Dioneia: benefícios e propriedades medicinais

A dioneia (Dionaea muscipula) é uma planta carnívora medicinal também conhecida como vênus-caça-moscas, vênus-papa-moscas e venus flytrap (inglês). Pertence à família das Droseras (Droseraceae).

Benefícios da dioneia

A dioneia vem sendo estudada por supostamente possuir a propriedade de reduzir a taxa de crescimento de tecidos pertencentes a tumores, além de fazer com que os tecidos tumorais pré-existentes encolham. Na Alemanha, é administrada através de injeção. É usada em um nebulizador para tratar câncer bronquial e pulmonar. O FDA (Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) proíbe a sua importação para comercialização e distribuição, exceto para uso pessoal.

Carnivora

O extrato da vénus-papa-moscas está disponível no mercado como um remédio herbal, sendo o ingrediente principal de um remédio patenteado com o nome “Carnivora”. Trata-se de um extrato em cápsulas 100% puro obtido a partir dos fitonutrientes desta planta carnívora. O desenvolvimento desse extrato começou na Alemanha, no final dos anos 1970 pelo médico alemão Dr. Helmut Keller.

Na década de 1970, o médico alemão Helmut Keller começou a testar líquidos extraídos da dioneia para determinar se eles poderiam digerir proteínas anormais encontradas em células cancerosas. Em um estudo de 1985, ele alegou que dentre 210 pessoas com vários tipos de câncer, 56% experimentaram remissão e estabilização de seus tumores. Os resultados foram publicados em uma revista médica alemã pouco conhecida e os resultados nunca foram realmente verificados. A dioneia possui ácido elágico e enzimas proteolíticas em sua composição.

De acordo com a American Cancer Society, estes produtos são promovidos na medicina alternativa como um tratamento para uma variedade de doenças humanas, incluindo HIV, doenças e câncer de pele de Crohn, mas a evidência científica disponível não suporta as alegações para o tratamento de tais condições de saúde pelo extrato da vênus-caça-moscas.

Contraindicações e efeitos colaterais da dioneia

A dioneia não possui uma história longa de uso na medicina alternativa e tradicional. O suco fresco da planta pode causar empolações na pele.

Referências:
Venus flytrap. American Cancer Society.
Venus Flytrap & Cats Claw. Nature’s Little-known Remedies for Chronic Disease.
Venus Flytrap. Cancer.org
What is Carnivora? Carnivora Research International.

Comentários

Comentar