Erva-cidreira: benefícios e propriedades medicinais

A erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como melissa, melissa-romana, melissa-verdadeira, salva-do-Brasil, salva-brasileira, bálsamo-de-abelha, bálsamo-doce, bálsamo-de-limão, lemon balm (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence a família Lamiaceae.

Erva-cidreira reduz a ansiedade e depressão

A erva-cidreira é um hipotenso moderado que pode diminuir palpitações do coração causadas pela tensão. O óleo essencial atua na parte do cérebro que controla o sistema nervoso autônomo e protege o cérebro de receber estímulos externos excessivos. O chá de cidreira, além de relaxar e induzir a pessoa ao sono, é indicado para o tratamento da ansiedade, depressão, epilepsia, perturbações nervosas, insônia, histeria, enxaqueca, hipocondria, vertigem e outros distúrbios. A melissa é muito popular no Brasil e fácil de ser encontrada fresca ou em forma de extrato.

O óleo essencial e o chá da erva-cidreira podem beneficiar pacientes com ansiedade e depressão, vez que os óleos voláteis na planta (particularmente o citronelal) têm efeito sedativo, mesmo em concentrações mínimas. Um estudo duplo-cego com cerca de vinte pacientes com insônia comparou os benefícios de 0,125 miligramas do sedativo Triazolam (Halcion) contra placebo e uma combinação de valeriana (Valeriana officinalis) e erva-cidreira (Melissa officinalis). A combinação de ervas foi considerada tão eficaz quanto a droga¹.

Para que mais serve a erva-cidreira?

A erva-cidreira possui um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, causando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, auxiliando a reduzir a pressão sanguínea. O chá de erva-cidreira, ao mesmo tampo que traz benefícios para o sistema nervoso, também possui propriedades medicinais carminativas que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários distúrbios intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas. Acredita-se que os taninos e outros extratos fitoquímicos da erva-cidreira são recomendados para combater os vírus da caxumba e herpes.

Na medicina alternativa, é usada em compressas para inchaços e aplicada a eczema e dores de cabeça. Em forma de erva de banho e em óleos de massagem, máscaras faciais, loções de beleza e perfumes. A Melissa officinalis é composta de óleos voláteis (citral, citronelal, acetato de eugenol, geraniol e outros componentes), princípio amargo, resina, polifenóis, taninos, flavonoides, ácido succínico, ácido rosmarínico e triterpenoides.

Como fazer o chá de erva-cidreira

Para preparar o chá de erva-cidreira, as folhas verdes frescas verdes devem ser colocadas em forma de infusão em água. A variação de quantidade de folhas para cada 1 litro de água pode variar de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa, vez que quanto mais concentrado (de folhas) for o chá, maior será seu efeito sedativo. Para um chá mais fraco, cerca de 20 gramas por litro é suficiente, já para um chá de erva-cidreira com efeitos sedativos mais acentuados, cerca de 50 a 60 gramas de folhas são suficientes. Pode ser tomado de 2 a 4 xícaras de chá por dia.

Água Carmelita

Água Carmelita
Água Carmelita

A Melissa officinalis é um ingrediente presente na aqua mirabilis (água milagrosa) e na água carmelita, usada como tônico herbal e água de colônia para curar dores de cabeça, promover o relaxamento corporal, fornecer longevidade, proteger contra venenos e magias das bruxas. A água carmelita é um extrato alcoólico formulado pelas freiras carmelitas da abadia de St. Just e foi comercializada sob o nome de Eau de Carmes.

Uso na culinária

Na culinária, a erva-cidreira é acrescentada à carnes, saladas, marinadas, verduras, geleias, pudins, guarnições, vinagres, licores (Beneditino e Chartreuse). As folhas secas não são consideradas tão saborosas quanto frescas.

Contraindicações e efeitos colaterais da erva-cidreira

A erva-cidreira é considerada segura, inclusive para crianças, contudo, pode abaixar a função tireoide, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas pode prejudicar outras.

História e curiosidades

O nome de gênero Melissa é derivado do grego e significa “mel de abelha”, vez que é a flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana. O óleo essencial da erva-cidreira possui coloração amarelo-pálida, com um leve aroma de limão fresco. O custo do óleo essencial da Melissa officinalis é bastante elevado, vez que pode ser necessário até sete toneladas da planta para extrair apenas um litro de óleo essencial puro.

Referências:
¹ Kennedy DO, Little W, Haskell CF, Scholey AB. Anxiolytic effects of a combination of Melissa officinalis and Valeriana officinalis during laboratory induced stress. Phytother Res. 2006;20(2):96-102.
The Complete Natural Medicine Guide to the 50 Most Common Medicinal Herbs. BOON, Heather. SMITH, Michael.

Comentários

22 Comentários

  1. Flávia

    Cha de cidreira e bom pra regular o intestino, se não qual e o melhor a ser tomado? Pode ser tomado com frequencia ou deve dar uma manerada, pra obter melhores resultados.

  2. Joaquim antonio de souza

    Parabéns. Excelente conteúdo de fácil entendimento e explicações completas. Me levou de volta a infância quando eu minino pobre no sertão da Bahia e muitas vezes sem ter o q comer, minha mãe fazia uma pápa/mingau de chá de cidreira e farinha de mandioca q era nossa comida. Abraço forte!

  3. Raquel Pacheco dos Santos Alves

    Tenho o costume de tomar cha desde pequena e me faz muito bem.Em especial a cidreira para relachar depois de um corrido,muito bom!

  4. Ola pessoal!
    As ervas medicinais sao muito importantes
    na cura de muitas doenças,por isso procurem
    essas plantas milagrosas.Um grande abraço!!!

  5. Rosaria Di Gangi

    Existem muitos nomes populares que muitas vezes resultam em confusões, como no caso das cidreira.. Por isso andei pesquisando.
    o nome científico erva cidreira é Lippia alba, do capim cidreira é Cymbopogon citratus e da melissa é Melissa officinalis.
    Todas muito semelhante ou no aroma ou no aspecto, porém diferentes nos efeitos.
    Devemos ter mais atenção.

  6. lilian do prado Godoi

    Eu amei essa informão, vamos evitar as drogas,pois substitui sedativos.Pessoal,vamos,ao ´chá. Obrigada Deus porque faz todas as coisas perfeitas

  7. Adoro este chá sempre tomo antes de me deitar pois ele tem muitos beneficios,mais tomo ele em saquinho pois é dificil achar as folhas na cidade.

  8. guilherme

    ismael deu uma dica de um cha q deve ser muito saboroso porem para quem deseja os efeitos medicinais de erva nunca se deve utilizar do açucar pois ele oxida os principios ativos, de preferencia nao fever a agua na hora de fazer o chá e tomar o mais rapido possivel apos feito ! um abraco a todos

  9. O ´primeiro passo para emagrecer, é controlar a ansiedade .A chamada fome ansiosa nós leva a comermos mais, e comemos muita besteira, que nos leva a engordar.Qualquer chá calmante ajuda mesmo. Palavra de Terapeuta Naturista.

  10. Fiquei conhecendo através de uma amiga, estava com crise de ansiedade e meus problemas foram resolvidos, melhorou meus nervos, estou dormindo bem e me sinto leve sem ansiedade, faço uso diário de uma xicara…recomendo muito benéfico.

  11. Deolinda Rodrigues

    Nunca me enganei, minha mãe fazia muito uso de ervas em geral, como hortelã, chá tília, erva doce e erva cidreira para várias enfermidades. Tenho erva cidreira no meu jardim e distribuo pra as minhas amigas, que adoram.

  12. Rivani Souza Neves

    Parabéns pela matéria!É clara,objetiva e verdadeira. Faço uso moderado de chás desde criança e o de erva cidreira é o que mais gosto.

  13. muito boas as informções, me ajudou muito eu precisa tomar um chá e não sabia qual. Foi otimo para tirar duvidas.
    obrigada!

  14. claudia

    ontem fiz um chá com capim santo, melissa e ortelã e me falaram que faz mal é verdade?

  15. maria augusta maues

    Estou muito feliz, pois sou farmacu
    eutica-bioquimica, formada p/ UFPa e estava precisando da erva para fazer um cha e p/ minha surpresa encontrei na feira Marché du prado aqui em Marseille.
    Muito obrigado

  16. maria augusta maues

    Fiquei muito feliz ao encontrar a Melissa Officinares, aqui em Maeseille-França, pois sou Farmacêutica-Bioquimica, formada pela UFPa e estva procurando algo p/ aliviar problemas estomacais,qdo fui à feira Marché Prado e encontrei-a. Fiquei maravilhada e agradecida a DEUS.

  17. Ismael m. silva

    vou deixar uma dica bem maneira de fazer um chasinho de erva cidreia, coloca o açucar numa vasilha junta com as folhas da erva leva ao fogo e deixa dourar coloca agua deixa ferver esfria e toma o cha e uma delicia.

  18. até entao nao sabia do valor medicinal da planta erva cidreira, a partir de hoje vou fazer uso do cha, pois tenho muita ansiedade.

  19. ouvi dizer que erva cidreira e capim santo auxilia no emagrecimento é verdade? se for qual a melhor forma de consumo?

Comentar