Cravo-da-Índia: benefícios e propriedades medicinais

O cravo-da-Índia (Syzygium aromaticum) é uma planta medicinal também conhecida como clove tree (inglês). Inclui o sinônimo botânico Caryophyllata eugenia e pertence a família Myrtaceae.

Benefícios do cravo-da-Índia

O cravo-da-Índia é uma especiaria usada para temperar e condimentar vários tipos de alimentos em culinárias de todo o mundo. O óleo essencial é utilizado na medicina alternativa e aromaterapia para aliviar problemas digestivos e melhorar o peristaltismo. Ajuda a aliviar dores de dente devido às suas propriedades antissépticas. Possui também propriedades carminativas, vermífugas e antibacterianas. O óleo essencial do cravo-da-Índia é utilizado com eficácia contra bactérias estreptococo, estalaficoco e pneumomocci.

A Universidade Ubon Ratchathani, na Tailândia, constatou que o óleo essencial da Syzygium aromaticum, dentre todos os quatro óleos essenciais testados (canela, cravo, gengibre e manjericão), possui a atividade antimicrobiana mais efetiva contra a Lactococcus garvieae, bactéria patogênica que afeta alguns peixes de água salgada no Extremo Oriente, sendo inclusive indicado em alguns casos como substituto para substituir os antibióticos para controlar a doença.

Efeitos do cravo-da-Índia para a saúde sexual

O botão da flor do cravo-da-Índia é utilizado na medicina alternativa como afrodisíaco e para o tratamento de disfunções sexuais masculinas há séculos. Um estudo de 2004 realizado pela Faculty of Unani Medicine, da Índia, investigou os efeitos do extrato etanólico de 50% do cravo-da-Índia no comportamento geral do acasalamento, libido, potência sexual e seus efeitos adversos em ratos machos. O extrato foi administrado oralmente em doses de 100, 250 e 500mg a diferentes grupos uma vez por dia durante sete dias. As ratas utilizadas no estudo receberam tratamento hormonal para se tornarem receptivas.

Os resultados indicaram que o extrato de cravo-da-Índia produziu um aumento significativo na atividade sexual, sem o aparecimento de qualquer ulceração gástrica ou efeito colateral visível, comprovando a eficácia do uso tradicional como afrodisíaco e para distúrbios sexuais da Syzygium aromaticum.

Contraindicações e efeitos colaterais do cravo-da-Índia

O óleo essencial pode causar irritações na pele e só deve ser usado interiormente sob recomendação e supervisão médica.

História e curiosidades

O nome popular da planta é originário da palavra latina clavus, que significa “unha”, em referência a forma dos brotos. Durante a dinastia Han na China (207 a.C. – 220 d.C.), todas as pessoas que se dirigissem diretamente ao Imperador deveriam segurar o cravo-da-Índia em suas bocas, para não ofendê-lo com suas respirações.

É dito que fazer sucção de cravos sem mastigá-los ou engoli-los ajuda restringir o desejo para ingerir álcool. A planta é usada para fazer baunilha artificial, contudo, grande parte da produção mundial da planta é destinado para fazer fumos.

Referências:
Protective effect of clove oil-supplemented fish diets on experimental Lactococcus garvieae infection in tilapia. Biosci Biotechnol Biochem.
Syzygium aromaticum aphrodisiac property Aphrodisiac effect of 50% ethanolic extract of Syzygium aromaticum (L.) on sexual behavior of normal male rats. Faculty of Unani Medicine, Aligarh Muslim University, Aligarh-202002, India.

Comentários

Comentar