Dicas e cuidados para ter uma pele bonita e saudável

A pele é o maior órgão de corpo, responsável pela eliminação de pelo menos um quarto de toxinas do organismo. Problemas na pele frequentemente são decorrentes de desequilíbrios internos, como é o caso de condições como acne, psoríase e eczema. Além disso, dietas desbalanceadas ou deficientes e toxinas podem influenciar no aparecimento de problemas de pele.

Cuidados com a pele

O cuidado da pele pode ser feito de forma natural, baseado no uso de ingredientes de origem botânica existentes ou formados pela natureza sem o uso de sintéticos químicos, ou até mesmo na mudança positiva dos hábitos cotidianos. Nunca é cedo ou tarde para fazer algumas alterações nas rotinas e hábitos para usufruir das mudanças positivas na aparência da pele e saúde em geral. A maioria das dicas são bem simples e fáceis de serem seguidas e podem proporcionar uma melhora na aparência e saúde da pele.

Praticar exercícios físicos regularmente

O exercício físico, além de beneficiar a saúde física e mental, pode trazer vários benefícios para a pele. Ao se exercitar, o fluxo de sangue é estimulado, o que ajuda a remover com maior eficiência toxinas do corpo e manter a pele bonita e saudável. Além disso, o exercício físico ajuda a combater o estresse, uma das principais causas de problemas de saúde.

Evitar a exposição excessiva ao sol

A exposição aos raios de sol, quando em doses certas e moderadas, pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, especialmente para a pele. No entanto, o excesso de radiação ultra-violeta (UVB) pode causar manchas na pele, causar queimaduras e insolações (que podem ser muito perigosas). O sol também ativa os radicais livres, que causam ruptura do colágeno e elastina na pele. Atualmente, é muito recomendado o uso de protetores solares em situações cotidianas (cujo fator de proteção pode variar de acordo com a pigmentação de cada pele).

Beber muita água

A água purifica o corpo e libera toxinas, auxiliando na manutenção e deixando a aparência de uma pele bonita e mais saudável. Além disso, ingerir muita água é vital para a hidratação e nutrição do corpo em geral, aspectos essenciais para uma vida saudável.

Manter uma dieta saudável e balanceada

Se alimentar saudavelmente é essencial para a beleza da pele. Alguns alimentos são conhecidos por induzir condições de acne (principalmente alimentos oleosos) e devem ser evitados em muitas condições. Em contrapartida, outros alimentos ricos em vitaminas e minerais podem proporcionar maior elasticidade, resistência e beleza para a pele. A maioria das frutas e verduras são muito úteis para ajudar o corpo a se livrar de toxinas do corpo que afetam diretamente a pele. Algumas espécies de peixe e plantas medicinais são ricas em ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes naturais combatem os radicais livres e mantem a pele com aparência jovem.

Usar fitocosméticos para manter a pele bonita e saudável

Atualmente, a industria cosmética conseguiu isolar uma série de componentes que trazem inúmeros benefícios para a pele. Várias plantas e compostos naturais também apresentam ótimos resultados para a saúde da pele em geral que, além de deixarem a pele com uma bela aparência, podem auxiliar no tratamento de inúmeras condições e doenças de pele, como a psoríase, vitiligo, edema, acne, dentre outros.

Não fumar

Fumar é muito prejudicial para a pele e para a saúde em geral, vez que provoca rugas prematuras e estreita os vasos sanguíneos, dificultando a circulação adequada de oxigênio no corpo, além de privar o organismo de nutrientes necessários.

Manter a higiene pessoal

Ser limpo é uma parte essencial do processo natural do cuidado da pele. Praticar bons hábitos higiênicos como tomar banhos diários, trocar a muda de roupa frequentemente e dormir sob um travesseiro e um colchão limpo contribuirão para a saúde da pele.

Dormir bem

O sono é um componente fundamental para manter a pele saudável. O ideal na maioria dos casos é uma noite de sono de 8 horas, que poderá ajudar a retardar o processo de envelhecimento da pele. Dormir tempo suficiente também é essencial para combater o estresse, fator que pode prejudicar a saúde da pele e do corpo em geral.

Evitar o estresse

Vencer o estresse é importante para o sucesso do cuidado da pele. O estresse prejudica a saúde do corpo, diminui a resistência do sistema imune e pode ter efeito negativo sobre a pele. Relaxar pode ajudar a manter o corpo jovem.

Consultar um dermatologista

Ao notar qualquer alteração na pele, por mais que seja o simples aparecimento de acnes ou pequenas manchas, o profissional mais indicado para dar um diagnóstico detalhado e individual sobre a condição de cada paciente é o médico dermatologista. A automedicação pode acarretar inúmeros danos à pele e complicar ainda mais a situação.

Comentários

Comentar