Crajiru - Arrabidaea chica

Crajiru – Arrabidaea chica

O crajiru (Arrabidaea chica) é uma planta medicinal também conhecida como cipó-cruz, chica, cajuru, cipó-pau, paripari, pariri, oajuru, carajuru, puca panga, chica cricket-vine (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Bignonia brachypoda, Arrabidea platyphylla e Bignonia platyphyllan. Pertence à família Bignoniaceae.

Benefícios do crajiru

O crajiru é uma planta comumente encontrada na Floresta Amazônica e pode ser utilizada para o tratamento de anemias cuja causa seja carência de ferro (anemia ferropriva), vez que possui grandes quantidades deste elemento em sua constituição. Quando tratados juntamente com enzimas, os pigmentos da planta liberam agliconas, que apresentam atividade anticancerígena e antioxidante. Os extratos do crajiru demonstraram atividade de reparo do DNA, evitando o surgimento de tumores e ainda possuem a ação cicatrizante.

As propriedades antitumores e cicatrizantes do são efetivas apenas quando não há tratamento enzimático, ou seja, a planta deve ser utilizada sob a forma de tinturas, extratos ou chás para preservar este efeito. Na medicina tradicional,o tratamento enzimático consiste na administração de enzimas de origem vegetal para melhorar a digestão e absorção de nutrientes essenciais, sendo prescrito para pacientes que sofrem de distúrbios que afetam o processo digestivo, tais como fibrose cística, doença de Gaucher e doença celíaca.

Alguns defensores do tratamento enzimático defendem que o tratamento possui capacidade de purificar o sangue, reforçar o imune sistema, melhorar a saúde mental, capacidade, limpar o cólon e manter o pH da urina em níveis adequados. Neste processo, o foco é melhorar o processo digestivo e tornar o corpo mais capaz de combater infecções e doenças.

Alguns de seus constituintes químicos são alcaloides, pigmentos flavônicos (antocianinas, antocianosídeos), cumarinas, ferro assimilável, flavonoides, saponinas, taninos, triterpenos, dentre outros. Por conter taninos, possui leve ação cicatrizante; por conter flavonoides, ação anti-inflamatória. Assim, o chá de crajiru pode ser utilizado em forma de banhos e lavagens para auxiliar no tratamento de afecções na pele (picadas de insetos, ferimentos, psoríase) ou na região íntima.

Quando consumido em forma de chá, ajuda na cicatrização de úlceras gástricas e serve como antidiarreico. Com precaução pode ainda ser adjuvante no tratamento da conjuntivite não complicada. Também pode ser utilizado como cosmético, em pomadas e cremes ou mesmo em forma de tinturas para cicatrização de acne, diminuição da inflamação e da vermelhidão da pele.

Contraindicações e efeitos colaterais do crajiru

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Curiosidades

O chá de crajiru preparado a partir de suas folhas verdes, é um líquido vermelho, tanto que seus frutos eram comumente usados por indígenas para a pintura de corpos e objetos. Há citações sobre esta propriedade corante na obra “Iracema” de José de Alencar: “Ao romper d’alva, Poti partiu para colher as sementes de crajuru que dão a bela tinta vermelha[…]”.

A Arrabidaea chica faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.




    1. Geisa Saraiva de Sousa says:

      Onde posso encontrar a muda de crajiru? Gostaria de adquiri a semente ou muda, moro no Maranhão.

    2. Robson Carneiro Silva. says:

      onde posso encontrar o crajeru ? Moro em Sergipe .

    3. Maria do Rosário Pinto Almeida says:

      Gostaria de saber se vocês fornecem o chá de crajiru para pessoas com câncer.Pois gostaria de adquirir para meu irmão que está com Leucemia. Vou colocar meu Email MAIS Vocês podem mim acessar no Facebook ,estou precisando muito.

    4. Josué says:

      Onde eu posso achar as folhas de. Cajuru

    5. Kathia says:

      Onde consigo comprar o crajiru ? Moro em Teresópolis -Rio de Janeiro.

    6. Leni Castro says:

      Moro em Salvador , alguém pode me ajudar aonde encontrar o crajuru? tenho interesse e preciso desta planta.

    7. francisco Rocha Mattos says:

      Me ajude a encontrar uma muda da planta CRAJIRÚ, ESTOU PRECISANDO MUITO PARA PLANTAR E TOMAR URGENTE. QUEM TIVER E QUISER ME AJUDAR, MANDAR PARA O ENDEREÇO DE MEU E-MAIL; RUA 36 QD. 62 CASA 05 CPA IV 2ª ETAPA – CUIABÁ – MATO GROSSO – CEP – 78.058-266.

      As plantas deveriam serem mais preservadas, para a cura de diversas doenças, mas a indústria farmacêutica não deixa, vamos usar mais as plantas medicinais elas curam.

    8. Ozana vale says:

      Alguém disposto a fazer a caridade de mandar uma mudinha!! Pago despesas postais!!🙏🙏

    9. SONIA BEATRIZ DE MATOS MADRUGA says:

      Onde comprar crajiru?

    10. Marli de Fatima Lopes Leal says:

      Moro em São Paulo e faço tratamento de câncer desde 2010.Gostaria muito tá utilizando essa planta! Vocês podem me dizer onde acho o Crajuru aqui em São Paulo? Por favor preciso com urgência!! Obrigada!

    11. Luiz carlos Domingues da Silllva says:

      como faço para obter folhas de crajiru?

    12. telma says:

      Quero saber se pode. Curar casos de feridas. Onde encontrar vende em todos estados brasileiros

    13. Jurandir Martins says:

      Sou de Rondônia região amazônica ak tem muito grajiru inclusive tenho em meu quintal . Faço uso constante e o resultado é ótimo. Se tiver como mandar para quem precisa estou disposto

    14. sonia teresinha yordaky says:

      meu nome e Sonia por favor como posso adquirir esta planta tenho serio problema no esofago peço ajuda .

    15. silvio cesar b der souza says:

      gostaria de comprar muda de crajiru para tratamento de saude da minha namorada quem poder informar aonde comprar fico muito agradecido

    16. Francisco armendes cardoso says:

      Acabei de ver um vídeo, falando sobre os benefícios dessa planta, inclusive com relatos de cura do câncer. Tem um fazendeiro aqui no RN que está fazendo mudas de Crajiru e doando pras pessoas.

    17. Josiane says:

      eu sempre tive em casa, moro no acre e o chá fica vermelho sim e não é amargo.

    18. Fátima Meneses says:

      Alguém no Rio de Janeiro que tenha essa planta? Por favor, preciso muito para o meu Pai com câncer de próstata!

      Meus contatos (21) 24258514/ 988745742

    19. Josiane Rodrigues says:

      gente preciso das folhas dessa planta com urgência,tenho um tio que está com câncer avançado e ouvi dizer que essa planta é ótima !quem puder vender ou doar por favor entrar em contato comigo pelo tel|wats: 33 988271152. Desde já lhes agradeço imensamente!

    20. Manoel Ferreia says:

      Possuo um pé da planta crajiru. Moro em Camaragibre, PE.
      E estou disposto a doações. Meu número para contato é 81 999060198 e 987304254.

    21. ramon f. riberio says:

      Bom dia.
      Gostaria de saber onde posso adquirir uma muda de crajiru?
      email contato eng_ramonfontinele@hotmail.com
      moro ceara.

    22. ramon f. riberio says:

      Bom dia.
      Gostaria de saber onde posso adquirir uma muda de crajiru?
      moro ceara.

    23. ADRIANE says:

      AQUI EM MANAUS É A COISA MAIS FÁCIL DE SE ACHAR ESSA PLANTA É REALMENTE MUITO BOA MINHA MÃE ME FALOU QUE NO INTERIOR QUANDO AS MULHERES TINHAM FILHOS ELAS ERAM TRATADAS COM ESSE CHÁ , ESTOU TOMANDO PARA CÓLICAS E JÁ ESTOU SENTINDO UM ÓTIMO RESULTADO! QUE DEUS ABENÇOE VCS.

    24. Rafaelle Barbosa says:

      Olá! Tenho anemia ferropriva e fibromialgia. Comecei tomar o chá de crajiru só fazem 2 dias. Já tenho me sentido razoavelmente bem e sinto que encontrei o milagre que tanto busquei para minhas doenças. Estou feliz demais! Se realmente eu tiver a melhora ou quem sabe cura, ou controle delas, eu irei fazer mudas para ajudar outras pessoas. Um abraço!

    25. Jocelia says:

      Eu tenho é muito bom

    26. Lexania says:

      Bom dia , moro em Goiânia gostaria muito de arrumar essa planta alguem pode me ajudar.

    27. Suênia says:

      Gostaria de comprar para meu esposo tomar o chá, mas moro aqui em Natal RN e é difícil encontrar por aqui

    28. Eloyna juliano says:

      Fátima Cador Indalécio

    29. Eloyna juliano says:

      fátima, cador,estou precisando muito desta planta ,vc poderia me ceder,pago toas as despesas ,já procurei em muitos lugares e não consigo.por favor.meu email é :eloyna_juliano@hotmail.com e o meu tel :21-2604-4274

    30. Caroline says:

      Oi pessoal, tudo bem?
      Comprei alguns saquinhos de Crajirú, mas com o nome “cipó Cruz”. O chá era amarelado e um pouco amargo, mas nada demais.
      Encontrei agora algumas folhas com o nome “pariri” e o chá é vermelho e mais suave. Alguém sabe me dizer se é a mesma erva, porém parte diferentes dela?
      O cipó Cruz era uns pauzinhos e nao folhas, estou na duvida se ambos são referentes a mesma erva!
      Obrigada!

    31. Bianca Braga Rodrigues says:

      João Mauricio Retek vc deve está fazendo uso de outra planta achando q é crajiru…pq o chá de crajiru não é nada amargo e tem uma cor avermelhada sim.

    32. luiz says:

      Eu gostaria de comprar muda do cipó cruz, meu gmail. é gernani @gmail.com,,,,, obrigado.

    33. Fátima Cador Indalécio says:

      Tenho esta planta em casa é uma pequena arbusto que pódo sempre para não virar uma arvore. Lavo as folhas, deixo secar bem coloco em um saco de papel, guardo até ficarem bem secas. Acondicioo em vidros e dou para os amigos que precisarem. Garanto que não é amargo tem sabor suportavel, poder se tomar frio ou quente. ( Para 1 litro de água, coloque 6 a 8 folhas, deixe ferver por 5 minutos)

    34. JOÃO MAURICIO RETEK says:

      ACHEI ESTRANHO EXPLICAÇÕES SOBRE A ERVA CIPÓ CRUZ,O CHÁ FEITO COM ESTA PLANTA,NÃO FICA VERMELHO E SIM COM CÔR DE UM CHÁ NORMAL,QUANDO É FEITO O CHÁ USANDO-SE O CIPÓ E SUAS FOLHAS,É UM CHÁ MAGNIFICO PARA UMA INFINIDADES DE MALES,EU PLANTEI VARIAS MUDAS DESSA ERVA,QUE É UMA ESPECIE DE TREPADEIRA,CONSEGUI EM UMA CIDADE DO INTERIOR,JA A CONHECIA PELO NOME A DEZENAS DE ANOS,MAS NUNCA ENCONTREI,AGORA ENCONTREI E ESTOU REPLANTANDO ALGUMAS MUDAS,É UM CHÁ MUITÍSSIMO AMARGO,AMARGO AO EXTREMO,MAS ASSIM QUE TOMEI ESSE CHÁ,ME SENTI MUITO BEM,E TORÇO PARA QUE AS MUDAS PEGUEM,POIS QUERO ASSIM PODER AJUDAR MUITAS PESSOAS QUE PRECISAM DESSA ERVA,TÃO DIFICIL DE SER ENCONTRADA,,,,,,,,,,,,,,,DEUS ABENÇÕE A TODOS

    Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Benefícios, indicações, efeitos e propriedades medicinais do crajiru – Arrabidaea chica , planta medicinal também conhecida como cajuru e crajuru.

    Revisado e atualizado em 09.01.2017.