Copaíba: benefícios e propriedades medicinais

A copaíba é uma planta medicinal também conhecida como copaíba-verdadeira, copaíva, bálsamo-da-Amazônia, bálsamo-dos-jesuítas, copal, copaúba, copaíbeira-de-Minas, copaipera, mal-dos-sete-dias, pau-de-óleo, aceite de palo (espanhol) e cupayba (tupi). A Copaifera spp. inclui as espécies Copaifera officinalis, Copaifera langsdorfii, Copaifera reticulata e Copaifera jacquinii. Pertence a família das Leguminosas.

Óleo de copaíba

O óleo de copaíba pode ser utilizado no tratamento de cerca de 50 tipos de doenças. Dentre os benefícios ele se destaca pela diversidade de condições de pele que pode ser aplicado. Externamente, trata problemas de pele, tais como dermatites, urticárias, psoríase, acnes, eczema, herpes, furúnculos, psoríase, frieiras, feridas, psoríase, picadas de insetos e sífilis, além de beneficiar pacientes com artrite.

O óleo de copaíba Possui alto teor de ácidos graxos essenciais, sendo capaz de regenerar o colágeno, proporcionando hidratação e rejuvenescendo a pele, além de combater celulites e estrias. Nos cabelos, combate a oleosidade, previne e reduz a queda de cabelo, combate micoses, caspas, piolhos e proporciona brilho e maciez aos fios, promovendo saúde ao couro cabeludo.

Benefícios da copaíba

A copaíba, dentre todas as plantas, é a maior fonte de cariofileno. Seus hidrocarbonetos contém terpenos, incluindo pineno (aguarrás). O óleo de copaíba contém uma quantidade significativa de ácido caurenóico, que mostrou efeitos anti-inflamatórios, hipotensores, diuréticos, antimicrobianos, relaxantes musculares e citotóxicos em estudos. Muitas de suas propriedades são atribuídas a ação do cariofileno e do ácido caurenóico.

A copaíba alivia os sintomas de uma ampla gama de doenças que causam a inflamação dos tecidos moles ou mucosas. Testes de laboratório mostraram que a resina atua reduzindo a permeabilidade das paredes capilares para a histamina, substância química responsável pelo inchaço doloroso em todas estas condições. O óleo volátil é antimicrobiano e previne infecções secundárias no eczema, herpes e psoríase.

É usada topicamente para aliviar a inflamação e ajudar a curar pé-de-atleta, feridas, erupções cutâneas, dermatites, eczema e psoríase, além de ajudar a restaurar a pele danificada e curar pequenas cicatrizes. Age como como um agente anti-séptico, desinfetante e antimicrobiano para usos internos e externos em infecções bacterianas, câncer de pele, úlceras no estômago e câncer de estômago. Vários shampoos são eficazes no combate à caspa.

O bálsamo de copaíba é muito benéfico para tosse crônica, catarro, resfriados, bronquite e outros problemas respiratórios. É um bom remédio para tratar catarro e bronquite crônica, vez que auxilia na expectoração e é anti-séptico. Também é recomendada no tratamento natural de leucorreia, cistite crônica, diarreia, hemorroidas e gonorreia.

Contraindicações e efeitos colaterais da copaíba

O óleo de copaíba é usado externamente, enquanto a tintura é geralmente usada internamente. Doses altas da planta podem ser tóxicas.

História e curiosidades

A árvore de copaíba é uma planta típica da floresta tropical Amazônica, especialmente no Brasil, na Colômbia e na Venezuela. Pode alcançar mais de 30 metros de altura. Possui flores pequenas, com cachos brancos e frutas contendo uma única semente. A Copaifera spp faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Comentários

51 Comentários

  1. Mércia

    Por conta de uma fístula reto-vaginal sofro com infecções no reto e na vagina. Tenho muitas secreções. Volta e meia tomo antibióticos locais e oral pra vê se melhora, mas enquanto não fechar completamente essa fístula ainda devo sofrer muito. Gostaria de saber se um tratamento bem feito com a copaíba oral pode me ajudar a amenizar o problema. Como posso estar tomando a copaíba, quantas gotas quantas vezes ao dia? Seria indicado a tintura de copaíba?

  2. Reinaldo Santana Malafaia

    Uma cunhada minha trouxe a casca da copaíba para mim e disse que ele serve´para as articulações,artrite homorróidas, e outros benefícios gostaria de saber se posso fazer o chá e qual a quantidade de agua para quantas gramas da casca.
    Se mais atenciosamente,

  3. luzberto eliano izzo

    gostaria de saber se posso tomar oleo de copaiba junto com bromazepan qual efeito pode dá ?

  4. pedro carlos tasca

    compreo esse oleo hoje,pois eu não tinha conhecimento antes.
    Agora é so acreditar em Deus e na transformação que o homem fez nesse oleo ate chegar a nós.
    Pois temos que dar valor a medicina natural.

  5. Nossa, fiquei imprecionada com os beneficios desse incrivel óleo de copaiba, não sabia que um óleo desse tinha tantos poderes medicinais assim, sei disso também que li em outros blogs sobre o assunto, como nesse site: http://oleo-copaiba.com/index.html

    Encontre muito sobre o óleo de copaiba.

  6. Bom dia, o Balsamo da Amazonia, é um Fitoterápico incomparável faço uso do balsamo a mais de 01 ano, eu minha família, minhas filhas sempre tia dificuldades de colocar pra fora a gripe recolhida, hoje tomando uma gotinha do balsamo, joga tudo pra fora, pois o balsamo é um expectorante no 10, ele sim age como expectorante, porque temos o habito de comprar em farmácias expectorante para criança, mas o que eles fazem e parar a tose e pronto mais nada, ou seja toda a secreção fica acumulada no pulmão da criança. Minha mãe, meu pai todos usam o balsamo, e os exames recentes mostras tudo nome pressão normal, glicose, normal, próstata, normal, enfim eu e minha família estamos satisfeito com o uso do balsamo.

  7. manoel batista ferreira

    boa tarde olio de copaiba serve para tratamento de equizema , quero saber. obrigado

  8. ANTONIO MELLO

    comprei oleo de copaipa e não notei que estava escrito uso externo,a diferença entre interno e externo,so site do fabricante não obitive resposta (ideal cosmeticos oleo de copaiba do amazonas uso externo, sei de pessoas que estão tomando assim mesmo o uso externo obrigado

  9. João Eugênio de Souza.

    Ola meu nome e João Euênio, faço uso deste olêo ha dois anos pois sofro de retocolite ,estou me sentindo muito bem . Obrigado…

  10. Rosemary A.Santiago

    Olá,eu sofro de artrite e fibromialgia,agora tambem hipotireoidismo será que posso contar com a ajuda da copaiba?Não suporto mais tomar remedio meu estomago so fica bem com omeprazol.Peço que me ajude a fazer o uso.Desde ja agradeço.Um grande abraço.

  11. Antonio Alvaro C. de Freitas

    Senhores:
    Afinal, o óleo de copaiba é para uso externo ou interno também.
    E a tintura de copaíba? È para uso interno?
    No aguardo de uma informação que tire as minhas dúvidas,
    Atenciosamente,

    Antonio Alvaro C. de Freitas.

  12. andrezadiasbenicio

    fabuloso ela e minha cura em tudo e de toda minha familia curas mesmo deveria ter milhoes de acesso

  13. Osmar Antunes da Costa

    Gostaria de anunciar no “Plantas Medicinais e Filoterapia” pois sou Distribuidor Independente de um Laboratório. Aguardo resposta. Obrigado

  14. osias gomes de souza

    parabens pelo relato desta potente planta.
    quero dezer que meu pai hoje estar com 78 anos
    e venhe mantendo o tamanho de sua prostata dentro dos padroes abaixo de sua idade.ja faz um bom tenpo que ele estar fazendo este tratamento a base de copaiba.é realmente eficais.

  15. Jeziel Alves

    gostaria de receber tambem as respostas, pois é muito importante todas as informaçoes sobre este maravilhoso produto.

  16. ja tomei o balsamo me senti muito bem gostaria de saber se serve tambem para refluxo

  17. DANUBIA

    BOA TARDE,MEU FILHO TEM 4 ANOS,E SOFRE DE BRONQUITE COMO POSSO UTILIZAR O ÓLEO DE COPAÍBA NELE.OBRIGADA.

  18. Claudinei

    gostaria de saber se o oleo de copaiba e indicado para acido urico ou gota.

    obrigado

  19. Rosa Augusta

    gostaria de saber se oleo de copaíba ,tem que ser ingerido ,ou passar na região local da dor,como por exemplo nas articulações?

  20. Rosa Augusta

    boa noite?gostaria de saber se oleo de copaíba,resolve doença,artrite,e artrose.e como usar?obrigado.

  21. estava com gonorreia e usei essa bicha ai estou muito bem,,,valeu..os produtos naturais mostraram que são os melhores..e não causam dependencia..

  22. lucines gattamota

    ja ouvi falar muito dessa planta e do oleo …eu tenho artrose quero tbm tomar pra me curar…

  23. rosicleia pereira

    Ola eu faço o uso do balsamo adoro para mim não tem igual ele me curou de uma seguéla pulmonar a mas de 30anos.recomendo

  24. rosicleia pereira

    Ola eu faço o uso do balsamo adoro para mim não tem igual ele me curou de uma seguéla pulmonar a mas de 30anos.recomendo

  25. Isabel C Daré

    esse oléo de copaíba tbem pode ser usado pra quem tem esteatose hepatica se me poder responder agradeço desde já

  26. Paulo Barbosa

    Uso o óleo da copaiba há mais de 6 anos para problemas de estômago e sinto grande melhora.
    Tomo duas gotas em jejum em um copo dágua.

  27. marlucia siqueira

    usei o oleo de copaiba indicado por uma vizinha porque eu estava com uma unha incravada e com 3 dias desenflamou.que alivio e que oleo poderosos vou usar ele agora no meu tratamento de sinusite vou pesquisar como usar.

  28. Sofro com crises de gotas a alguns anos gostaria de ser informado a posologia para gota bem como onde comprar em Porto Alegre, Rio Grande do sul.

  29. Glória

    florisa, eu tomo óleo de copaíba ha mais de 7 anos.Me curei de várias pequenas mazelas.As vezes faço uma pausa de um mes mais ou menos,depois volto a tomar. Geralmente, os raizeiros,(essas pessoas que tratam com chás, garrafadas)que sempre tem pra vender.Mas se vc conhecer algum caminhoneiro que viaja pro lado do Pará, Mato Grosso, pode pedir pra trazer de lá.
    Abraço

  30. florisa

    ja tomei o balsamo da amazonia por 3 anos meus dedos eram torto com a artrite hoje esta quase curado mas nao encontro mais para comprar ………..onde encontra lo?????????

  31. luciana

    olá!parabéns pelo trabalho, que eu creio tem ajudado a muitas pessoas.Eu, particularmente tenho sofrido muito com hemorróidas, e gostaria de saber como utilizar o óleo de copaíba para o tratamento. Desde já agradeço. Um abraço.

  32. José Maximiano Lima

    Sou caminhoneiro e viajo por todo Brasil, mas foi em uma destas viagens para o Mato Grosso que conheci a “copaíba”, desde então passei a utilizá-la com freqüência, para feridas, inflamações, problemas digestivos, é um Santo Remédio, tenho indicado para varias pessoas as propriedades desta fabulosa planta.

  33. Gil Félix

    Boa Noite ! Eu gostaria de saber se o Bálsamo da Amazônia é eficaz contra queda de cabelos e ajuda a restauração dos fios capilares. Caso seja eficaz como devo utiliza-lo.

    Obrigado !

  34. hugo queiroz

    tenho uma ulcera varicosa que atinge toda minha perna esquerda 100%- gostaria de saber se posso usar oleo de copaiba ?

  35. Simone Mezini

    Gostaria de saber se o óleo de copaíba também é indicado para dores nas articulações, pois sinto muitas dores nos joelhos quando faço o movimento de levantar e abaixar.

  36. Ana Paula

    Li sobre a utilização do óleo de copaiba para acabar com pulgas e carrapatos.
    Gostaria de saber se posso usar na minha cachorrinha que é um Lhasa de 55 dias.
    Muito obrigada.

  37. Ademir Marsari

    Minhas perguntas são duas:
    1- Tenho diversas manchas na pele provocadas pelo sol e pelo calor. Quero saber se posso utilizar esse óleo e qual resultado foi obtido por alguém que tenha usado.
    2- Esse oleo pode servir tambem como protetor solar?

  38. Enir Cardoso

    Gostaria de uma informação. Ja tomei chás de sucupira para tirar dores e me dei muito bem, mas uma medica me falou dos perigos que ela oferece, pois pode entupir as arterias devido o óleo que ela contem. Por favor me oriente a respeito.

    Réplica – Tal tipo de informação você deve solicitar ao fabricante do chá que você adquire, vez que os efeitos podem variar de acordo com a composição do produto.

  39. João Luiz Colombo Sarnaglia

    Este remedio e muito maravilhoso, serve também para picada de cobras, como jararaca, presenciei com um descendente de u, juntamente com o cha de maminha de porca, ele foi picado e foi este o medicamento que tomou.

  40. Mabel Prates

    Bom Dia estou fazendo uso de Nexium 40mg 2x ao dia, para o tratamento de Ulcera Gastrica, gostaria de saber se posso usar o oleo de copaiba, durante esse tratamento, e qual a quantidade ser administrada.

    Réplica – Neste tipo de caso é extremamente recomendável levar ao seu médico a bula (ou informações precisas sobre a composição) do óleo de copaíba específico no qual pretende adquirir, a fim de que o seu médico, que conhece suas condições clínicas melhor que qualquer outra pessoa, possa informá-lo sobre possíveis interações medicamentosas ou outros efeitos colaterais. Att.

  41. elisabete araujo

    minha sobrinha me recomendou o bálsamo da amazonia, gostaria de saber mais informações sobre ele, pois sou diabética tipo 2, hipertensa e há 2 meses atras entrei em coma por pneumo dupla, estou fazendo varios exames do coração, mas segundo o cardio, nao deram em nada, estou indo a um neuro, pneumo, cardio vascular, pois queremos achar o pq de ter simplesmente apagado por 5 dias
    obrigada

    Réplica – A Copaíba, atualmente, carece de muitos estudos a respeito, sendo muito “garimpar” informações à respeito desta e de algumas outras plantas em livros e publicações científicas. No entanto, no caso específico, sugiro que procure sempre, por segurança salutar e pessoal, um segundo médico de cada área para que ele refaça todos os exames e emita seu parecer (é muito importante, principalmente em casos mais delicados, que haja uma segunda opinião médica). Att.

  42. Marcus Schneider

    Gostaria de saber se posso usar este produto para uma criança de 2, 10 que tem bronquite asmática. Pode ser usado com o nebulizador ou vaporizador e como? Estamos com receio de usar em nosso filho. Obrigado.

    Réplica – Este tipo de informação só pode ser obtido diretamente com o fabricante do fitoterápico em questão, que poderá te informar com exatidão a composição do produto por ele oferecido. Com base destas informações, é recomendado que o pediatra responsável pelo seu filho seja consultado antes do início do uso de qualquer medicamento, mesmo sendo natural.

  43. Parabens pelo comentário ou informação da copaiba, irá ajudar muita gente que tem interesse pela Fitoterapia.

Comentar