Ervas para diabetes tipo 1 e 2

O diabetes é caracterizado por um aumento anormal da glicose ou açúcar do sangue e em casos de falta ou tratamento inadequado pode causar vários outras complicações, incluindo insuficiência renal, infartos, derrame cerebral, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização.

Ervas para diabetes mellitus

O Diabetes mellitus é uma doença metabólica crônica que atinge cerca de 6% da população mundial. Com relação a alimentação, existem algumas opções benéficas para diabéticos, vez que regulam a taxa de açúcar no sangue e podem substituir o açúcar e outros adoçantes. Além disso, algumas ervas podem aumentar a sensibilidade à insulina, reduzir a pressão arterial elevada e diminuir o colesterol alto. As ervas para diabéticos, apesar de apresentarem pouco ou nenhum efeito colateral, devem ser adicionadas à dieta sob supervisão médica.

As ervas para diabetes listadas abaixo estão disponíveis para consulta com fins educativos, de pesquisa e informação, reiterando que as informações abaixo não substituem diagnóstico ou tratamento médico e não devem ser utilizadas sem indicação e supervisão médica profissional.

Bilberry

Bilberry
Bilberry

O bilberry possui antioxidantes poderosos em seus frutos e folhas. Chamadas de antocianidinas, ajudam a prevenir danos aos vasos sanguíneos menores que podem resultar em dor no nervo e retinopatia (danos a retina do olho). Estudos em animais também sugerem que o bilberry pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Chicória

Chicória – Cichorium intybus
Chicória – Cichorium intybus

A chicória é uma erva útil para diabéticos, vez que contém inulina, uma substância natural que possui propriedades similares às do açúcar e de xaropes de glicose, apresentando 30 a 50% do poder adoçante. Por isso é freqüentemente utilizada em conjunto para substituir o açúcar.

Ginseng

Ginseng - Panax ginseng
Ginseng – Panax ginseng

O ginseng (Panax ginseng) reduz a absorção de carboidratos pelo organismo, aumenta a capacidade das células de usar glicose, aumenta a secreção de insulina pelo pâncreas e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Em um estudo clínico randomizado publicado na Journal of the American College of Nutrition, pesquisadores procuraram fornecer evidências de eficácia e segurança no uso do ginseng para diabetes. O ginseng-americano é útil para melhorar o controle do diabetes e reduzir fatores de risco associados, tais como hiperlipidemia e hipertensão, além de melhorar a resistência à insulina. Eles também descobriram que o Panax quinquefolius atua no trato digestivo para aumentar a secreção de insulina.

Jamelão

Jamelão - Syzygium jambolanum
Jamelão – Syzygium jambolanum

O jamelão é uma das ervas para diabetes mais conhecidas por sua habilidade em abaixar níveis de açúcar de sangue, auxiliando no tratamento do diabetes, sobretudo as sementes (conhecidas como caroço), quem impedem a conversão do amido em açúcar. O suco da fruta também tem essa propriedade, porém o efeito das preparações de sementes é mais acentuada. O extrato aquoso das sementes do jamelão produzem uma queda acentuada do açúcar no sangue. . As sementes do jambu contém jamboline, substância que controla a conversão excessiva de amido em açúcar. O jambu também reduz a quantidade de açúcar na urina e alivia a sede insaciável.

Goma-Guar

Goma-guar - Cyamopsis tetragonolobus
Goma-guar – Cyamopsis tetragonolobus

As sementes e vagens de Goma-Guar ajudam a abaixar níveis de colesterol, especialmente lipoproteínas de baixa densidade e níveis de glicose do sangue. Também reduz a velocidade da absorção de carboidrato. Tende a inchar na área tônica digestivo, causando uma sensação de saciedade e abundância, reduzindo o apetite. Estudos comprovaram que a Goma-Guar pode diminuir a necessidade de um diabético por insulina.

Melão-amargo

Melão-amargo - Momordica charantia
Melão-de-São-Caetano – Momordica charantia

O melão-amargo apresenta capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue, sendo útil para o tratamento do Diabetes mellitus. Essas propriedades químicas que reduzem o açúcar no sangue são encontradas com maior abundância no fruto do melão-amargo e são uma mistura de saponinas esteroides, conhecidas como esteroide-charantina, insulina, peptídeo C e peptídeo insulinotrópico glicose-dependente (GIP), além de alcaloides.

Gymnema sylvestre

Gymnema sylvestre para diabetes
Gymnema sylvestre

A Gymnema sylvestre é considerada uma das ervas para diabetes mais eficazes para controlar o açúcar no sangue. Quando usada antes das refeições, deixa os blocos de açúcar com gosto mais acido, reduzindo assim, o desejo de consumir açúcar. As moléculas do príncipio ativo da Gymnema sylvestre bloqueiam os receptores de gosto açucarado nas papilas gustativas por algumas horas. Também ajuda estabilizar níveis de açúcar no sangue e aumenta a produção de insulina.

Referências:
American Ginseng Stimulates Insulin Production.

Comentários

1 Comentário

  1. Dauro Ribeiro de Araujo

    Preciso muito de suas ajuda pois a 06 anos que sou diabético tipo 2 e devido a este problema de algumas feridas que apareceram no meu membro inferior direito o meu angiologista teve que amputar esta perna direita .
    Hoje vivo com várias restrições alimentar como doces, bananas, etc…
    E como posso baixar os níveis atuais de glicose e que está no dia de hoje 03/09/2017 a nível de 221 mg/l .
    De preferência com ervas medicinais.
    Tenho o telefone : 27-33282009 / 27- 999336015 .

Comentar