a receptividade espiritual. Era usado por monges para acalmar o espírito e a mente. É considerado um símbolo de sexualidade feminina.

Referências:
International Journal of Oncology: Ganoderma Lucidum Inhibits Proliferation and Induces Apoptosis in Human Prostate Cancer Cells PC-3.
Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine: Spore Powder of Ganoderma lucidum Improves.
Molecular and Cellular Biochemistry: Ganoderma Lucidum Polysaccharide Peptide Reduced the Production.
Rheumatology: Synovial Fibroblasts: Key Players in Rheumatoid Arthritis.
Memorial Sloan-Kettering Cancer Center: Reishi Mushroom.



  • Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Benefícios, propriedades medicinais e efeitos colaterais do cogumelo reishi – Ganoderma lucidum, utilizado para o tratamento do câncer e artrite reumatoide.

    Revisado e atualizado em 11.10.2016.