Saúde do Homem

Algumas ervas e substâncias proporcionam inúmeros benefícios para a saúde do homem.

A saúde do homem se refere a um estado de físico completo, mental e bem-estar social, vivenciado por homens, geralmente devido as condições causadas por hormônios específicos, órgãos masculinos ou condições fisiológicas e clínicas que afetam homens de maneira diferente das mulheres. A saúde do homem também inclui questões não relacionados diretamente com a sua biologia, como o acesso diferenciado por gênero para tratamento médico e outros fatores socioeconômicos.

Conheça algumas ervas que são indicadas para melhorar a qualidade de vida e a saúde do homem:

Ginseng (Panax ginseng)

Ginseng - Panax ginseng

Ginseng – Panax ginseng

Tanto o ginseng-americano ou coreano (Panax ginseng) quanto o ginseng-siberiano (Eleutherococcus senticosus) beneficiam o sistema adrenal (responsável por sintetizar hormônios importantes no processo metabólico, como a aldosterona e o cortisol, além de alguns hormônios sexuais como a testosterona, a adrenalina e a noradrenalina) e ajudam a aumentar os níveis de energia e vitalidade. Além disso, o Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa dos Estados Unidos (NHI – National Center of Complementary and Integrative Health) afirma que o ginseng-coreano é muitas vezes usado para fortalecer o sistema imunitário e melhorar a saúde. Segundo o próprio NIH, outros usos potenciais para o ginseng refletem condições comuns da saúde do homem, incluindo a regulação de pressão arterial, redução da glucose sanguínea e até o tratamento da disfunção erétil.

Saw palmetto (Seronoa repens)

Saw Palmetto - Serenoa repens

Saw Palmetto – Serenoa repens

Os nativos americanos já utilizavam o saw palmetto para melhorar a saúde do trato urinário e aparelho reprodutor há séculos. Pesquisas mais recentes sugerem que o saw palmetto pode ajudar a inibir enzimas associadas com o aumento da próstata (prostatite), além de ajudar a regular os níveis de testosterona no organismo e até mesmo combater a queda de cabelo. Com relação a calvície, recentemente foi descoberto que a palmito-sabal pode ser útil ao bloquear a enzima 5-alfa-redutase, responsável pela conversão da testosterona em DHT, fazendo com que os folículos retomem o seu funcionamento normal, o que permite prevenir e até mesmo reverter a perda de cabelo.

Erva-de-São-João (Hypericum perforatum)

Erva-de-São-João - Hypericum perforatum

Erva-de-São-João – Hypericum perforatum

Também conhecida como hipericão, a erva-de-São João é utilizada desde os tempos da Grécia Antiga para tratar uma variedade de distúrbios do sistema nervoso, sobretudo para controlar a depressão não severa, vez que proporciona os mesmos benefícios – com menos efeitos colaterais – que antidepressivos tradicionais. Apesar das mulheres serem mais suscetíveis à sofrerem com a depressão do que os homens, os pacientes do gênero masculino são mais resistentes a assumirem sua própria condição e procurarem tratamento médico. Uma revisão sistemática de 2009 sugeriu que a erva-de-São-João pode ser melhor do que um placebo e tão eficaz quanto antidepressivos para a depressão.

Tribulus terrestris

Tribulus terrestris

Tribulus terrestris

Tradicionalmente, o Tribulus terrestris é utilizado por atletas para aumentar a produção de hormônio luteinizante e impulsionar os níveis de testosterona de forma segura, ocasionando em um efeito anabólico ao corpo, aumentando a síntese de massa muscular e o ganho de força. O Tribulus terrestris contém protodioscina, substância que aumenta os níveis de DHEA no organismo. Alguns estudos já mostraram que homens com disfunção erétil tendem a possuir baixos níveis de DHEA no organismo.

Noz-da-Índia (Aleurites moluccanus)

Noz-da-Índia - Aleurites moluccanus

Noz-da-Índia – Aleurites moluccanus

A noz da Índia é boa para a pele, vez que possui propriedades emolientes que a tornam um tratamento eficaz para acne, condições de cabelo e pele ressecada, eczema e psoríase. Com relação aos cabelos, a noz-da-Índia é rica em minerais que podem reduzir e até evitar queda de cabelo desde a raiz. Além disso, o cabelo cresce mais saudável, suave, nutrido e mais grosso a cada fio, evitando e combatendo a calvície, condição muito comum nos homens adultos.

Maca-peruana (Lepidium meyenii)

Maca-Peruana - Lepidium peruvianum - Lepidium meyenii

Maca-Peruana – Lepidium meyenii

A maca-peruana é um tubérculo rico em proteínas, hidratos de carbono complexos e ferro, sendo muito nutritiva para o organismo. Além de ajudar a melhorar a resistência física e aumentar a energia do dia a dia, a maca também pode ajudar a aumentar a libido, função sexual, contagem de espermas e, potencialmente, reduzir o tamanho de uma próstata aumentada, condição que pode ocorrer em homens adultos, sobretudo acima dos 40 anos.

Açafrão-da-terra (Curcuma longa)

Açafrão-da-terra - Curcuma longa

Açafrão-da-terra – Curcuma longa

A Curcuma longa (açafrão-da-Índia) é rica em antioxidantes que podem aliviar a irritação dos tecidos musculares. Também é uma fonte natural de curcumina, que por sua vez ajuda a estabilizar a microbiota do corpo, inibindo o desenvolvimento excessivo de bactérias e que, segundo um estudo publicado pelo Journal of Cancer Science Therapy, ajuda a aliviar dificuldades urinárias em pacientes com problemas de próstata.

Raiz-dourada (Rhodiola rosea)

Raiz-dourada - Rhodiola rosea

Raiz-dourada – Rhodiola rosea

A Rhodiola rosea é uma erva adaptógena que ajuda pessoas a suportarem circunstâncias físicas ou mentais estressantes. Pessoas que sofrem de estresse e fadiga conseguem melhora significativa dos desempenhos cognitivos (memória, cálculo mental, concentração, percepção visual e auditiva) ao fazer uso da raiz-dourada. Vale ressaltar que o estresse e o cansaço são condições que prejudicam muito a saúde sexual masculina, vez que podem causar impotência, redução da libido e diminuição da resistência física, além de piorar o humor.

Abóbora (Cucurbita pepo)

Abóbora - Cucurbita pepo

Abóbora – Cucurbita pepo

As sementes de abóbora oferecem uma gama de nutrientes que foram positivamente ligados à saúde do homem, tais como ferro, potássio e zinco. Tais nutrientes, juntamente com ação antioxidante das sementes de abóbora, beneficiam a saúde da próstata. Um estudo realizado na Coréia do Sul relatou que o extrato de semente de abóbora estimulou o fluxo normal de urina em homens com hiperplasia prostática.

Clique aqui para comprar Zinco Quelato 450mg
Controla o diabetes, melhora o metabolismo e combate a depressão.

Pinheiro-bravo (Pinus pinaster)

Pinheiro-bravo - Pinus pinaster

Pinheiro-bravo – Pinus pinaster

Casca de pinheiro tem sido uma terapia natural durante séculos. Uma pesquisa recente mostrou que a casca do pinheiro-bravo pode oferecer suporte nutricional para incentivar a saúde da próstata e que o OPC (substâncias extraídas da casca do pinheiro-bravo) possui propriedades quimiopreventivas em cancros da. A casca de pinheiro também foi aumenta a qualidade e quantidade de esperma, além de incentivar uma resposta sexual desejável.

OUTROS NUTRIENTES IMPORTANTES PARA A SAÚDE DO HOMEM

Licopeno

O licopeno é um carotenoide encontrado em alimentos como o tomate, melancia e goiaba. Este antioxidante é naturalmente encontrado no fígado, próstata, pele, glândulas suprarrenais, pulmões, cólon e na circulação sanguínea em seres humanos. Estudos epidemiológicos mostraram que homens que têm maiores quantidades de licopeno em seus organismos possuem uma menor taxa de contrair câncer de próstata. A hiperplasia prostática benigna (HPB) é também reduzida de forma significativa em homens que consomem alimentos ricos em licopeno quatro a cinco vezes por semana.

Ômega-3

Os ácidos graxos, como o ômega-3, ajudam a manter a saúde dos cabelos. A vitamina E nutre o cabelo danificado, comum em homens ao passar do tempo, evitando a ruptura. O ômega-3 também é útil no tratamento de várias condições de saúde, incluindo dores nas articulações e Mal de Alzheimer, além de beneficiar a saúde geral do corpo.

Selênio

O selênio é um mineral encontrado em concentrações elevadas no esperma, testículos e na glândula da próstata. Pesquisas indicam que o selênio pode ajudar a motilidade dos espermatozoides (apesar de que provavelmente não aumentar a contagem do mesmo). O selênio também é um mineral que retarda o envelhecimento, protege o coração, reduz o colesterol ruim e melhora a saúde ocular, contribuindo assim, para vários fatores da saúde do homem.

Clique aqui para comprar Selênio Quelato 460mg
Retarda o envelhecimento, protege o coração, reduz o colesterol e melhora a saúde ocular.

Colágeno

O colágeno fortalece os fios de cabelo, sendo que existe no mercado vários suplementos à base de colágeno e elastina que podem ser úteis no tratamento da calvície e problemas de pele.

Zinco

O zinco é um mineral essencial conhecido para a função reprodutiva masculina, incluindo os hormônios masculinos e saúde do esperma. Vários estudos mostram que suplementos de zinco pode aumentar a contagem de espermatozoides, motilidade espermática, qualidade do esperma e fertilidade masculina, embora não seja regra para todos os homens. O zinco também é um antioxidante e ajuda a proteger as células, incluindo células musculares e vasos sanguíneos e beneficia o sistema imunológico.

Clique aqui para comprar Zinco Quelato 450mg
Controla o diabetes, melhora o metabolismo e combate a depressão.

Referências:
7 of the Best Herbs for Men’s Health. Dr. Edward Group DC, NP, DACBN, DCBCN, DABFM. Global Healing Center.
Natural remedies for men’s sexual health, male hormones, male energy, healthy sperm and men’s fertility. Helen Swan.
Mental Health Statistics: Men & Women. Mental Health Foundation.
10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Adrenal. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Asian Ginseng. NHI – National Center of Complementary and Integrative Health
Pais P. Potency of a novel saw palmetto ethanol extract, SPET-085, for inhibition of 5alpha-reductase II. Adv Ther. 2010 Aug;27(8):555-63. doi: 10.1007/s12325-010-0041-6. Epub 2010 Jul 10.
Neuwirt H1, Arias MC, Puhr M. Oligomeric proanthocyanidin complexes (OPC) exert anti-proliferative and pro¬apoptotic effects on prostate cancer cells. Prostate. 2008 Nov 1;68(15):1647¬ 54. doi: 10.1002/pros.20829.
Hejazi J, Rastmanesh R, Taleban FA, Molana SH, Ehtejab G. A Pilot Clinical Trial of Radioprotective Effects of Curcumin Supplementation in Patients with Prostate Cancer. J Cancer Sci Ther 5: 320¬324. doi: 10.4172/1948-5956.1000222.
Ledda A, Belcaro G, Cesarone MR. Investigation of a complex plant extract for mild to moderate erectile dysfunction in a randomized, double-¬blind, placebo-¬controlled, parallel-¬arm study. BJU Int. 2010 Oct;106(7):1030¬3. doi: 10.1111/j.1464-410X.2010.09213.x.
3Better Or Worse: A Longitudinal Study Of The Mental Health Of Adults In Great Britain, National Statistics, 2003.
National Institute For Clinical Excellence, 2003.
8 Surprising Supplements That Are Critical for Men’s Health. Lissa Butler. Live in the Now.



  • Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Conheça ervas e substâncias naturais que contribuem para a saúde do homem, incluindo seu bem-estar físico e mental, hormonal e outros fatores fisiológicos.

    Revisado e atualizado em 16.12.2016.