Benefícios do colágeno para os cabelos

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo próprio organismo e está presente em todos os tecidos conjuntivos do corpo. A palavra “colágeno” deriva do grego “kolla”, que significa cola. Estima-se que o colágeno constitui cerca de 30% da proteína total do organismo. Contudo, à medida que o corpo envelhece, a produção natural do colágeno diminui, sendo necessária a sua reposição através de suplementos de colágeno, como cápsulas, balas e pós.

A perda de colágeno no organismo

Além do processo natural que afeta a produção do colágeno, alguns fatores externos também impactam diretamente nesta redução da produção. Os produtos químicos e nocivos à saúde presentes no cigarro, como a nicotina, danificam a produção do colágeno natural e, portanto, o hábito de fumar se torna um grande inimigo desta proteína. Os raios ultravioletas presentes na luz solar também alteram as taxas de produção natural do colágeno. Isto porque os raios danificam as fibras do colágeno, ocasionando a quebra da proteína.

Por conta desta redução na produção do colágeno o corpo sofre algumas consequências, tais como a flacidez da pele e a incidência de rugas. Por essa razão, os suplementos de colágeno vêm sendo amplamente consumidos a fim de repor a quantidade ideal da substância no organismo. O público que consome o colágeno com maior frequência são as mulheres. Contudo, nos últimos anos, os benefícios do colágeno estão se tornando um atrativo para os homens, que estão se preocupando cada vez mais com a saúde, aparência e bem estar.

Os benefícios do colágeno para os cabelos

O colágeno também atua na saúde dos cabelos. Um dos grandes efeitos da carência de colágeno no organismo é a presença de cabelos fracos, caracterizados pela queda e pela facilidade de quebra dos fios. A atuação benéfica do colágeno nos fios pode ser facilmente explicada: o colágeno é um componente presente no interior dos fios e é um importante componente para o crescimento saudável dos cabelos. Isto porque o colágeno é o responsável por neutralizar os radicais livres capazes de afetar a textura, o crescimento e a espessura dos fios.

Por esse motivo, o consumo do colágeno se torna crucial para a saúde capilar, pois repõe as proteínas, fortalece o combate aos radicais livres e colabora para a retenção da água nos fios, preenchendo fissuras e tornando a cutícula mais uniforme. Tudo isso faz com que o diâmetro e a espessura dos cabelos se tornem mais robustos, deixando os cabelos hidratados e sedosos e fornecendo um aspecto mais “encorpado” aos fios.

Como consumir colágeno?

A fim de experimentar todos os benefícios que o colágeno pode proporcionar, é possível encontrá-lo sendo comercializado como suplemento em diversas versões, como cápsulas, pós, líquidos e balas. Contudo, a forma mais fácil de encontrar são as cápsulas.

Curiosidades

O colágeno é facilmente encontrado na pele, ossos e tecidos conjuntivos. Estima-se que existem cerca de 16 tipos de colágeno. Destes, aproximadamente 90% do total que constitui o corpo são dos tipos I, II e III. O colágeno do tipo I é conhecido na comunidade científica por ser extremamente forte, sendo inclusive mais forte do que o aço.

Referências
Herbswisdow. Collagen Benefits.
The Benefits of Collagen Capsules. Livestrong.com.
The Doctor Within: Collagen
What is collagen? What does collagen do? – Medical News Today

Comentários

Comentar