Erva-de-bicho: benefícios e propriedades medicinais

A erva-de-bicho (Polygonum acre) é uma planta medicinal também conhecida como pimenta-d’água, pimenta-do-brejo, persicária, cataia, capitiçoba, dentre outros nomes populares. A Polygonum ssp inclui o sinônimo Polygonum hydropiperoides. Pertence à família Polygonaceae.

Benefícios da erva-de-bicho

As partes medicinais utilizadas da erva-de-bicho são o caule e as folhas. A erva possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, estimulantes e vermicidas, além de ser adstringente, vasoconstritora, hemostática, cicatrizante e diurética. Possui gosto apimentado. Quando ingerida, produz uma sensação de calor no estômago e uma peculiar sensação de formigamento ao longo de todo o sistema digestivo. Quando dosada da forma correta não provoca vômitos. Também estimula o fluxo menstrual, além de ser afrodisíaca. O óleo essencial contém ácidos gálicos e ácido malônico, taninos e nitrato de potássio.

A erva-de-bicho estimula o coração e artérias, aumenta o calor da superfície e promove as secreções cutâneas, bronquial, e renais. É indicada para tratar a amenorreia, ou seja, ausência de menstruação. Também estimula o fluxo menstrual, além de ser afrodisíaca. O uso deve ser administrada cerca de uma semana antes de quando a menstruação deveria ocorrer.

Como preparar o chá de erva-de-bicho

O chá de erva-de-bicho deve ser feito através de infusão de duas colheres de sopa da erva em um litro de água. Após colocar a água quente, deixar o chá descansar por 10 (dez) minutos. É indicado 2 (duas) ou 3 (três) xícaras de chá por dia.

Contraindicações e efeitos colaterais da erva-de-bicho

A erva é contraindicada no tratamento de disfunções sexuais em condições cujo o paciente apresenta inflamação ou congestionamento na área genital.

História e curiosidades

A erva de bicho é usada por homens que enfrentam problemas de ereção (impotência sexual), contudo, o uso da erva de bicho é contraindicado no tratamento de disfunções sexuais quando o paciente apresenta alguma inflamação ou congestionamento na área, vez que a planta tende a aumentar o fluxo de sangue nas partes genitais. A Polygonum spp (Polygonum acre ou Polygonum hydropiperoides) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Referências:
Polygonum Hydropiperoides. Water-pepper
Taxon: Polygonum acre Kunth. Synonym of Persicaria punctata. U.S. National Plant Germplasm System.

Comentários

Comentar