Extrato de sucupira: efeitos e benefícios

A sucupira-branca (Pterodon pubescens Benth) é uma árvore nativa do Brasil, distribuída pela região central (principalmente nos estados de São Paulo, Goías e Minas Gerais). As sementes de sucupira são usadas na medicina popular em forma de chá e em infusões de vinho para tratar doenças reumáticas e inflamatórias, como a artrite e o reumatismo, beneficiando a saúde das articulações.

Benefícios do extrato de sucupira

A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica onde o sistema imunológico também ataca os tecidos do próprio corpo, especificamente a membrana sinovial, uma fina película que reveste as articulações. Um estudo experimental com o extrato de sucupira (Pteridon pubescens) demonstrou que os efeitos decorrentes do uso da sucupira-branca podem significar o isolamento de novos compostos para o tratamento da artrite reumatoide e outras doenças inflamatórias crônicas e autoimunes. Estudos toxicológicos com o extrato etanólico (óleo) das sementes de sucupira não demonstraram mutagenicidade ou toxicidade.

Apesar da eficácia dos medicamentos imunossupressores, ainda é importante a pesquisa de novas alternativas e estratégias anti-reumáticas, com o objetivo de evitar os efeitos colaterais do tratamento tradicional, que em algumas pessoas, leva a interrupção do tratamento. O efeito anti-artrítico do extrato hidroalcoólico das sementes de sucupira-branca foi demonstrado experimentalmente utilizando a artrite induzida por colágeno (CIA). Sub-efeitos tóxicos agudos não foram observados em análises em ratos. Outras análises demonstraram efeitos anti-inflamatórios e antinociceptivos (capacidade de perceber a dor) do extrato etanólico das sementes.¹

A ação anti-inflamatória e antioxidante da sucupira

Outro estudo, também realizado com cobaias, concluiu que o extrato de sucupira bruto foi efetivo contra o estresse oxidativo e nitrosativo induzido pelo exercício físico agudo. O extrato de sucupira aboliu a maioria dos processos oxidativos, proporcionando assim um a ação antioxidante e anti-inflamatória contra o exercício agudo.

Apesar do papel bem documentado de proteção de substâncias vegetais antioxidantes e sua capacidade de proteger contra os efeitos nocivos da oxidação, a maioria dos estudos tem analisado o efeito antioxidante de apenas uma classe de compostos ou de um composto isolado, principalmente in vitro. Este estudo demonstrou que o extrato de sucupira possui ação anti-inflamatória e antioxidante após a realização de exercícios, o que pode confirmar os efeitos do extrato de sucupira para o tratamento de artrite, reumatismo, osteoartrite e inibição da dor.²

Referências:
¹ Sabino, 2008. Suppression of T and B Cell responses by Pterodon pubescens seeds ethanolic extract. Pak. J. Biol. Sci. Ref.
² Protective action of a hexane crude extract of Pterodon emarginatus fruits against oxidative and nitrosative stress induced by acute exercise in rats.

Comentários

24 Comentários

  1. Thaís Popielysrko

    Comprei o óleo da semente de sucupira para tomar 4 gotas 1x ao dia.

    Pelos meus últimos exames tenho pre-disposição a algumas doenças reumatológicas….

    Estou muito animada e esperançosa com o tratamento, visto que comecei a 3 dias exatamente.

  2. Eunice Alves de Barros

    Estava no Brasil e hovir falar das cápsulas dai fui à farmácia lá o vendedor informou que ele tinha o extrato eu disse me dá um! Chegando das feiras sem tempo para ler mais eu tinha tanta dor nas costas, nos pés dai resolver ler na internet no mesmo dia comercei a tomar estou bem melhor das dores e felizmente.

  3. Eliane Maria

    o meu bom dia amigas comecei a usar o extrato de sucupira tomo 20 gotas em menos de meio copo de agua sinto dores na sola dos pes e levantava pela manha mancando muito estou tomando a 3 dias e nao estou sentindo mais as dores espero ter ajudado.

  4. ELIZABETH

    Quantas vezes ao dia devo tomar a tintura de sucupira à 20℅ da erva mel , não colocaram a medida no vidro de 30 ml

    Aguardo com carinho!
    Elizabeth

  5. gostaria e saber se posso tomar o extrato de sucupira e quantas vezes ao dia?
    tenho pressão alta e diabetes . Me ajudem por favor. não sei se é repetido , pois agora que enviei meu e-mail, e não recebi nenhuma resposta fico no aguardo grata

    • Maria da Penha Silva Miranda

      Tomar 2 colheres de sopa em meio copo de água por dia do extrato tenham um bom dia a todos 04/05/2017/ 7:31

  6. gostaria e saber se posso tomar o extrato de sucupira e quantas vezes ao dia?
    tenho pressão alta e diabetes . Me ajudem por favor

  7. Claudinei soares

    Para bursite e tendinite nos ombros o que eu posso fazer para melhora

  8. tomo 30 gotas 3 X ao dia. ..só que fico arrotando muito e bom para o estômago tambem

  9. claudette dasilva

    Oi,meus amores,meu colesterol e auto sem eu comer ou beber alguma coisa para isso…Segundo os medicos e meu organismo o culpado,nao bebo,n fumo,detesto cordura,ou comida pezada!!!O q eu queria saber e se posso fazer uso da sucupira no biotonico fontora,pois estou com artroze e artrite,com muitas dores… Por gentileza me respondao.
    Ds de ja agradeso a toda a equipe,fique com
    DEUS.

  10. estou me preparando para começa a fazer o tratamento com a sucupira só estou meio receosa com com o sabor,me diseram que é muito amargo aiii sera que posso adoçar,ou por um pouco de mel para amenizar o amargo do cha ou do que curtiu no vinho.

  11. FAUSTINO

    OBSERVEI QUE HÁ VARAIAS PERGUNTAS, POREM NENHUMA RESPOSTA:
    Estou ja em tratamento a dois meses com problema nas articulaçoes do JOELHO é entao nenhuma melhora, não posso acrocar pois ao LEVANTAR, parece que estou sendo esquartejado tamanho as dores, pergunto a SUCUPIRA, podera meauxiliar com mais eficácia a tratameto!

    aguardo orientaçoes
    mui grato
    Cuiaba mt : 31-05-2012

    Réplica – Faustino, o senhor deve observar também que o site recebe dezenas de comentários diários, sendo impossível responder a todos de forma individual. Também deve observar que as informações contidas no site são de caráter informativo e devem ser usadas de forma complementar, ou seja, são uma referência para o leitor que procura um tratamento alternativo, e o mesmo deve procurar auxílio de um profissional de saúde responsável, para que seu tratamento seja prescrito da forma correta e individual, de acordo com as condições de saúde de cada paciente. Seria uma atitude antiética e acima de tudo irresponsável de nossa parte prescrever qualquer tratamento ou dosagem específica para um paciente do qual não saibamos as reais condições de saúde. Existem regras para postagem de comentários que devem ser lidas antes da postagem dos mesmos. Espero que compreenda nossa posição. Atenciosamente, Equipe Plantas Medicinais e Fitoterapia.

  12. jacira bastos

    Me dei super bem com as sementes em chá.Furo ou quebro 3 sementes p/1 litro de agua,faço o chá e bebo.Mas fquei cansada de quebrar e resolví comprar em pílulas ,parece q não dá o mesmo resultado.Tenho artrose.A reumatologista diz q estou com vitamina D baixa e tenho q beber remédio c/a vitamina e pegar sol até 8 hs.Vou fazer exame e ver se consegui alcançar o limite.Uma pergunta: a sucupira repõe um líquido lubrificante q perdemos entre os ossos?

  13. SIDNEY LOPES

    BOA NOITE !

    SOU HIPERTENSO POSSO TOMAR O CHA DE SUCUPIRA SEM PROBLEMAS ?

    ATT

    SIDNEY

  14. Quantas gotas do extrato da semente de sucupira devo tomar para artrose e quantas vezes ao dia?

  15. S. Guimarães

    Prezados, minha mãe realizou uma verdadeira via-crucis para chegar na verdadeira semente. O que é vendido em lojinhas de produtos naturais é balela: como são considerados “complemento alimentar” não passam pela aprovação da Anvisa mas sim do Min. da Agricultura que não dá a mínima para a saúde. O que é vendido nestas lojinhas é enganação. Em lojas de ervas a turma tem vendido uma semente parecida, mas que tb não é a verdadeira. A saída é encontrar alguém que more no Nordeste (pois a Sucupira é uma planta do cerrado) e comprar a semente. O preparo tb não pode ser fervendo pois acaba com as propriedades. Deve-se colocar um punhadinho em 500ml de cachaça (de boa qualidade), deixar curtir por uns 3 dias e aí sim, começar a tomar uma colher de sopa, antes de dormir, todos os dias. O gosto é horrível, pode misturar um pouco de Coca-Cola. Entretanto, posso atestar que seguindo esse procedimento a semente FUNCIONA. Beijos e saúde a todos.

  16. Maria Noronha

    Conheci a sucupira através desse site e levei à médica homeopática e ela me receitou em tabletes. Sou cardíaca e tenho artrite há 8 meses mas, após tomar um tablete 3xdia, comecei a sentir dores fortes com opressão no tórax e tive que parar depois de fazer vários testes diminuindo sua ingestão. Nesse período, as dores da artrite passaram todas, inclusive a inflamação e o estado geral. Pergunto como devo tomar essa erva sem ter as dores no tórax, na altura do coração?

  17. miriam luiza soares frota

    Sou apaixoda e adépta de tratamento com ervas. Meu marido é muito rebelde, sofre de diabetes, triglicerídos altos e colesterol e detesta os remédios, diz que trazem mal estar a ele.
    Consegui convence-lo a tomar cha. Eu posso fazer um cha, misturando gymnema, pata de vaca, boldo e extrato de sucupira ? atacaria todos os males dele. mas ele só vai tomar se for tudo junto eu já sei.

  18. ernando

    Quem tem pressão alta e o “coração inflamado” pode tomar o chá de sucupira?
    Grato

  19. Elisabeth

    Excelente site. Elucidadora as informações sobre semente de sucupira.
    Estou tentando imprimir o texto, para minha mãe, mas, não estou conseguindo. Ele não permite cópia, nem impressão. É a política do site, ou, está com algum problema?
    Agradeço a atenção!

    Réplica: Basta apertar as teclas CTRL+P e imprimir o texto para uso próprio. O site conta com uma pequena proteção contra cópia, devido aos inúmeros plágios que vem sofrendo. Att.

  20. flavia bruno fonseca oliveira

    Adorei as informações sobre a semente, nos esclareceu e nos deu tranquilidade, pois fazemos o uso e realmente ela transformou a vida de minha mãe para melhor.

    Réplica – O Plantas Medicinais e Fitoterapia fica muito contente por prestar informações de utilidade pública a você e vários outros leitores. Você pode nos ajudar seguindo nossas publicações por email, facebook, twitter e outras redes sociais e divulgando para os seus amigos. Obrigado.

Comentar