Benefícios do creme de Centella asiatica para a pele

A Centella asiatica (Gotu Kola) já é usada como anti-inflamatório para a pele há milhares de anos na medicina alternativa oriental e cada vez mais se destaca por suas inúmeras propriedades medicinais. O creme de Centella asiatica pode proporcionar inúmeros benefícios para a pele

Benefícios da Centella asiatica

Os principais componentes ativos da Centella asiatica são as saponinas, responsáveis pela cicatrização de feridas e efeitos vasculares. O extrato contém fitosteróis, taninos, flavonoides, mucilagens, resinas, ácidos graxos e outros componentes com inúmeras atividades farmacológicas. A centelha é utilizada para promover a cicatrização de feridas cirúrgicas, queimaduras, inflamações, psoríase e eczema, além de fortalecer os vasos capilares danificados, reparando os tecidos conjuntivos ao redor e restaurando a elasticidade da pele.

É um ingrediente comum em fórmulas antienvelhecimento e cremes para a pele. O creme de Centella asiatica auxilia na síntese de colágeno, processo conhecido como rejuvenescedor, vez que a perda ou diminuição de colágeno em células da pele resultam em flacidez e pele enrugada.

Propriedades do creme de Centella asiatica para a cicatrização de feridas

A aplicação da centelha asiática para cicatrização de feridas é muito apontada por pesquisas. Um estudo pré-clínico utilizou várias formulações (pomada, gel e creme de Centella asiatica) que foram aplicadas em feridas abertas em ratos (três vezes ao dia durante 24 dias). Foi observado um aumento da proliferação celular e da síntese de colágeno no local da ferida¹.

Triterpenoides

A centelha também é fonte de triterpenoides, o que a torna capaz de aumentar a resistência à tração da pele e auxiliar na reparação dos tecidos danificados, atuando como cicatrizante natural. Os triterpenoides são compostos que auxiliam na cicatrização de feridas e estudos apontam que eles também podem fortalecer a pele, aumentar a concentração de antioxidantes em feridas e restaurar tecidos inflamados, aumentando o fluxo de sangue na região afetada.

Referências:
Pharmacological Review on Centella asiatica: A Potential Herbal Cure-all
Brinkhaus B, Lindner M, Schuppan D, Hahn EG. Chemical, pharmacological and clinical profile of the East Asian medical plant Centella asiatica. Phytomedicine. 2000;7:427–48. PubMed
¹ Evaluation of topical formulations of aqueous extract of Centella asiatica on open wounds in rats. Indian J Exp Biol. 1998;36:569–72. PubMed.

Comentários

Comentar